TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO - PROJETO DE ENSINO

Por:   •  28/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  880 Palavras (4 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1] 

 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI

CAMPUS COCAL

DIRETORIA DE ENSINO

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

  1. RELATÓRIO - PROJETO DE ENSINO

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

RELATÓRIO (   ) PARCIAL ( X ) FINAL

PERÍODO DE REFERÊNCIA      MÊS:  Janeiro                                   ANO:      2018                            

1. Identificação do Projeto                                                          

Nome do Proponente: Orlando Lima de Sousa Ferreira

Título do projeto: ESCOLA DE FÉRIAS DA QUÍMICA: minicurso para a fixação do aprendizado utilizando a contextualização do cotidiano.

Campus em que o projeto foi desenvolvido: Cocal

2. Resumo do projeto (objetivos, desenvolvimento e parcerias estabelecidas com pessoas e/ou instituições):

     A Escola de Férias da Química é destinada aos alunos do curso de Licenciatura em Química, contudo, pode ser aberta aos professores e servidores do IFPI bem como para a comunidade. Este pode ser considerado um programa de aperfeiçoamento, pois pretende aplicar os ensinamentos transmitidos em sala de aula em um ambiente mais familiar e pertencente ao cotidiano dos alunos, visando a integração entre teoria e prática. A escola de férias contribui para a preparação do discente para a quebra do formalismo dos conteúdos de Química, assim desmitificando-a como a Ciência chata, difícil e má. Finalmente, os discentes poderão colocar o conhecimento adquirido em sala de aula em prática, com questões mais próximas do seu dia-a-dia, o que poderá acarretar numa maior amadurecimento e divulgação do quanto a Química está presente nas nossas vidas.

3. Resultados obtidos:

      A Escola de Férias da Química contribuiu para a fixação e aplicação do conhecimento acadêmico dos discentes, bem como, proporcionou uma possibilidade de ampliação dos assuntos debatidos em sala de aula, e assim, melhorar discussões futuras nos assuntos dos próximos períodos. Nesse sentido, o programa foi pensado considerando-se a frequente demanda por suporte didático a estudantes, especialmente nos primeiros períodos do curso, uma vez que apresentam dificuldades importantes (deflagradas, inclusive, pelo ensino básico insuficiente) e que afetam o acompanhamento de disciplinas chave para a progressão no curso. Assim, o programa serviu como mecanismo de atração dos estudantes à prática experimental em Química e à compreensão do mundo a sua volta, já que também poderão sugerir temas para as próximas realizações da Escola de Férias da Química.

4. Impactos (socioeconômicos, ambientais e outros) alcançados ou que poderão ser alcançados com os resultados do projeto, comentando a sua importância para o desenvolvimento local/regional  e da comunidade acadêmica:

    O conhecimento adquirido no minicurso proporcionou a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Aplicação, esta, que pode permitir a partir do final da Escola de Férias de Química que  surja, com possível sociedade, a abertura de um negócio como uma cervejaria artesanal, com aplicação direta dos conhecimentos químicos discutidos em sala de aula e no minicurso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (170.5 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com