TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REACÇÕES ORGÂNICAS

Por:   •  11/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.930 Palavras (12 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE MUNICIPAL PROFESSOR FRANCO MONTORO

CURSO DE NUTRIÇÃO

[pic 1]

LETÍCIA VITORIA MORAES BATISTA

MÔNICA MILANI

REAÇÕES ORGÂNICAS

ALDEÍDO E CETONA E DETERMINAÇÃO DE AÇUCARES REDUTORES EM AMOSTRA DE GOIABADA PELO MÉTODO TITULOMÉTRICO

MOGI-GUAÇU

2017

LETÍCIA VITORIA MORAES BATISTA

MÔNICA MILANI

REAÇÕES ORGÂNICAS

ALDEÍDO E CETONA E DETERMINAÇÃO DE AÇUCARES REDUTORES TOTAIS EM AMOSTRA DE GOIBADA PELO MÉTODO DE TITULOMÉTRICO

Relatório realizado para disciplina

De Bromatologia Il, do curso de

Graduação em Nutrição na Faculdade Municipal

Professor Franco Montoro, ministrada pela professora

Aloisia Laura Moretto.

MOGI-GUAÇU

2017

SUMARIO

  1. INTRODUÇÃO....................................................................................2
  2. OBJETIVO..........................................................................................3
  3. MATERIAIS E MÉTODOS..................................................................4
  1. MATERIAIS E REAGENTES............................................................4
  2. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL................................................4
  1. DISCUSSÃO........................................................................................5
  2. CONCLUSÃO.....................................................................................11
  3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS..................................................13


  1. INTRODUÇÃO

       Os carboidratos também denominados glicídios ou hidratos de carbono são a primeira fonte de energia para os seres vivos, são classificados em monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos, dentre as classificações temos os monossacarídeos mais conhecidos sendo eles a glicose e frutose. Ambos os açúcares possuem a mesma fórmula molecular mas diferem nas funções que realizam devido aos grupos de compostos orgânicos, uma vez que, a glicose possui um grupo aldeído e a frutose possui um grupo cetona.

       Um aldeído é um composto orgânico que possui o grupo carbonila ligado a um hidrogênio, assim seu grupo funcional estará sempre na extremidade da cadeia já as cetonas possui seu grupo carbonila ligado entre dois carbonos, desta forma seu grupo funcional não aparecerá na extremidade. Ao serem expostos a agentes oxidantes apenas os aldeídos irão sofrer reação devido o carbono ligado no hidrogênio da carbonila que apresenta carga positiva, desta forma o oxigênio  que estiver no meio irá atacar esse carbono, colocando-se  entre a ligação carbono-hidrogênio. Nos aldeídos, forma-se um composto do grupo dos ácidos carboxílicos e nas cetonas não há reação, porque seu carbono da carbonila não está ligado ao hidrogênio. Os aldeídos e cetonas em meio alcalino participam de reações de oxi-redução pois possuem a capacidade de oxidar compostos ou sais inorgânicos de cobre pela reação de Fehling usada para identificar açúcares redutores.

         A propriedade de oxido-redução de cátions como cobre e prata afeta a cor das soluções que os contém, tornando-os adequados para emprego como componentes em reagentes analíticos. O Cu++ , de característica cor azul anil quando  em solução alcalina, ao ser reduzido estequiometricamente  a Cu+  proporciona ao meio de reação um precipitado vermelho-tijolo; este é o fundamento químico do reagente conhecido como licor de Fehling. ( DEMIATE et al, 2002).

  1. OBEJETIVO

Verificar, reconhecer e interpretar algumas reações orgânicas específicas à identificação de diferentes funções orgânicas e identificar a concentração de açúcares redutores em uma amostra de goiabada.

  1. MATERIAIS E MÉTODOS

         

        3.1 MATERIAIS E REAGENTES: Foi utilizado tubo de ensaio, béquer de 150 ml, pipeta graduada, pipeta pasteur, pinça de madeira, pêra, bico de busen, estante para tubos, foram utilizados também água destilada, 1 ml de glicose, frutose, açúcar comum, amido, sacarose, lactose, acetona, formol, reagente de Fehling A e B, ácido sulfúrico concentrado, reagente de Lugol, reagente de Molish, reagente de Benedict  e também realizado banho Maria.

           Para a determinação dos açucares redutores na amostra de goiabada utilizou-se béquer de 250 ml, bureta, balão volumétrico, balança, espátula, agitador magnético, chapa de agitação, 10g de goiabada industrializada, hidróxido de sódio (NaOH) e água destilada.

           3.2 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL  

              a) Reação com Fehling: Adicionou-se 0,5 ml de reagente Fehling A e 0,5 ml de reagente Fehling B em seis tubos de ensaio e acrescentou-se 1 ml de glicose, frutose, açúcar comum, amido, sacarose, lactose cada um em um tubo de saio diferente e em outros dois tubos de ensaio colocou-se a mesma quantidade de reagentes Fehling e em um tubo  adicionou-se 5 gotas de formol e no outro 5 gotas de acetona e foram levados e colocados em banho Maria para aguardar que a alteração nas colorações ocorresse.

           b) Reação com Lugol: Foram colocados 1 ml de glicose, sacarose, água      destilada, amido, formol e acetona cada um em um tubo de ensaio diferente e        acrescentou-se 2 gotas de reagente Lugol, aguardou-se alguns minutos e foram adicionados mais 2 gotas de lugol em cada tubo, onde observou-se que apenas o amido obteve a coloração preta.

          c) Reação de Benedict : Colocou-se 1 ml de glicose, sacarose, lactose, frutose, amido, formol e acetona cada um em um tubo de ensaio e adicionou-se 1 ml de reagente de Benedict em cada tubo sendo levados pra banho Maria em uma temperatura de 54ºC, após alguns minutos observou-se que a frutose adquiriu uma coloração amarelada e logo em seguida lactose e glicose ficaram com uma coloração marrom avermelhado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (443.1 Kb)   docx (287.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com