TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Aluno de Graduação do Curso de Química Licenciatura

Por:   •  8/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 3

Plano de Aula

  1. Luan Moreira, Aluno de Graduação do Curso de Química Licenciatura.
  1. Escola: Escola Estadual Mario Porto
  2. Endereço: R. Golã, 407 - Jardim Canaã, Uberlândia
  3. Professor: Luan Moreira
  4. Série/Turma: 9° do Fundamental
  5. Turno: Noturno
  6. Data:
  7. Duração: 100 minutos

  1. Tema Central: Geometria Molecular
  1. Objetivos: Compreender diferentes estruturas moleculares, seus tipos, e o papel da teoria de repulsão dos pares de elétrons da camada de valência nesses conceitos, a partir da troca do aluno de sua ideia inicial de geometria para algumas moléculas, construindo uma tabela, em conjunto, com os diferentes tipos e suas características, visualizando-as a partir de modelos representacionais com bexigas (Pedro Hermano Menezes de, A DIFICULDADE DOS ALUNOS NA VISUALIZAÇÃO DE MOLÉCULAS EM TRÊS DIMENSÕES NO ENSINO DE GEOMETRIA MOLECULAR, Conexões - Ciência e Tecnologia, v. 14, n. 3, p. 45, 2020.), e discutindo o papel da teoria de repulsão dos pares de elétrons da camada de valência. Além disso, formar grupos para jogar um jogo de cartas (SHIRANI KAORI HARAGUCHI, 2020, v. 2, p. 347) como recurso didático-metodológico para consolidar as teorias.
  1. Conteúdos: - Teoria de Repulsão dos Pares Eletrônicos na Camada de Valência

- Geometria Molecular

- Ligação Química

- Atomística

  1. Atividades de aprendizagem:
  1. Atividade inicial (motivação): Iniciarei a aula colocando na lousa os compostos, respectivamente, CS2, BCl3, CH4, PH3, H2S, PCl5, SF4, ClF3, XeF2, SF6, BrF5, e pedirei para que, individualmente, desenhassem a lápis cada um deles numa tabela, da forma como eles acham que são de verdade, e da forma que os cientistas representam aqueles exemplos. Em seguida, a partir dos resultados deles, pedirei para que, na ordem que os compostos foram apresentados, um colega peça para o outro analisar um desenho de cada e, intermediando a discussão, mostrar as estruturas corretas da perspectiva acadêmico-científica, como pares de elétrons e as ligações químicas afetam a geometria de moléculas, reconstruindo a tabela da parte como os cientistas representam.

[pic 1]

Tabela de referência

  1. Atividade de desenvolvimento: Para reforçar os conceitos apresentados, dividiria a sala em grupos com os baralhos impressos (SHIRANI KAORI HARAGUCHI, 2020, v. 2, p. 347) e, na lousa, desenharia o quadro 1 anexo do trabalho. Em seguida, explicaria as regras pelo quadro e, juntos dos alunos, jogaria o jogo. Durante o jogo, rotacionaria os grupos, dividindo o espaço de cada aluno por grupo para intermediar e verificar se estão seguindo as regras do jogo, e teorias. No fim da partida de cada grupo, verificar o monte com eles, e continuar. Faria isso 2 vezes por grupo, ou/e até cada grupo vencer o jogo.

[pic 2]

Quadro 1 do trabalho

[pic 3]

Figura 1 do trabalho

  1. Atividade de avaliação: Após a discussão com os alunos, dividi-los-ia em 4 grupos e distribuiria um número igual ao dobro necessário de bexigas para que construir cada uma das geometrias por grupo, e, após a confecção, verificaríamos se eram semelhantes aos da tabela realizada no início da aula.

  1. Recursos didáticos:
  • Quadro
  • Giz
  • Bexigas
  • Baralhos impressos
  • Bexigas
  1. Referências Bibliográficas:

Tabela – Exemplos de Geometria Molecular | Química Geral – DQ UFMG. Ufmg.br. Disponível em: <http://zeus.qui.ufmg.br/~qgeral/?attachment_id=546>. Acesso em: 14 Feb. 2022.

SHIRANI KAORI HARAGUCHI, Ana Karolina da Silva Ripardo. Uno da geometria molecular: um jogo didático para ensinar geometria dos pares de elétrons e geometria das moléculas. Uno da geometria molecular: um jogo didático para ensinar geometria dos pares de elétrons e geometria das moléculas, SCIENTIA NATURALIS, ano 2020, v. 2, ed. 1, p. 347-356, 7 maio 2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (267.4 Kb)   docx (272.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com