TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Sustentável de Produção de Carvão Vegetal - IDI

Por:   •  20/2/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 2

CONCEITO

O carvão vegetal é um dos resíduos do processo de carbonização da madeira. A carbonização é o processo de destilação da madeira, onde ela é aquecida entre 450 e 550°C em ambientes fechados com pouco ou nenhum ar.

CARACTERÍSTICA

Composto basicamente de carbono, oxigênio, hidrogênio, nitrogênio e sais minerais, a madeira constitui-se como um componente de biomassa de alto valor energético. Alia-se também sua produtividade, qualidade e massa específica adequada, além do baixo custo de produção.

APLICAÇÃO

Nacionalmente, o carvão vegetal destina-se em sua maioria a siderurgia para a produção de ferro-gusa, ferro-liga e silício metálico. É usado também como fonte energética e insumo para aquecedores.

TECNOLOGIA ENVOLVIDA

75% do processo de carbonização se dá de forma artesanal pelos fornos de alvenaria que queimam principalmente lenha nativa. Atualmente estão emergindo métodos alternativos que utilizam tecnologias limpas e eficientes, como a carbonização em cilindros metálicos verticais.

MERCADO

33% da produção mundial de carvão vegetal é produzida no Brasil e quase sua totalidade é destinada a indústria nacional.

PROBLEMÁTICA

Um dos principais problemas da produção de carvão vegetal, é que ¾ da produção é feita de maneira artesanal e, utiliza-se lenha nativa e dessa forma, grande parcela dos produtores ainda age de forma despreocupada com as questões ambientais e questões de trabalho adequadas.

Como consequência disso, surge uma alta quantidade de doenças causadas pelas más condições de trabalho, um aumento da emissão de gases que provocam o efeito estufa e o desaparecimento de florestas causado pela exploração da madeira.

SOLUÇÕES

Evolução do método de produção do carvão, tendo como foco o uso de tecnologias à fim de melhorar a qualidade das condições de trabalho, rastrear a compra da matéria prima, diminuir a poluição gerada e estar em contato com as diretrizes do MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (31.5 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com