TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Química Geral no Estudo de Densidade, Oxirredução e Ionização

Por:   •  10/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  957 Palavras (4 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 4

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO[pic 1]

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS

CAMPUS ITUMBIARA

CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL

Edson Thiago Mendes Ferreira

Marcelo Leite de Oliveira Júnior

Nathan Nikolas Carneiro Dias

Robson Gabriel Pereira Alves da Silva

Willy Fernandes de Abreu

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA:

Química Geral no estudo de entalpia em processos endotérmicos e exotérmicos .

Itumbiara – GO

Junho/2018

  1. INTRODUÇÃO

Nos anos de química estudados vários conceitos foram abordados e deixados ao vento. Mas ao realizar os experimentos a seguir notasse a importância de conteúdos uma vez deixados de lado. A química em sua forma pratica necessita de curiosidade e conhecimentos, e através desses experimentos foram resgatados conteúdos como entalpia, processos endotérmicos e exotérmicos.

O termo entalpia faz parte da Termoquímica, que estuda os princípios que envolvem as trocas de calor que ocorrem durante uma reação química, entre o sistema e o meio ambiente externo. A entalpia é uma grandeza física que mede a máxima energia em um sistema termodinâmico em forma de calor.

Processos exotérmicos

Uma reação comum de combustão é a queima da madeira. Sabe-se que esse processo ocorre com liberação de energia na forma de calor e também de luz. Assim, essa reação é denominada exotérmica, pois há liberação de calor.

Nesses processos exotérmicos, a variação da entalpia (ΔH), ou seja, a quantidade de calor liberada será sempre negativa (∆H< 0), porque a variação da entalpia é medida diminuindo-se a entalpia dos produtos pela entalpia dos reagentes.

Processos endotérmicos

As reações endotérmicas se caracterizam por possuírem balanço energético positivo quando é comparado a energia entálpica dos produtos em relação aos reagentes. Assim, a variação dessa energia (variação de entalpia) possui sinal positivo (+ΔH) e indica que houve mais absorção de energia do meio externo que liberação. Ambas em forma de calor.

Como consequência, a temperatura dos produtos finais é menor que a dos reagentes. Fazendo com que todo o recipiente no qual estão contidos se resfrie da mesma maneira

  1.  OBJETIVOS

A aula pratica realizada no dia 05/06 tinha como objetivos realizar experimentos com diferentes substancias para os alunos verem e aprenderem de forma pratica alguns conceitos de entalpia, condutividade elétrica , processos endotérmicos e exotérmicos .

  1. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS

Para o Experimento 1 usamos três béquer onde no primeiro colocamos 100 ml de água da torneira , no segundo colocamos duas espátulas de NH4Cl depois 20ml de água depois no ultimo colocamos 100ml de água com duas espátulas de NaOH . Na tabela a seguir segue a temperatura de cada solução.

Tabela 1- Substancias com suas temperaturas em celsius .

Solução

Temperatura

Água de torneira  

24 graus Celsius

NH4Cl + Água de torneira

20 graus Celsius

NaOH + Água de torneira

45 graus Celsius

 

Em todas as soluções deu para se perceber a mudança de temperatura pelo contato com o béquer.

Experimento 2

Em nosso Experimento 2 foram usados os seguintes matérias: três tubos de ensaio e as soluções de AgNO3 , CuSO4, H2O2(l),HCL , NaCO3(s) e além disso um pedaço de alumínio .

Tabela 2 – Reações químicas e seus resultados.

Reação Química

Resultado

AgNO3 + CUSO4

Houve mudança de cor da reação ficando um acinzentado.

AgNO3 + H2O2  depois em seguida HCl

Na primeira reação não houve mudança mas com a adição de HCL a solução mudou de cor passando a ficar um branco.

NaCO3(s) + HCl

Houve a liberação de gás.

NH4Cl + Al

Quando houve a adição do alumínio na solução começou a borbulhar a solução e dissolver o alumínio ate que se dissolveu por completo . A temperatura subiu para 52 graus Celsius.

Experimento 3

No experimento 3 usamos um circuito elétrico com lâmpada para visualizarmos a capacidade de conduzir corrente elétrica das substâncias á medida que se adicionam  substancias iônicas .Segue abaixo a tabela com os resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (125.3 Kb)   docx (586.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com