TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL

Por:   •  11/8/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.609 Palavras (7 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL – CET 1345

ESTEQUIOMETRIA

Relatório de aula prática da disciplina CET 1345 – Química Geral Experimental, entregue à profª Luiza Renata Felix pelos discentes José Santos Batista De Souza e Júlia Lyrio de Oliveira Damasceno.

ILHÉUS 19/07/2022

  1. INTRODUÇÃO        3
  1. OBJETIVOS        3
  1. MATERIAIS        3
  2. MÉTODOS        4
  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES        6
  2. CONCLUSÕES        8
  3. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA        8
  1. INTRODUÇÃO

Estequiometria é a forma de calcular a quantidade de regantes e/ou produtos envolvidos em uma reação química. Podem ser dadas por massa, mol e volume.

O conceito de reações de oxirredução pode ser estendido para um vasto número de outras reações, muitas das quais não envolvem o oxigênio. Em vez de considerar se o oxigênio é ganhado ou perdido. Todas as reações de oxidação e redução podem ser verificadas ao considerarmos que nelas ocorre uma transferência de elétrons entre as substâncias. Quando uma substância aceita elétrons, diz-se que ela é reduzida porque há uma redução no valor numérico da carga em um átomo da substância. Na equação iônica líquida para a reação entre sal de prata e cobre metálico, íons Ag+ carregados positivamente recebem elétrons do cobre metálico e são reduzidos a átomos de prata. (KOTZ, 2015)

Portanto, a reação de oxirredução ocorre transferência de elétrons, uma espécie química recebe elétrons, oxidando-se e a outra doa elétrons, reduzindo-se. Um exemplo da oxirredução é a ferrugem, onde, por exemplo, o ferro está em contato com o oxigênio (O2). Sendo que o ferro está se oxidando (perdendo elétrons) e o oxigênio reduzindo (ganhando elétrons).

  1. OBJETIVOS

Verificar o coeficiente estequiométrico de uma reação entre prata e cobre.

  1. MATERIAIS E MÉTODOS

  1. MATERIAIS

  • 2 Béqueres (100 mL);
  • Balão volumétrico;
  • Pisseta;
  • Funil de vidro;
  • Argola metálica;
  • Papel de filtro;
  • Vidro de relógio;
  • Suporte universal;
  • Fio de cobre;
  • Solução de nitrato de prata 0,1 mol/L;
  • Etanol 95%.
  1. MÉTODOS

Inicialmente, foi necessário preparar uma solução de nitrato de prata a 0,1 mol/L, para isso foi necessário calcular a partir de regra de três simples o valor da massa para efetuar a preparação da solução. O valor do nitrato de prata deu-se 8,49 g/mol.

Em seguida foi necessário pesar a quantidade de nitrato encontrado a partir do cálculo citado anteriormente e a ele foi adicionado 500 mL de água destilada.

Posteriormente, pesou-se o fio de cobre (figura 1) e o papel de filtro (figura 2).

[pic 2][pic 3]

Figura 1: Peso dos fios de cobre.        Figura 2: Peso do filtro de papel.

Fonte: Os autores.        Fonte: Os autores.

Depois da solução feita, medimos um volume de 60mL da mesma solução em um béquer de 100mL. Colocou-se o fio de cobre (figura 3) para análise.

[pic 4]

Figura 3: Solução de AgNO3 com o fio de cobre Fonte: Os autores

O fio de cobre permaneceu na solução de nitrato de prata por 15 minutos, e por vezes, mexia-se o fio.

Retirando o fio de cobre da solução, filtrou-se a solução, e tanto o papel de filtro quando o fio de cobre foram levados à estufa (figura 4), pré aquecida a 70° graus e permaneceram por 10 minutos a uma temperatura de 87,7° graus.

[pic 5]

Figura 4: Estufa a 87,7 graus Fonte: Os autores

Retirados da estufa, o papel filtro e o fio de cobre foram pesados (figura 5 e

6).

[pic 6]        [pic 7]

Figura 5: Peso do papel de filtro        Figura 6: Peso do cobre Fonte: Os autores.                Fonte: Os autores.

  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES

Foi observado que quando adicionou-se cobre na solução de nitrato de prata foi formado um precipitado de prata sob o fio. A partir da ideia de que o cobre tem potencial de oxirredução menor que a prata neste processo ele sofre oxidação e a reação aconteceu porque o cobre+2 é retirado do fio de cobre e este se torna nitrato de cobre (por isso a coloração azul), enquanto a prata+ se deposita no fio, o nome desta reação é dada por oxirredução. Segundo PALMA E TIERA (2003), estas reações ocorrem pela transferência de elétrons e constitui uma classe muito importante de reações químicas.

Portanto, a partir do conceito citado acima, o tipo de reação apresentada no atual experimento foi de deslocamento, tendo em vista que o íon Cu2+ acompanhou o átomo de Ag no momento da oxidação.

‘’Em nosso exemplo, o cobre metálico perde elétrons ao passar para Cu, de modo que o metal é oxidado. Para que isso aconteça, algo deve estar disponível para aceitar os elétrons do cobre. Nesse caso, Ag é o receptor de elétrons; a carga é reduzida para zero na prata, assim dizemos que o íon metálico foi reduzido. Além disso, já que Ag+ é o ‘’agente’’ (que faz com que o Cu seja oxidado, dizemos que Ag+ é o agente oxidante.’’ (KOTZ, 2015)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com