TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE OBSERVAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Por:   •  7/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  4.196 Palavras (17 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ – CAMPUS ACARAÚ

Curso De Licenciatura Em Física

Disciplina: Estágio Supervisionado de Observação no Ensino Fundamental II

 Lucas Henrique Araújo Soares

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE OBSERVAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL II.

ACARAÚ-CE

2015

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE OBSERVAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL II.

Relatório Final de Estágio apresentado ao Curso de Licenciatura em Física do IFCE campus Acaraú-CE, como parte dos requisitos para aprovação na disciplina Estágio Supervisionado I.

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        Capítulo I - DIAGNÓSTICO DA ESCOLA        5

1.        Dados de funcionamento da escola        5

2.        Espaço físico da escola        6

3.        Recursos humanos (corpo docente, gestão escolar, clientela, funcionários)        7

4.        Formação do professor e atividade docente        8

5.        Sistemática da aula observada e do planejamento docente        9

6.        Educação inclusiva        10

7.        Caracterização da sala de aula observada        10

3.        Capítulo II –ANÁLISE DA OBSERVAÇÃO DAS AULAS        11

4.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

5.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        14

  1. INTRODUÇÃO

O referente estágio de observação foi realizado na EEIEF Teresa de Jesus Silva, que está situada na Avenida Joao Jaime Ferreira Gomes Filho, Zona Urbana do município de Acaraú, Ceará.

 Com duração total de 30hrs, o período para a execução do estágio se estendeu do fim do mês de maio até a primeira semana de outubro, excetuando apenas o mês de julho. A observação foi orientada pela professora Auricelia Silveira Oliveira, que objeto de estudo na turma do turno da manhã, 7º A e        7ºB.                         O Estágio Supervisionado é o primeiro contato que o aluno-professor tem com seu futuro campo de atuação. Por meio da observação, da participação e da regência, o licenciando poderá refletir sobre e vislumbrar futuras ações pedagógicas. Assim, sua formação tornar-se-á mais significativa quando essas experiências forem socializadas em sua sala de aula com seus colegas, produzindo discussão, possibilitando uma reflexão crítica, construindo a sua identidade e lançando, dessa forma, “um novo olhar sobre o ensino, a aprendizagem e a função do educador” (PASSERINI, 2007, p. 32).

Filho (2010) relata ainda que o estágio supervisionado é bem mais do que exigências acadêmicas. É uma etapa de integração entre a universidade, a comunidade e a escola.                                                                        Sendo que na prática do Estágio Supervisionado poderá ser um agente contribuidor na formação do professor, caracterizando-se como objeto de estudo e reflexão. Ao estagiar, o futuro professor passa a enxergar a educação com outro olhar, procurando entender a realidade da escola e o comportamento dos alunos, dos professores e dos profissionais que a compõem. Com isso faz uma nova leitura do ambiente (escola, sala de aula, comunidade), procurando meios para intervir positivamente.

        

    Gilberto (2008) diz que ao entrar, em seu futuro campo de atuação é lá que terá seu primeiro contato com os alunos, com a realidade da sala de aula, com o sistema educacional e, ainda, com seus futuros colegas de profissão, em quem, algumas vezes, tomará como referências, boas ou não, para a sua prática pedagógica.

Andrade (2005) destaca a importância que o Estagio possui:

É, portanto, o Estágio, uma importante parte integradora do currículo, a parte em que o licenciando vai assumir pela primeira vez a sua identidade
profissional e sentir na pele o compromisso com o aluno, com sua família, com sua comunidade com a instituição escolar, que representa sua inclusão
civilizatória, com a produção conjunta de significados em sala de aula, com a democracia, com o sentido de profissionalismo que implique competência fazer bem o que lhe compete.

Logo, durante disciplina de Estágio de Observação, o presente relatório buscou evidenciar a importância na contribuição do mesmo e como isso mostrar o ganho como futuros profissionais da educação.

  1. Capítulo I - DIAGNÓSTICO DA ESCOLA

  1. Dados de funcionamento da escola

Localizada na Avenida Joao Jaime Ferreira Gomes Filho ,457, Zona Urbana, município de Acaraú - Ceará, a instituição cedente de estágio, EEIEF Teresa de Jesus Silva, mostrou-se bem receptiva à concessão de estágio.         

De cunho público e tendo o governo municipal como principal órgão mantenedor, a devida instituição atende uma comunidade que é marcada por diferentes contextos sociais; que entrelaça os diferentes aspectos socioeconômicos, políticos e credos religiosos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (225.7 Kb)   docx (50.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com