TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO QUIMICA SODA CAUSTICA EM SALMOURA

Por:   •  24/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  9.913 Palavras (40 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 40

Sumário

1. OBJETIVOS        1

2. REVISÃO DA LITERATURA        2

2.1 Princípios de analise titrimétrica, volumetria de neutralização, padrões primários e secundários.        2

2.2 Indicadores acido base e gráficos pH x volume        7

2.3 Princípios de pontenciometria        16

3. MATERIAIS E MÉTODOS        18

3.1 Padronização do HCl        18

3.2 Determinação de NaOH na Amostra de Salmoura.        19

3.3 Repadronização do HCl Diluido        20

3.4 Preparação e Padronização do HCl 0,1M com 2 indicadores        21

3.5 Padronização do HCl via Potenciômetro        22

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO        24

4.1 Observações        24

4.2 Cálculos        26

4.3 Discussão        29

5. CONCLUSÃO        31

6. REFERÊNCIAS        32

1. OBJETIVOS

Repadronizar o HCl diluído com o padrão primário Na2CO3 com o indicador fenolftaleína; padronizar uma solução de HCl com dois indicadores simultâneos, fenolftaleína e verde de bromocresol; analisar a variação de pH de uma titulação ácido/Na2CO3 a partir da construção de um gráfico com os valores obtidos da  leitura de um potenciômetro.

2. REVISÃO DA LITERATURA

2.1 Princípios de analise titrimétrica, volumetria de neutralização, padrões primários e secundários.

Análise Titrimétrica

O termo análise titrimétrica refere-se à análise química quantitativa feita pela determinação do volume de uma solução cuja concentração é conhecida com exatidão, necessário para reagir quantitativamente com um volume determinado da solução que contém a substância a ser analisada.

Apesar de serem técnicas relativamente antigas, elas representam ainda economia e confiabilidade nos laboratórios mais modestos, podendo perfeitamente ser utilizadas na identificação da grande maioria de agentes químicos em diversas situações.

Será necessária na titrimetria a padronização das soluções envolvidas, pois estaremos tratando com concentrações as mais exatas possíveis. A solução cuja concentração é conhecida com exatidão é chamada de solução padrão ou solução padronizada.

Titulante: solução com concentração conhecida (na bureta)

Titulado: substância que está sendo dosada (no Erlenmeyer)

[pic 1]

A titrimetria está didaticamente dividida em quatro ramos, classificados de acordo com a reação química principal envolvida na determinação:   Titrimetria ácido-base (Neutralização ou acidimetria e alcalimetria): O pH (potencial hidrogênio (H)) representa a quantidade de íons hidrogênio (H+) presentes em uma solução. É um importante condicionador de reações químicas, sendo de extrema importância sua precisa determinação e controle.

Titrimetria de Óxido-Redução: este método envolve o uso de agentes oxidantes para a titulação de agentes redutores (e vice-versa). Tendo como restrição básica a necessidade de grande diferença entre os potenciais de oxidação e redução, de modo a terem-se mais nítidos

resultados, sendo estes detectados por meio de indicadores químicos ou de vários métodos eletrométricos (indicadores físicos). Nesta classe incluem-se todas as reações que envolvem mudança do número de oxidação, isto é, transferência de elétrons entre os reagentes. As soluções padrões podem ser agentes oxidantes ou redutores. (Há variação de NOX) 

Titrimetria de Precipitação: O agente titulante forma um produto insolúvel com o analito. Apesar de ser efetuada com técnicas semelhantes às da Gravimetria, não está limitada pela necessidade de uma massa final mensurável, podendo lançar mão de outros parâmetros para a quantificação de resultados. 

Titrimetria de Complexação (Formação de Complexos): Objetiva a formação de um complexo (solúvel em água) com o analito, um íon metálico, este reagente muitas vezes é um agente quelante, as reações envolvidas podem ser controladas pelo pH. Usa-se o EDTA (ácido etileno diaminotetracético), principalmente sob a forma do sal dissódico. É um dos reagentes mais importantes da análise titrimétrica. 

Requisitos para se utilizar a analise titrimétrica:

Reações simples, expressa em uma única equação. A substância a ser determinada deve reagir completamente com o reagente em proporções estequiométricas ou equivalentes; 

Reações rápidas; 

No ponto de equivalência devem ocorrer modificações físicas; 

Tem que ter um indicador (reagente químico) capaz de definir claramente pela mudança de uma propriedade física (cor ou formação de precipitado) o ponto final da reação. Caso a mudança não seja visual, ainda é possível detectar o ponto de equivalência por outros meios.

Volumetria de Neutralização

É essencial saber a concentração de espécies químicas em solução para que sua utilização prática tenha valor significativo. A volumetria de neutralização é uma técnica bastante utilizada em Química Analítica para quantificação de ácidos ou bases em soluções. Essa técnica também é chamada volumetria ácido-base.

O termo volumetria é decorrente do fato de utilizar-se o volume das substâncias para se conhecer a concentração real de um ácido ou uma base tendo auxílio de uma solução titulante padrão, a qual é conhecida a molaridade e tem-se nota do volume utilizado para completar a reação de neutralização.

A solução titulante é a que será adicionada a uma bureta e gotejada à substância com concentração desconhecida que estará presente em um erlenmeyer, o sistema conta com auxílio de um suporte universal e garras para fixação da bureta.

A solução padrão é a qual tem-se conhecimento de sua molaridade real (concentração em mol.L-1) esta será adicionada à bureta e deve ser atentado o volume total utilizado para completar a reação com a solução de concentração desconhecida que estará presente no erlenmeyer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.7 Kb)   pdf (403.2 Kb)   docx (707.5 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com