TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LIXÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Por:   •  2/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.657 Palavras (15 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

C. N. S. D. – COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS DORES

TCF – TRABALHO DE CONCLUSÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL

FELIPE DANIEL AMARAL TAUK SANTOS

GABRIEL VINÍCIUS DE OLIVEIRA BRAYNER

JOÃO MARCELO...

LEONARDO LUIZ ROCHA DE LIMA

LUIZ FERNANDO NEVES BARBOSA

O LIXÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS

BEZERROS – PE

2017

FELIPE DANIEL AMARAL TAUK SANTOS

GABRIEL VINÍCIUS DE OLIVEIRA BRAYNER

JOÃO MARCELO...

LEONARDO LUIZ ROCHA DE LIMA

LUIZ FERNANDO NEVES BARBOSA

O LIXÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS

(CABEÇALHO)

JOSÉ SIVALDO BATISTA DA SILVA

BEZERROS – PE

2017

A nosso professor co-orientador Paulo Gustavo, o qual foi de fundamental importância para o encaminhamento e conclusão deste Trabalho de Conclusão do Ensino Fundamental, usando com extrema parcimônia e cautela, seu conteúdo.

Dedicamos este trabalho ao professor e orientador do nosso grupo de pesquisa, José Sivaldo, que nos acompanhou nas pesquisas de campo e que somou seus conhecimentos ao holístico desse produto.

Dedicamos também à coordenadora da área de Ciências Exatas do C. N. S. D, Lúcia Laurentino, que por diversas vezes, foi o nosso algoritmo, implicando sempre sua sagacidade e seu dote de conhecimento.

Dedicamos à nossa família, que em primeira instância, acreditou no nosso potencial e nos creditou a possibilidade de realizar este trabalho no período entre semestres.

AGRADECIMENTOS

Aos integrantes deste grupo, que se esforçaram incessantemente, para a realização deste trabalho.

A Prefeitura Municipal de Sairé, que colaborou com a concessão dos espaços necessários para a realização de pesquisas de campo.

A Prefeitura Municipal dos Bezerros e aos funcionários da mesma, que contribuíram com informações e depoimentos referentes à situação vivida no lixão deste município.

Aos orientadores, co-orientadores, professores e integrantes do corpo docente desta instituição de ensino, que nos fez entender e executar os prolegômenos deste trabalho.

(Resumo)

 

(Abstract)

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

 O tema indicado, escolhido e aprovado para a realização deste trabalho foi “O lixão e suas consequências” e dentre os objetivos deste trabalho, está a reflexão e conscientização de todas as pessoas que têm em mente que existem muitas soluções para a substituição dos lixões e que estas são de total seguridade e não trazem os tamanhos prejuízos que o lixão traz, este trabalho provará o contrário. As soluções são difíceis de serem implantadas, pois requerem um alto investimento e não mudam, na maioria das vezes, a situação ambiental do local em que são implantadas.

Este trabalho vai estabelecer um parâmetro comparar as consequências trazidas pela utilização do lixão e pelas trazidas pela utilização de outros meios de descarte do lixo, e vamos perceber que a solução mais eficaz é aquele que todos podem fazer.

Em 2010, foi sancionada uma lei que previa a extinção dos lixões, dando um prazo até o final de 2014 para os municípios implantarem em seus lugares aterros sanitários. Este material vai explicar o porquê os municípios e seus governantes não seguiram a lei, e qual foi a postura do Senado Federal perante essa dissensão dos prefeitos.

É válido ressaltar que não são apenas ambientais os detrimentos da não substituição dos lixões. Doenças, fatores emocionais, trabalho infantil e outros exórdios inaceitáveis num contexto municipal, estadual, nacional e mundial, já que, não é só nesta plaga que existem lixões, embora haja um ufanismo dos brasileiros quanto a isto.

Estabelecemos como uma das metas deste feito, mostrar as alternativas mais rentáveis, visando mostrar a verdadeira realidade vivida pelos moradores, trabalhadores, crianças, e frequentantes dos lixões. Vamos abordar também as principais doenças que atingem estes citados anteriormente.

Aqui, na introdução, iremos mostrar que é preciso uma supervisão dos lixões por parte dos políticos dos municípios, por parte da vigilância sanitária das localidades. Iremos introduzir o rumo que levou a nossa pesquisa, e os objetivos nela depositados.

 Tentaremos colocar ao dispor do locutário desta mensagem em seu desenvolvimento, que existem vários tipos de lixo, e que cada um desses tipos necessita um descarte adequado, tanto por parte do consumidor, quanto por parte do serviço público. Levaremos em consideração, os municípios brasileiro que já se desfizeram dos lixões, aqueles que apresentaram novas soluções, e como funcionam os meios atualmente utilizados para descarte do lixo.

Ao cabo e ao fim, temos plena convicção que fizemos o melhor que pudemos e  usamos todos os nossos conhecimentos. Na conclusão deste trabalho iremos apresentar as considerações finais, mostrando o que o trabalho nos proporcionou, as lições aprendidas no mesmo, e ficará explicito o resultado do nosso projeto.

As pesquisas que serviram como base para o trabalho foram feitas em livros, sites, e as visitas ocorridas nas prefeituras dos municípios de Bezerros e Sairé, além de uma rápida passagem no lixão de Bezerros, colhendo rápidos depoimentos dos figurantes deste local.

Apresentaremos a seguir, o produto final, colhido por nós, integrantes do grupo, com o objetivo de mostrar a realidade dos lixões, e, principalmente, alertar aos orgãos públicos e cidadãos, que se não for feito algo para que haja a extinção desses ambientes, os habitantes dos lixões e o meio ambiente estarão correndo um sério risco.

2 OS LIXÕES E SUAS CARACTERÍSTICAS

Neste capítulo, mostrar-se-á o principal corolário da nossa pesquisa sobre o tema estabelecido, a fim de levar o leitor e o aluno do 9º ano desta instituição a entender melhor a situação em que os lixões são mantidos nos municípios brasileiros, e até quando nós vamos ter que lidar com esse vitupério da realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)   pdf (351.4 Kb)   docx (119.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com