TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de quimica - Pesagem e Realização de Soluções Aquosas

Por:   •  18/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.017 Palavras (9 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Química Geral e Experimental: Procedimentos Básicos de Laboratório: Precisão e Exatidão de Instrumentos, Pesagem e Realização de Soluções Aquosas.

Relatório técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina QUÍMICA GERAL E EXPERIMENTAL, no curso de Engenharia Civil, 4º termo, período noturno, no CENTRO UNIVERSITÁRIO “ANTÔNIO EUFRÁSIO DE TOLEDO” DE PRESIDENTE PRUDENTE.

Cézar Y. Sakai – RA: 016117034

Éber Daniel – RA: 016117038

Felipe Casarotti – RA: 016117016

João Gabriel – RA: 016117055

Walmor Negrizoli – RA: 016117064

Leandro Muraro – RA: 016117015

                [pic 2]

Presidente Prudente, 2018


SUMÁRIO

1        OBJETIVO        

2        RESULTADOS E DISCUSSÕES        

3        CONCLUSÕES        

4      REFERÊNCIAS        


  1. OBJETIVO

Este relatório tem por objetivo apresentar 2 etapas de um experimento realizado em laboratório, a primeira apresenta as Noções Básicas de Trabalho em Laboratório – Realizado com o auxílio de balança analítica e semi-analítca, água, materiais como: Béquer, Proveta, Pipeta graduada, Pipeta Volumétrica, Bureta, para fazer medições de massa e volume. Afim de verificar a precisão e exatidão das vidrarias, os erros da prática e o aprendizado para manuseio das mesmas.

Comparar os volumes médios da água destilada. Calcular volume a partir da massa e densidade da água. O procedimento de análise da precisão das vidrarias se da através de uma equação fundamental, a da densidade dos líquidos, que pode ser representada por

[pic 3]

Onde “D” é a própria densidade do líquido utilizado, “M” é a massa do mesmo, neste caso, obtida pela balança analítica, e “V” como o volume do líquido, valor que deve ser encontrado, já que a densidade é dada em tabela anexa ao experimento, em função da temperatura do líquido, obtido por aferição com termômetro.

Na segunda etapa do experimento, o objetivo foi desenvolver o conceito de preparação e diluição de solução efetuando os cálculos necessários, usando informações como massa molar, densidade e porcentagem. Diluiu-se CuSO4 em 50ml de água destilada, procedimento realizado com o auxilio de Pipeta Pasteur e Balão Volumétrico, afim de preparar uma solução aquosa.

Para achar a concentração em g/mol usou o seguinte calculo:

[pic 4]

E para achar a massa necessária do CuSO4 em g/mol para a diluição usou-se os seguintes cálculos:

   > Volume por litro.[pic 5]

  > Volume por grama.[pic 6]


  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES

1ª Parte – Precisão e exatidão - Determinação de volume (Procedimento realizado 6 vezes com diferentes instrumentos).

Béquer: A massa (M1) do frasco plástico com tampa (Seco), apresentada pela balança analítica foi de 29,6563g. Em seguida, em um béquer de 50ml mediu-se 20ml de água destilada e transferiu os 20 ml de água destilada para o frasco plástico (Seco), este que foi pesado novamente na balança analítica e obteve-se (M2) 48,2399g, em seguida mediu-se a temperatura da água (T) 23ºC. Com esses dados, foi realizado um cálculo para saber a massa de água (M3) contida no frasco calculo este que é a diferença entre M2 e M1, e com o resultado do calculo anterior, pediu-se para achar a densidade da água para a temperatura analisada e calcular o volume real (em ml) de água.

  =>     [pic 7][pic 8]

  =>       [pic 9][pic 10][pic 11]

Proveta: A massa (M1) do frasco plástico com tampa (Seco), apresentada pela balança analítica foi de 29,6563g. Em seguida, em uma Proveta de 50ml mediu-se 20ml de água destilada e transferiu os 20 ml de água destilada para o frasco plástico (Seco), este que foi pesado novamente na balança analítica e obteve-se (M2) 48,2399g, em seguida mediu-se a temperatura da água (T) 23ºC. Com esses dados, foi realizado um cálculo para saber a massa de água (M3) contida no frasco calculo este que é a diferença entre M2 e M1, e com o resultado do calculo anterior, pediu-se para achar a densidade da água para a temperatura analisada e calcular o volume real (em ml) de água.

  =>     [pic 12][pic 13]

  =>       [pic 14][pic 15][pic 16]

Pipeta Volumétrica: A massa (M1) do frasco plástico com tampa (Seco), apresentada pela balança analítica foi de 29,6563g. Em seguida, em uma Pipeta Volumétrica de 20ml mediu-se 20ml (até a marca do menisco) de água destilada e transferiu os 20 ml de água destilada para o frasco plástico (Seco), este que foi pesado novamente na balança analítica e obteve-se (M2) 49,5416g, em seguida mediu-se a temperatura da água (T) 23ºC. Com esses dados, foi realizado um cálculo para saber a massa de água (M3) contida no frasco calculo este que é a diferença entre M2 e M1, e com o resultado do calculo anterior, pediu-se para achar a densidade da água para a temperatura analisada e calcular o volume real (em ml) de água.

  =>     [pic 17][pic 18]

  =>       [pic 19][pic 20][pic 21]

Pipeta Graduada: A massa (M1) do frasco plástico com tampa (Seco), apresentada pela balança analítica foi de 29,6563g. Em seguida, em uma Pipeta Graduada de 10ml mediu-se 2 vezes para obter 20ml de água destilada e transferiu os 20 ml de água destilada para o frasco plástico (Seco), este que foi pesado novamente na balança analítica e obteve-se (M2) 49,6423g, em seguida mediu-se a temperatura da água (T) 23ºC. Com esses dados, foi realizado um cálculo para saber a massa de água (M3) contida no frasco calculo este que é a diferença entre M2 e M1, e com o resultado do calculo anterior, pediu-se para achar a densidade da água para a temperatura analisada e calcular o volume real (em ml) de água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (173.5 Kb)   docx (313.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com