TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O preparo do professor em docência do ensino superior

Por:   •  5/12/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.496 Palavras (10 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO:

1 TEMA----------------------------------------------------------------------3

2 DELIMITAÇÃO DA PESQUISA-------------------------------------3

3 PROBLEMA--------------------------------------------------------------3

4 JUSTIFICATIVA---------------------------------------------------------3

5 HIPOTESES---------------------------------------------------------------4

6 OBJETIVO GERAL-----------------------------------------------------4

7 OBJETIVOS ESPSCIFICOS------------------------------------------4

8 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA-------------------------------------5

9 METODOLOGIA--------------------------------------------------------10

10 CRONOGRAMA--------------------------------------------------------11

11 REFERÊNCIAS---------------------------------------------------------11

1 TEMA

O preparo do professor em docência do ensino superior

2 DELIMITAÇÃO DA PESQUISA

O projeto prevê a abordagem sobre a preparação do docente por parte da   Instituição de Ensino Superior (IES). Ainda que referências a tais aspectos possam ser realizadas, não se incluem no projeto questões referentes à oferta de cursos de especialização ou formação continuada com enfoque na docência. O projeto tem como foco a preparação oferecida pela IES aos futuros docentes do ensino superior.

3 PROBLEMA

Há necessidade de um melhor preparo para o docente de Ensino Superior?

Que grau de responsabilidade a Instituição de Ensino Superior tem sobre o docente em sua preparação para o mercado de trabalho?

4 JUSTIFICATIVA

Sabemos que o docente tem o dever de manter-se atualizado com a prática pedagógica, que tenha a iniciativa de progredir em sua competência docente. Entretanto, raros são os autores que citam a instituição de ensino superior como responsável, ou corresponsável, pela oferta da formação adequada do docente.

À medida que a universidade conhece as necessidades da sociedade e as leva em consideração na definição de seu projeto institucional, provavelmente o resultado de sua “função” e “missão” será satisfatório, possibilitando o equilíbrio entre o que a sociedade necessita e o que é relevante para a universidade, ou seja, torna o conhecimento produzido acessível à sociedade, ampliando-lhe o acesso e capacitando os indivíduos para utilizá-lo.

Responsabilizar a IES não significa diminuir a consciência do professor de seu papel enquanto docente. Significa exigir uma postura mais adequada da IES frente à questão do treinamento profissional.

A discussão sobre esse conteúdo poderá contribuir grandemente para o tema da formação do docente. O enfoque abordado nesse projeto não é frequentemente visto em textos sobre esse tema e pode, portanto, conceber importante elemento de reflexão para a comunidade acadêmica.

5 HIPÓTESES

- A IES não cumpre com sua responsabilidade enquanto empresa, ao não oferecer treinamento adequado ao docente no início de sua vida acadêmica;

- A IES exige do docente a competência necessária para o exercício especializado na sua área de atuação, mas não observa o preparo do educador na prática pedagógica;

- A IES não está capacitando adequadamente os profissionais em sua instituição.  

6 OBJETIVO GERAL

Apresentar a necessidade e importância de se obter um maior preparo para os profissionais em docência do ensino superior.

7 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ampliar a compreensão acerca do perfil do professor do ensino superior, e sua trajetória de formação.

Verificar o nível de preparação que as IES proporcionam na formação pedagógica do professor universitário.

Possibilitar a criação de novos conhecimentos e informações que podem subsidiar as decisões e políticas voltadas a formação de professores atuantes no ensino superior, afim de melhorar a qualidade do ensino nesta esfera.

8 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Um bom professor tem um papel fundamental na vida do seu aluno. A decisão sobre como devem ser formados os novos profissionais impacta no projeto educacional de qualquer nação. Com as mudanças constantes nas formas de aprender e ensinar, os cursos de licenciatura devem preparar os futuros professores para dialogarem com a nova realidade da sala de aula, atuando como mediadores e transformadores de aprendizagem. O problema é que com a falta de formação e preparação adequada oferecidas pelas IES, os professores certamente apresentam dificuldades para ensinar seus alunos adequadamente. 

De acordo com Bernadette Gatti, pesquisadora do tema na Fundação Carlos Chagas, todas as profissões têm seus métodos de trabalho, isto é: o engenheiro aprende a fazer os cálculos, o professor deveria aprender a dar aula. Gatti ainda aponta que um curso adequado de licenciatura, é o ideal para os docentes aprenderem as técnicas para melhorarem suas aulas. Mas para ela, os cursos universitários também precisam ser repensados, pois as licenciaturas não estão formando professores profissionais.

As discussões sobre a importância e o significado da formação e do desenvolvimento profissional dos professores que atuam na educação superior nos últimos anos tem se destacado pela diversidade de concepções e enfoques presentes nas pesquisas e na literatura nacional e internacional. Esses estudos destacam sobremaneira a urgência de ressignificar os processos formativos a partir dos conhecimentos pedagógicos, inerentes e necessários à profissão docente. A docência na educação superior é uma atividade complexa, como assegura Cunha (2008)

 [...] Só quando for reconhecida essa complexidade, poderemos avançar em processos de qualificação mais efetivos. Exige saberes específicos que têm um forte componente de construção na prática. Entretanto é uma prática que não se repete, é sempre única. Como tal exige capacidades para enfrentar situações não previstas. (CUNHA, 2008, p.466).

O enunciado da LDB 9394/96 explicita à docência enquanto uma atividade especializada e que requer, consequentemente, uma formação especializada. Entretanto, a referida lei define que a formação inicial do professor universitário, ou aquela que antecede o ingresso do profissional no magistério do ensino superior, deve ocorrer em nível de pós-graduação, preferencialmente em programas de mestrado e doutorado, sendo entendida, nesse contexto, como “preparação” para o exercício docência nesse nível de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (98.6 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com