TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO DA PRODUÇÃO DO ETANOL

Por:   •  17/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.248 Palavras (9 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ

INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS E ENGENHARIAS

FACULDADE DE ENGENHARIA DE MINAS E MEIO AMBIENTE

CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA

WESLEY THYAGO ALVES DA COSTA

PROCESSO DA PRODUÇÃO DO ETANOL

MARABÁ-PA

2017

 WESLEY THYAGO ALVES DA COSTA

PROCESSO DA PRODUÇÃO DO ETANOL

Trabalho proferido ao Prof°. Dr°, Vinício Vescovi, no dia 19/09, apresentado ao Instituto de Geociências e Engenharias, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, como parte da avaliação da Disciplina Metodologia Científica e Tecnológica, do Curso de Engenharia Química.

MARABÁ-PA

2017

         “Os biocombustíveis estão no centro de nossas nações e vamos fazer um trabalho de convencimento e importância de o mundo adotar uma matriz energética mais limpa”

(Luiz Alberto Figueiredo)

Lista de figuras

Figura 1 - Fluxograma da produção do etanol        13

Figura 2 - Brasil é um dos maiores produtores de etanol.        14


SUMÁRIO

Resumo        08

Abstract        09

1.        Introdução        10

2.        Objetivo        11

3.        Produção do etanol        12

3.1.        Processo químico do etanol        12

3.2.        Recepção da cana        12

3.3.        Lavagem da cana        12

3.4.        Preparo da cana        13

3.5.        Extração do caldo        13

3.6.        Tratamento do caldo        14

4.        Produção de etanol Eua, Brasil e União Européia.        15

5.        Considerações finais        17

6.        Referências bibliográficas        18



resumo

O Etanol está contido na classe dos álcoois e sua produção no Brasil é feita a partir da cana-de-açúcar e passa por uma série de procedimentos.

O primeiro procedimento é a Moagem, aonde a cana vai passar por um processador, obtendo o caldo de cana que contém alto teor de sacarose. Em seguida passa para a produção do melaço, onde o produto obtido no primeiro passo é aquecido até obter-se o melaço, solução de 40% (aproximadamente), de sacarose. A partir daí é acrescentado ao melaço enzimas, proveniente do fungo Saccharomyces, fazendo com que a sacarose transforme-se em etanol. Após esse processo, se obtém o mosto fermentado. Por fim, faz-se a Destilação Fracionada do mosto fermentado que vai dar origem ao etanol de 96° GL (Gay-Lussac).

O etanol é usado para a fabricação de bebidas e como combustível. No Brasil, a maior parte da produção de etanol é para a indústria de combustíveis. Essa preferência é pelo fato de o etanol não produzir dióxido de enxofre quando é queimado, ao contrário da gasolina que polui a atmosfera.

Palavras-chave: Etanol, processo, indústria, química.


abstract

This article contains the basic process that the raw material of ethanol in Brazil leads to reach the fuel stations spread around the country, from the arrival of sugarcane to the carrier that will route it to the other regions, serving as a gas additive in accordance with the environment and the Kyoto Protocol.

The 1970s oil crisis led to the incorporation of ethanol into the Brazilian energy matrix, which has made the country one of the largest ethanol producers in the world, and today, aiming to change from oil derivatives to renewable source increasing the brazilian economy and reducing the emission of carbon dioxide, Brazil increasingly invests in the production of ethanol, a biofuel that, in addition to being economically feasible, generates minimal impacts ecologically.

Key words: Ethanol, process, industry, chemistry.


  1. introdução

Neste trabalho está contido o processo básico que a matéria-prima do etanol no Brasil, leva para chegar aos postos de combustíveis espalhados ao redor do país, desde a chegada da cana-de-açúcar até a transportadora que o encaminhará para as demais regiões, servindo como aditivo a gasolina em concordância com o meio ambiente e o Protocolo de Quioto.

A crise do petróleo em 1970 levou a incorporação do etanol (álcool) a matriz energética brasileira o que o fez ao país, ao longo do tempo, um dos maiores produtores de etanol do mundo e hoje, visando mudar de derivados do petróleo, para uma fonte renovável aumentando a economia brasileira e reduzindo a emissão de dióxido de carbono, o Brasil investe cada vez mais na produção do etanol, um biocombustível que, além de ser viável economicamente, gera impactos mínimos ecologicamente.

  1. objetivo

Este trabalho tem como foco compreender a estrutura física e química do processo global da produção do etanol, bem como entender de forma básica suas operações unitárias em escala industrial e porque ele é tão importante para o Brasil fazendo comparações com a produção em outros países.


  1. produção do etanol

  1. Processo Químico do Etanol

Cana De Açúcar         Caldo de Cana           Açúcar[pic 2][pic 3]

Hidrólise da sacarose

C12H22O11 + H2O        C6H12O6 + C6H12O6[pic 4][pic 5]

[pic 6]

Fermentação alcoólica

C6H12O6        2CO2 + 2C2H6O[pic 7][pic 8]

[pic 9]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (288.6 Kb)   docx (228.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com