TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha crítica de artigo científico

Por:   •  31/3/2015  •  Resenha  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  35.702 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1] 

Estudante: Taniel Ferreira da Cruz

Curso: Licenciatura em Química

Disciplina: Prática de Ensino 2

Professor: Alexandre Geraldo Viana Faria

Resenha Crítica de Artigo Científico

5º Período

Contextualização e Educação Ambiental no Ensino de Química:

 Implicações na Educação do Campo

O artigo analisado para a seguinte resenha foi publicado em 2009, no VII ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências). Escrito por: LINDEMANN, Renata Hernandez. MARQUES, Carlos Alberto.

Ao realizar a leitura e a análise do referido artigo, podemos propor que o mesmo se trata de uma pesquisa, voltada para área de Ensino de Química, onde os resultados obtidos foram expostos ao final do artigo. A questão de estudo apresentada seria se a contextualização e a questão ambiental estariam presentes nas pesquisas publicadas em dois grandes eventos de ensino de química, tendo a educação do campo como contexto ambiental. Para a coleta de dados do referido trabalho, foi analisado os trabalhos de pesquisa na área de Ensino de Química, onde dois eventos nacionais organizados pela divisão de Ensino de Química da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), que foram o ENEQ e a RASBQ.

Para se chegar aos dados finais da pesquisa foram analisados 635 trabalhos dos eventos citado anteriormente, dos quais somente 30 se enquadravam no foco da pesquisa. A análise dos trabalhos foi balizada pela dinâmica da Análise Textual Discursiva. Que segundo (MORAES; GALIAZZI, 2007), ela é organizada em três etapas: unitarização, categorização e comunicação. Ao analisar os textos selecionados pode-se observar o surgimento de duas categorias; a primeira são as pesquisas que se preocuparam em investigar a compreensão de professores, graduandos e dos próprios livros didáticos sobre a contextualização e educação ambiental. Já a segunda diz respeito aos trabalhos que focaram suas pesquisas sobre como abordar a contextualização e as questões ambientais, por exemplo, nos currículos escolares.

Para o melhor entendimento dos resultados, foi desenvolvido tabelas, com os referidos resultados. Como exemplo podemos citar na Tabela 1, onde o maior foco das produções foi à educação ambiental na 30ª RASBQ. A Tabela 4, nos mostra os temas privilegiados pelas pesquisas. E percebe-se que o temas mais abordado nos trabalhos é a água, chegando a ter 33,5% dos trabalhos analisados.

Os autores procuraram contextualizar o artigo, mas fracassaram nesse quesito. Eles fizeram uma análise de trabalhos científicos, e através dos resultados obtidos, tenderam a problematizar o resultado, que seria o baixo número de trabalhos científicos voltados para contextualização e educação ambiental, tendo a educação do campo como contexto. E também podemos concluir que o texto abordou muito pouco a questão das implicações na educação do campo, assim como o título propõe. O texto é abordado de forma a obter dados, fazendo com que posteriormente, com base nos dados obtidos, se faça a pergunta. Porque o baixo número de produção de trabalhos científicos, contextualizando a educação ambiental voltada para a educação do campo? Ao longo do texto o nome de Paulo Freire é citado, haja vista que a contextualização é feita por somente um trabalho, dos trinta selecionados, sendo que o mesmo está intimamente relacionado com o pensamento Freireano. O artigo analisado usa como aporte o teórico Paulo Freire, haja vista que no final do texto ele sinaliza que a articulação entre a química e a agricultura, é muito importante para o ensino de química na escola do campo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (68.2 Kb)   docx (37.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com