TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Programa de Estágio

Por:   •  14/8/2021  •  Relatório de pesquisa  •  2.685 Palavras (11 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 11

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO

Durante a disciplina de Estágio Supervisionado III, devido à pandemia do Covid-19 não pudemos realizamos visitas nas escolas, em contrapartida pudemos evidenciar uma flexibilização na forma de ensino, adotando meios digitais para o compartilhamento da informação e conhecimento. Foram disponibilizados conteúdos digitais a partir de canais de TV, canais no Youtube, entre outros.  A seguir, relato minhas observações durante as aulas assistidas. Observei 5 aulas ministradas através do Canal do Youtube CMSP, aulas estas do Ensino Médio.

A primeira aula observada foi de Conservação de Massa disponibilizada pelo link: https://bit.ly/3eCdL5I, aula assistida no dia 07/04/2021, conteúdo aplica à primeira série do ensino médio. A aula foi ministrada pelo professor Fabio de Paiva e professora Regiane com auxílio da moderadora Jorgea Débora.

O professor inicia informando as habilidades que serão abordadas durante a aula que são: Analisar e representar, com ou sem o uso de dispositivos e de aplicativos digitais específicos, as transformações e conservações em sistemas que envolvam quantidades de matéria, de energia e de movimento, buscando realizar previsões sobre seus comportamentos em situações cotidianas e em processos produtivos que priorizem o desenvolvimento sustentável, o uso consciente dos recursos naturais e preservação da vida em todas as suas formas. O professor resgata alguns conteúdos passados nas últimas aulas, citando Dalton e seus experimentos. O professor agradece e apresenta a professora Jorgea. O professor apresenta o objetivo da aula onde: Por meio de experimentos simples, instigar os estudantes a observarem, nas transformações químicas, a relação entre massas (reagentes e produtos). Além disso, pretende-se também apresentar as representações dos elementos segundo Dalton (símbolos e massas atômicas) e o conceito de combustão. O professor informa que a aula foi ministrada em Bragança juntamente com a professora Regiane na escola Dom Bruno. A professora preparou experimentos sobre Lei da conservação das massas de Lavosier. Iniciando pelo experimento combustão. Precisa de fonte de calor, combustível e oxigênio. Usam o exemplo da queima da vela e quando em ausência de oxigênio extingui a chama. A professora pede evidências que aparecem na palha de aço e na folha de papel e dá alguns minutinhos para os alunos responderem.

Para esse experimento os alunos precisarão de papel, balança e prato. Primeiramente tara a balança com o prato e verifica a massa da folha de papel. Em seguida ele amassa a folha e queima. E analisa as evidências que são: calor, energia, cinzas, fumaça e extingue a chama. A massa final não é perceptível pela balança antes era de 5g agora é de 0g. Na segunda parte do experimento a professora utiliza prato, balança e palha de aço. Tara a balança com o prato e coloca a palha de aço espalhada, anota-se a massa da palha de aço que é de 9g e realiza a queima, as evidências da reação foram: luz, alteração de cor, porém a massa aumentou para 11g.

No experimento 1 a professora explica o porque das diferenças de massas e porque a balança ficou zerada no final da queima do papel, explicando portanto as transformações químicas.

No experimento 2 a palha de aço que é produzida pelo Óxido de ferro age diferentemente do experimento 1, neste experimento o ferro capta o oxigênio aumentando assim sua massa. Ferro reage com o comburente oxigênio formando o óxido de ferro. Professora lança o desafio de descrever as reações químicas dos 2 experimentos. A professora explica a reação química e o balanceamento químico nas duas reações químicas. A aula finaliza e o professor Fabio agradece a aula da professora Jeane. O professor marca a próxima aula que será de tabela periódica.

A segunda aula observada foi de Representações da Tabela periódica, disponibilizada no link https://bityli.com/B6RGq, aula assistida no dia 14/04/21. O professor Fabio de Paiva apresenta a aula, e a professora Jorgea Débora que irá ministrar a aula de representações da tabela periódica. Nesta aula serão abordadas as seguintes habilidade: Analisar e representar, com ou sem o uso de dispositivos e de aplicativos digitais específicos, as transformações e conservações em sistemas que envolvam quantidades de matéria, de energia e de movimento, para realizar previsões sobre seus comportamentos em situações cotidianas e em processos produtivos que priorizem o desenvolvimento sustentável, o uso consciente dos recursos naturais e a preservação da vida em todas suas formas. O objeto de conhecimento será a constituição da matéria, elementos químicos, símbolos, massa atômica e número atômico. Iremos conhecer a tabela periódica. A professora pergunta: Você já viu uma tabela periódica? Para que podemos utilizá-la? Neste momento a professora deixa os alunos pensarem por 2 minutos e pede que respondam no chat. O professor comenta que houve muitas respostas para as questões. Neste momento a professora explica a tabela periódica e fala que ela é colorida porque esta dividida de acordo com as características dela. A professora pergunta qual a diferença de átomo e elemento? A tabela representa o átomo ou elemento? O que é um átomo? O átomo é constituído por prótons, nêutrons e elétrons. Os prótons e os nêutrons estão no núcleo atômico e os elétrons orbitam esse núcleo na chamada eletrosfera ou nuvem eletrônica (camada de valência) A tabela apresenta o elemento e não os átomos.

O professor apresenta o elemento Hidrogênio. A simbologia tem duas características ou está em grego ou latim. Quando o elemento tem a mesma inicial utilizamos a segunda letra. O próximo item é o número atômico que é o número de prótons que o elemento tem e fica na parte superior do lado esquerdo. Massa atômica vem sempre abaixo da simbologia. Distribuição eletrônica fica na parte superior direita. A professora usa o professor Fabio para fazer os questionamentos da aula, com isso ela vai tirando as dúvidas dos alunos também. A tabela periódica está organizada de forma crescente de número atômico. Esta tabela apresentada está no formato de 2021, é a mais atualizada. Até o número 92 são números naturais a partir deste são elementos artificiais.

A professora diz que irão trabalhar com o simulador. Neste momento a professora explica o simulador.  Achei muito interessante este simulador para aplicar em sala de aula. Os professores no chat lembram que precisam de nêutrons para equilibrar os prótons. O simulador fica no site universidade do colorado. Este simulador também possui um jogo para que seja aplicado com os alunos.

A professora apresenta uma atividade de aprofundamento que está proposta no caderno do aluno e pede para que os alunos façam a atividade em casa e em caso de dúvidas falem com os seus professores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (94 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com