TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo o Sonho de Mendeleev

Por:   •  26/6/2019  •  Resenha  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  2.365 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Jeann de Souza Teixeira                                    matrícula: 432202

Resumo sobre tabela periódica

Na tentativa de responder à pergunta “De que é feito o mundo?”, vários filósofos e cientista vêm há milhares de anos com experiências e teorias para tentar desvendar esse mistério. Na Sicilia Antiga há 2000 mil anos um filósofo ao observar o fogo tirou a conclusão que a terra era feita de apenas quatro elementos apenas, sendo eles: terra, fogo, água e ar, mas hoje sabemos que essa conclusão foi equívoca, um exemplo é a água que atualmente sabemos que é formado por duas substâncias, hidrogênio e oxigênio.

        Alguns alquimistas elaboravam receitas que por meio de materiais simples conseguiriam gerar o ouro, nesses casos até aparentava ser inútil essas misturas, mas devido à esses experimentos acabaram a fazer descobertas expressivas. Na metade do século XIX mais de cinquenta elementos já tinham sido descobertos, mas não conseguiam encontrar relação alguma entre esses elementos, até que começou a surgir os primeiros padrões, como os metais alcalinos que reagiam com a água assim sendo possível ver que elementos tipo, Lítio (Li), Sódio (Na) e Potássio (K). Apesar de encontrarem semelhança em vários elementos ainda não era possível saber um padrão entre todos os elementos existentes, isso devido à ainda não serem descobertos todos.

        O russo Dimitri Mendeleev era de uma família pobre e o mais jovem de dezessete filhos, seu pai ficou cego e falecendo em seguida deixando sua família em uma situação mais crítica. A mãe de Mendeleev fez esforço para conseguir colocar o filho em uma academia e foi aí que ele conseguiu dar início a sua brilhante carreira científica. Mendeleev era conhecido pelo seu pensamento rápido e temperamento forte, era impaciente e discutia muito. Apesar da impaciência ele gostava de um jogo de cartas para se acalmar, o jogo se tratava de organizar as cartas de acordo com o naipe, pensou exatamente isso que poderia fazer com os elementos, e anotou todos os elementos que já haviam sido descobertos na época e tentou organizar por peso atômico, só que mesmo assim ainda não conseguia encontrar um padrão, na árdua tentativa de encontrar essa semelhança acabou adormecendo sobre a mesa e sonhando com a sobreposição dos elementos, quando acordou rapidamente foi organizando todos em ondem de peso atômico e não só conseguindo separar por classes como também descobrindo que tinha lacunas que correspondiam aos elementos que não haviam sido descobertos até aquela época.

Com a descoberta Mendeleev foi considerado por muitos como tolo, pois duvidavam muito da existência desses elementos que ele afirmava existir e conseguia afirmar em qual classe eles se localizavam. Apenas 5 anos depois, com a descoberta de um desses elementos que começaram a acreditar em sua descoberta, hoje em dia a tabela periódica utilizada tem algumas diferenças, pois vários elementos novos e outras coisas foram descobertas, mas a sua revelação trouxe muitos benefícios para hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com