TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA: QUÍMICA ORGÂNICA II

Por:   •  7/4/2018  •  Resenha  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 3

QUÍMICA ORGÂNICA II

RESENHA

INTRODUÇÃO

Álcoois são compostos que possuem um ou mais grupos hidroxilas (OH) ligados a carbonos sp3 de um grupo alquil(a). Se a hidroxila estiver ligada a um anel benzênico, o composto e denominado genericamente fenol. Existe uma terceira forma de composto hidroxilado denominada enol. Trata-se de uma forma isomérica instável de aldeídos e cetonas em que a hidroxila está diretamente ligada ao carbono da ligação dupla. (BARBOS, 2011)

NOMENCLATURA

Nomenclatura substitutiva

Quando a hidroxila for o grupo funcional principal os nomes dos álcoois serão derivados dos hidrocarbonetos correspondentes, substituindo-se a vogal o pelo sufixo ol, precedido de um numero indicativo da posição da hidroxila. A numeração da cadeia e feita de modo que a hidroxila receba o menor número possível. (BARBOS, 2011)

No caso de álcoois poli-hidroxilados, acrescentam-se ao nome do hidro carboneto de origem os sufixos diol, triol, tetraol etc. precedido dos números correspondentes as posições das hidroxilas. (BARBOS, 2011)

Quando vários grupos funcionais estão presentes na molécula, escolhe-se um deles como grupo principal, sendo os demais considerados substituintes. No caso especifico da hidroxila, quando esta não for o grupo funcional principal, sua presença será indicada pelo prefixo hidroxi antecedido de um numeral que indique sua posição. (BARBOS, 2011)

Nomenclatura radicofuncional

Nesse sistema de nomenclatura o nome do composto e formado com a palavra álcool, seguida pelo nome do grupo correspondente ao restante da estrutura. (BARBOS, 2011)

TIÓIS

A classe de compostos análoga à dos álcoois que possui o grupo –SH em vez de –OH e denominado tiol. O uso do termo mercaptana para essa classe de compostos foi abandonada pela IUPAC. Na nomenclatura substitutiva, esses compostos são nomeados semelhantemente aos álcoois, trocando-se a terminação ol por tiol. (BARBOS, 2011)

SAIS

Ânions derivados de álcoois e tois formados pela remoção de um H+ são nomeados substituindo-se a terminação ol pelo sufixo olato. Para nomear os sais correspondentes, cita-se o nome do ânion, seguido da preposição de mais o nome do metal. Os ânions derivados de álcoois são também nomeados trocando-se a terminação ol por oxido. (BARBOS, 2011)

PROPRIEDADES FÍSICAS

Como em qualquer classe de compostos orgânicos, a temperatura de fusão e, especialmente, a temperatura de ebulição dos álcoois em uma serie homologa elevam-se com o aumento da massa molar. (BARBOS, 2011)

Todavia, as temperaturas de ebulição dos álcoois são muito mais altas que as dos hidrocarbonetos de massa molecular semelhante. (BARBOS, 2011)

Para explicar esse fato deve-se lembrar que os hidrocarbonetos são compostos pouco polares e as forças de atração que mantem essas moléculas juntas são bastante fracas. No caso dos álcoois, a ligação entre o oxigênio e o hidrogênio (-O-H) e muito polar, havendo, portanto, uma atração eletrostática muito forte entre essas moléculas, o que não e possível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (43.2 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com