TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROFESSOR ALQUÍMICO: UM NOVO OLHAR AO ENSINO DE QUÍMICA

Por:   •  20/10/2017  •  Resenha  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha 2 PROFESSOR ALQUÍMICO: UM NOVO OLHAR AO ENSINO DE QUÍMICA

O trabalho docente ao longo dos anos vem se ressignificando, adquirindo novos paradigmas, novas concepções, bem como, a definição de ser professor adquire novas terminologias. o professor alquímico deve acompanhar essas mudanças e os novos paradigmas educacionais, entretanto é importante destacar que tais transformações no contexto atual sofrem influência do pensamento contemporâneo e das ideias científicas da Química Moderna.

Durante o contexto escolar, observa-se que os alunos têm certa resistência a aprendizagem a disciplina de Química, por acharem uma ciência “complicada, difícil de compreender, e na maioria das vezes sem sentido e sem um significado”. E importante enfatizar que a Química está presente na vida das pessoas há muito tempo, e o que deve ser feito no contexto das práticas escolares é evidenciar a relação que esta faz com a sociedade, mostrar aos alunos que essa disciplina não se restringe a um conteúdo descontextualizado, inútil ou apenas um amontoado de fórmulas e símbolos.

O professor alquímico deve conscientizar os alunos que a aprendizagem de Química não é apenas do estudo da matéria, mas também de subsidiar um pensamento crítico e científico desta, das fórmulas químicas que propiciam um pensar reflexivo, bem como os levam a uma emancipação, e principalmente que estes conheçam que são agentes no processo de transformação E  necessária articulação da interdisciplinaridade e da contextualização no trabalho docente põe em evidencia o fato de que a disciplina escolar não é o conhecimento científico, mas sim parte dele que precisa ser ligado aos outros ramos do saber. Nesse contexto, o professor de Química, assim como as outras áreas do saber, deve transcender a fragmentação do conhecimento, através de um processo dinâmico, atual, socializador que orienta o professor olhar uma abordagem por meio de vários ângulos. Por outro lado, deve levar em destaque o contexto dos alunos, como seu aspecto social, pessoal, cotidiano, seu próprio ato de descoberta, observando seus limites e suas possibilidades. A formação do professor alquímico acontece num processo de construção crítica, reflexiva e emancipatória de sua ação pedagógica, na curiosidade científica de estudar e compreender a Química em sua complexidade. Portanto, o paradigma “professor alquímico” leva em consideração um trabalho que contemple a coletividade, a interação mútua entre os pares, a interdisciplinaridade, da  aquisição e mobilização de saberes docentes, como também, tem a propensão de formar educandos críticos, reflexivos, emancipatórios no contexto histórico-social onde vivem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (62.6 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com