TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O XAROPE DE BOLDO DA TERRA

Por:   •  1/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 3

Larissa Souza de Brito

Q - 1

XAROPE DE BOLDO DA TERRA

        

SANTA BÁRBARA D’OESTE

2017


XAROPE DE BOLDO DA TERRA

[pic 2]

Resumo do conteúdo

    O xarope  é  feito com a folha do boldo-da-terra e a maça; a maça foi utilizada como conservante, pois é anti oxidante, contem aminoácidos, ajuda na digestão  e ela que deu o sabor ao xarope. O produto é excelente em ajudar no funcionamento do fígado, sendo útil depois de um dia de exageros, excesso de álcool ou consumo de muitos alimentos gordurosos porque ele contém uma substância chamada lactona que auxilia na digestão das gorduras ingeridas.

    Ele também ajuda a desinchar a barriga e ainda combate os gases porque é um ótimo digestivo, auxilia na diminuição de gastrite e de azia e ulcera  

    Apesar de todos estes benefícios, o xarope  deve ser evitado por gestantes, pois tem efeitos abortivos. Paciente com vesícula biliar obstruída ou doenças do fígado devem consumir o boldo sob orientação e supervisão médica.

Objetivo do trabalho

    O objetivo inicial era extrair a alcaloide boldina da folha do boldo e criar um xarope com esse principio ativo, pois esta folha tem baixo custo, é benéfica e satisfatória a todos. Eles pensaram em alguma coisa para que este xarope pudesse durar um longo prazo sem se preocupar ; então fizeram teste com o  limão e a  canela mas não foi tão satisfatório em comparação com a maça, que deixou o sabor mais agradável ao paladar. Com este principal reagente o produto pode durar 30 dias e o objetivo inicial foi atingido.

Metodologia utilizada

    O sistema de refluxo é uma técnica muito utilizada em laboratórios para analises químicas, esse sistema constitui-se  em submeter um material á extração com um solvente em ebulição em uma sistema que consiste em um tubo condensador, um balão de fundo redondo, uma manta de aquecimento e mangueiras para o resfriamento do sistema. O tubo interno do condensador é resfriado constantemente com água corrente, o vapor do solvente entra em contato com a parede do tubo interno refrigerado do condensador, se condensa e volta novamente para a solução, recuperando novamente o ativo é recolhido pelo balão de fundo redondo.

Desenvolvimento

Para extrair o principal ativo alcaloide boldina, eles utilizaram 75g de boldo combinado com 100g de maça e 200 ml de água mineral, ferveram por aproximadamente 1 hora em uma temperatura máxima de 120°C . Após a filtragem dos dois colocaram para descansar para que ficasse  em uma temperatura ambiente.Depois juntaram 75g de sacarose e 100 ml de água mineral em um béquer para fazer parte do xarope, essa mistura ferveu por aproximadamente 15 minutos.A finalização foi a junção dos dois, dando o xarope.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (240 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com