TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de Dissolução e Condutividade Elétrica

Por:   •  21/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  885 Palavras (4 Páginas)  •  879 Visualizações

Página 1 de 4

Experiência 8: Processo de Dissolução e Condutividade Elétrica

Alunos: João Marcos Caetano Tonaco Alves; Laís Rabelo; Leticia Soares; Nicolle Pires.        

Solutos sólidos

NaCl

K2Cr2O7

CaSo4

Açúcar (C6H12O6)

3 ml de H2O destilada

Dissolve

         -

Não dissolve

Dissolve

+ 3 ml de H2O destilada

         

Dissolve

Não dissolve

Tabela 1.

  • O NaCl dissolveu totalmente em 3 ml de água destilada porque ele é polar, assim como a água. Além disso, é um composto iônico que em presença de solução aquosa sobre dissociação.
  • Já o dicromato de potássio (K2Cr2O7) não dissolveu totalmente em 3ml de água destilada, sendo necessário acrescentar mais 3 ml. Isso ocorreu porque a solução com apenas 3 ml estava saturada, não sendo possível a total dissolução do solvente. O dicromato de potássio é solúvel em água porque também é um composto polar e por ter ligação iônica.
  • O sulfato de cálcio (CaSo4) não dissolveu em 3 ml de água nem quando foram adicionados mais 3 ml. Isso ocorreu porque o sulfato de cálcio é uma substância apolar, assim, ele não dissolve em água, que é uma substância polar.
  • O açúcar (C6H12O6) dissolveu na água com apenas 3 ml. Isso ocorreu porque o açúcar também é polar. Além disso, seus grupos -OH interagem com as moléculas de água formando ligações de hidrogênio.

Tabela 2.

Solvente

Soluto

H2O

C2H5OH

CHCl3

NaCl(s)

solúvel

não solúvel

não solúvel

I2(s)

não solúvel

solúvel

solúvel

  • NaCl solúvel em H2O: O NaCl se dissolve na água porque é uma substância polar e as moléculas de água são polares, ou seja, elas possuem um lado com carga negativa e um lado com carga positiva. Assim, como o Na+ é positivo, ele atrai o lado negativo das moléculas de água, e como o Cl- é negativo, ele atrai o lado positivo da molécula de água.
  • NaCl não solúvel em C2H5OH: Como o etanol é um composto orgânico sua solubilidade é bem menor que a da água e é um composto apolar, o NaCl, que é polar, torna-se pouco solúvel nesse solvente.
  • NaCl não solúvel em CHCl3: O NaCl é um sal inorgânico, iônico e polar, já o CHCl3 é um solvente orgânico e apolar, tornando a dissolução impossível.
  • I2(s) em H2O: A água apresenta interações do tipo ligações de hidrogênio e é polar já o Iodo é um composto apolar a apresenta interações do tipo dipolo induzido, o que desfavorece a dissolução dele em água.
  • I2 em C2H5OH: Na reação do iodo com o etanol foi possível observar a solubilidade completa já que os dois compostos são apolares, e ocorreu a alteração da cor da mistura para laranja escuro.
  • I2 em CHCl3: A dissolução do iodo em CHCl3 é possível porque se trata de dois compostos apolares, e ocorre a alteração da cor da mistura para rosa escuro.

        

        Tabela 3.

C2H5OH

CHCl3

H2O

Miscíveis

Imiscíveis

C2H5OH

-------------------------

Miscíveis

  • H2O x C2H5OH (água e álcool): As duas substâncias são miscíveis pois entre as suas moléculas há ligações de hidrogênio, caracterizadas por serem forças intermoleculares de maior intensidade.
  • H2O x CHCl3 (água e clorofórmio): São imiscíveis pois as forças atrativas entre as moléculas de clorofórmio são tipo dipolo-induzido, ou forças de London, caracterizadas por serem mais fracas quando comparadas ás forças entre as moléculas de água, que são ligações de hidrogênio, assim por terem forças intermoleculares diferentes, as duas substâncias não se misturam, formando uma interface entre as fases.
  • C2H5OH x CHCl3(álcool e clorofórmio): São miscíveis pois o álcool possui uma parte de sua estrutura apolar, ou seja, as forças intermoleculares entre eles são do tipo dipolo-induzido, e uma parte pequena de sua estrutura polar, e, de forma parecida o clorofórmio possui uma estrutura apolar, com forças intermoleculares do tipo forças de London, portanto são miscíveis já que suas forças intermoleculares são de mesma intensidade.

Substâncias Puras

Água destilada

-----

Etanol

-----

Ácido acético glacial

-----

Sacarose

-----

Cloreto de Sódio

-----

Hidróxido de Sódio (sólido)

-----

Hidróxido de Sódio (fundido)

Conduz fortemente

Soluções Aquosas

Sacarose

-----

Cloreto de Sódio

Conduz fortemente

Etanol

-----

Hidróxido de Sódio

Conduz fortemente

Ácido acético

Conduz fracamente

Tabela 4.

  • Todas as substâncias puras, exceto o Hidróxido de sódio (fundido) não podem conduzir eletricidade pois, como são puras e estão estáveis em suas respectivas ligações, não possuem elétrons ou íons livres em sua composição e assim não existe um “caminho” para a corrente elétrica percorrer. Já o Hidróxido de sódio fundido conduz pois ele é formado por íons (Na+ e OH-). Quando ele está no estado líquido esses íons ficam livres e assim conduzem eletricidade, mas quando ele se solidifica os íons ficam “presos” não conseguindo conduzir eletricidade.
  • Nas soluções aquosas, há casos onde as substâncias são eletrólitos, e há casos onde elas não são. O Cloreto de Sódio, quando misturado com a água se dissocia pela intensidade das forças soluto-solvente, formando os íons livres Na+ Cl -, conduzindo assim eletricidade.
  • Já o Hidróxido de Sódio e o Ácido Acético, quando em solução, se ionizam, formando:

[pic 1]

[pic 2]

Como o Hidróxido de Sódio é uma base forte, seu grau de ionização é muito alto, por isso conduz eletricidade fortemente. Ao contrário do Ácido Acético, que possui um grau de ionização fraco, conduzindo fracamente a corrente elétrica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (92 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com