TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relato De Experiência Na Escola Campo De Estágio

Por:   •  16/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.107 Palavras (9 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 9

RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA CAMPO DE ESTÁGIO

NOME DA ESCOLA

Acadêmico(a): Francimária Rodrigues Araújo

Resumo:

O trabalho em questão, tem como principal objetivo, apresentar o relato de experiência que foi vivenciado no Estágio Supervisionado II, do curso de Licenciatura em Química, além de pontuar os desafios e as possibilidades encontradas na etapa da regência. Além do mais, foi utilizado, os diários de bordo e anotações das regências, fotos e planos de aulas usados nas aulas. As pautas principais foram acerca das vivencias das regências, descrevemos os percursos metodológicos estudados, as aplicações e métodos utilizados na regência das aulas. Concluímos que as experiências adquiridas nas regências das aulas de estágio, foram significativas, no primeiro momento, para o desenvolvimento de uma visão mais sensível e afetiva, sobre as peculiaridades da realidade dos discentes e posteriormente, para formação humana e profissional da futura professora e por consequência, para construção da identidade do profissional docente.

Palavras-chave: Educação; Regência; Metodologia.

  1. Introdução

A regência correspondente ao Estágio Supervisionado II, iniciou em março de 2023 na Unidade Escolar Bela Vista, que é uma instituição vinculada à rede Municipal de Educação, administrada diretamente pela secretaria de educação do Municipio SME. Fica localizada na Rua Canuto Pereira, S/N, no bairro Alto Vistoso em Paulistana – Piauí. Tem como diretora Nilsandra Silva da Rocha. A professora supervisora desse estágio foi a Glaucyane Sobreira dos Santos.

Este trabalho tem como objetivo descrever as experiências vivenciadas pela discente do curso de Química do IFPI- campus Paulistana, no estágio supervisionado II na Unidade Escolar Bela Vista, evidenciando momentos enriquecedores, onde teoria e pratica foram trabalhados em equidade, oportunidade na qual está sendo crucial para a preparação como futura professora, pois expõe em primeira mão à realidade da sala de aula, bem como às expectativas e dificuldades do cotidiano escolar.

O estágio supervisionado II, busca envolver o conhecimento teórico à aplicação da prática em sala de aula, sendo dessa forma um momento de preparação e formação dos discentes como futuros profissionais da educação. Assim, ela proporciona aos estagiários a oportunidade de ganhar experiência prática em todo âmbito escolar, trabalhando com alunos sob a direção e supervisão de professores altamente qualificados.

Por meio de tal oportunidade, o estudante de licenciatura tem a possibilidade de ter um contato mais realista com a sua futura profissão, podendo analisar, observar e refletir a pratica pedagógica em sala de aula, sendo moldados como profissionais que se preocupam com a sua pratica, aperfeiçoando suas habilidades como futuros educadores.    

Durante toda a experiência vivenciada até agora, percebe-se o leque de novos conhecimentos adquiridos com a prática em sala de aula, pois se pode observar e participar de diversas atividades pedagógicas, analisar todo funcionamento da escola, planejar e ministrar aulas, elaborar materiais didáticos e avaliar o desempenho dos alunos.

Assim, evidencia-se a importância de compartilhar todo o processo de aprendizagem adquirido ao longo do primeiro do estágio supervisionado II, pois vivenciar a realidade da sala de aula e compreender os desafios e demandas do ambiente escolar permite um maior amadurecimento profissional para os residentes. Além disso, a orientação dos professores supervisores e da escola foi de grande importância para o aprimoramento da prática pedagógica.

Dessa forma, nesse relato pretende-se compartilhar algumas das vivências e aprendizados adquiridos durante todo período do estágio II, destacando os momentos mais significativos e os desafios enfrentados.

Serão pontuados ao longo do referido relato, a seção do desenvolvimento onde será destacada a contextualização do estágio supervisionado, assim como a descrição dos meios e métodos utilizados durante o processo. Em seguida será realizada a discussão sobre as vivências na escola campo, explanando diversos acontecimentos marcantes e a postura tomada pelo estagiário em tais situações, além de todo o aprendizado e desafios enfrentados. Por fim, serão apresentados os resultados obtidos através da experiência, correlacionando-os com as teorias vistas durante toda a graduação.

  1. As Atividades Desenvolvidas

As aulas de regência, foram ministradas em 3 turmas  do ensino fundamental, todas no turno da tarde. Com a primeira regência surgiu também os primeiros desafios, haja vista que, ao fazermos um diagnóstico sobre o conhecimento do alunado acerca da disciplina de ciências, notou-se que havia um déficit considerável em relação  disciplina em questão, inicialmente não tínhamos como analisar o perfil dos alunos e os conhecimentos prévios deles sobre o assunto que seria apresentado, porém no decorrer das aulas podemos notar a dificuldade dos mesmo, provavelmente pelo fato de a maioria não ter estudado nada ou pouca coisa sobre a temática principalmente durante o período pandemico.

Nesse contexto, fazendo uso das metodologias ativas, utilizamos estratégias lúdicas, mapas mentais e conceituais, sala de aula invertida, assim como a experimentação e aprendizagens baseadas em problemas, no intuito que os alunos participassem das aulas e praticassem o trabalho em equipe, tendo em vista que estratégias de ensino tem por objetivo incentivar os estudantes a aprendem de forma autônoma e participativa, por meio de problemas e situações reais, realizando tarefas que os estimule a pensar além , a terem iniciativa, a debaterem, tornando-se responsáveis pela construção de conhecimento.  

Vale destacar, algumas das atividades realizadas que foram aulas práticas com experimentos de baixo custo, dinâmicas, produção e apresentação de textos relacionados aos assuntos em questão, nessas abordagem, notou-se empolgação dos estudantes acerca do tema trabalhado, os mesmos participavam, fazendo perguntas e respondendo o que se era perguntado. Dessa forma conseguimos prender a atenção dos discentes, podemos tornando a aula proveitosa, atrativa e até mesmo divertida.

  1. Algumas Aprendizagens

Sobre os recursos utilizados em sala de aula, foi perceptível a falta que os recursos digitais fazem durante as aulas, pois o método tradicional utilizando o livro didático, como foi visto na regencia do estágio supervisionado II, não prende tanto à atenção dos alunos. Isso provavelmente acontece devido à falta de recurso da escola, mas juntamente com a professora supervisa, procuramos suprir um pouco dessa carência com alguns tipos de jogos ou atividades lúdicas feitas para exemplificar os conteúdos, assim como metodologias ativas usadas ao longo de todo o período.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (700.3 Kb)   docx (572.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com