TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo boniteza de um sonho

Por:   •  20/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.214 Palavras (13 Páginas)  •  1.915 Visualizações

Página 1 de 13

Capítulo 1

Por que ser professor?

 

Por que ser professor? Essa é uma pergunta bem particular, todos nos temos um sonho, e seja qual for esse sonho, pode ser realizado mesmo diante de impensilios dificuldades, e outros fatores.

Ser professor, é a essência de um sonho, é um olhar direcionado ao aprender e ensinar com amor e dedicação com sensibilidade e consciência, contudo ser professor não consiste em só sonhar é preciso muito trabalho e dedicação buscam e pesquisas e acima de tudo querer ser professor, aprender e ensinar mesmo diante da desvalorização desta profissão do salário baixo, esta escolha deve ser encarada  com dignidade, responsabilidade e com amor ao que se propuseram as melhorias nesta área são poucas, mas temos que acreditar e lutar, justificando a finalidade de nossa profissão.

O papel do educador é aprender para ensinar, buscar conhecimento e métodos que possam levar o indivíduo a querer aprender, o professor precisa ter uma visão psicológica para entender quais as dificuldades que afetam uma criança, para assim poder ajuda com as novas tecnologias, avançamos muito no setor educacional entre outros, facilitando assim  a informação e trazendo com mais facilidade o conhecimento, mas, contudo rompeu um tanto com a ideia da sala de aula, chegando à conclusão que o aprender, não é somente sala de aula, mas também na integração social, ou seja, em casa, na escola ou em sociedade, sendo assim cabe ao educador incentivar a busca do conhecimento para que assim o indivíduo possa vir a ser um sujeito sociável abrangente em seus conhecimentos preparando-os para uma sociedade de múltiplas oportunidades.

Sem educadores, não podemos imaginar um futuro próspero, porque o professor  é muito mais que um mediador do conhecimento é um aprendiz, um construtor do conhecimento, busca sentidos e desenvolve seus projetos com habilidade, consciência e com um sonho  que é a boniteza de ensinar.

        Capítulo 2

Crise de Identidade, Crise de Sentido.

        A profissão de professor não esta morrendo, esta se transformando em uma nova identidade.

        Isso sempre acontece quando forma uma nova geração de professores a identidade docente dessa nova geração de professores é formada de acordo com o contexto que vive atualmente.

        Hoje vivemos em um mundo globalizado e os professores precisam se adéqua a isso para pode transformar esse modelo de globalização perverso e excludente em que vivemos hoje.

        Alguns professores escolhe essa profissão por intuição, esses professores quando são questionados por qual motivo escolheu essa profissão responde: “porque gosto de criança”. Porém essa é uma motivação que tem pouca importância sua formação limita-se a aspectos técnicos - pedagógicos e não ético - político.

        Devido á confusão que existe entre o papel de mãe e de professora, sobretudo na educação infantil.

        É preciso refletir hoje sobre o novo papel do professor, pois nós vivemos em um mundo que aprender é conviver com a incerteza.

        Esta profissão esta sofrendo uma crise de identidade, é uma profissão que esta massificada.

        Nesse novo mundo não tem espaço para o professor que reproduz o conhecimento que foi desenvolvido por outros, o professor deve ser um criador de novos conhecimentos.

        O professor de hoje precisa ter muita autonomia, nessa profissão o professor tem que lidar com a exclusão social organizar trabalho e aprendizagem dele e dos alunos, tem que ser animador de grupo.

        O professor é um profissional que tem contato com a comunidade por esse motivo ele deve ter autonomia e exercer muita liderança.

        Não importa qual disciplina o professor domina ou o grau de ensino que ele esteja trabalhando existe características que é da profissão. A competência genérica da profissão esta em seu saber político- pedagógico.

        Quando falamos em especialista da educação devemos ter cuidado, por que apesar de existi saberes e competência especifica é um erro separa-las burocraticamente isso custa muito caro aos sistemas educacionais.

        Não se pode confundi especificidade da formação do pedagogo com a formação de um especialista a mais.

        Na profissão de professor a mulher é a grande maioria, hoje em dia a mulher esta cada vez mais envolvida com a vida social, política e econômica.

        Apesar de ser uma profissão voltada a emancipação das pessoas, somos profissionais de baixa renda, mas estes profissionais tem capacidade para gestas à transformação.

        Por causa da complexidade da nova sociedade deve haver mudança na profissão de docente, não é dito como deve se feita essa mudança e por isso se tem a sensação de desorientação da escola e do grupo de profissionais.

        A profissão de professor deve mudar deixar de lado a mera transmissão do saber escolar. Os professores devem assumir uma postura mais relacional, dialógica, cultural, contextual e comunitária.

        Para que tenhamos uma educação democrática futuramente devemos aproxima a educação para os aspectos éticos, coletivos, comunicativos, comportamentais, emocionais.

        Para acontecer essa mudança na educação é preciso que haja uma mudança na mentalidade dos professores na sociedade e no sistema de ensino, è preciso que haja uma redefinição dos sistemas de ensino e das instituições escolares. Essa mudança deve vir dos professores e de uma nova concepção do seu papel.

        Existem duas concepções opostas da profissão de docente.

        A concepção Neoliberal é dominante concebe ao professor como um profissional lecionado, avaliado individualmente e isolado na profissão.

        A concepção Emancipadora considera o docente como um profissional do sentido, um organizador da aprendizagem.

        Após a morte de Paulo Freire em 02 de Maio 1997 o Instituto Paulo Freire em são Paulo recebeu muitas mensagens de esperança, de mundo melhor, de solidariedade, nessas mensagens é possível observar que Paulo Freire foi o protótipo de professor emancipador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (124.9 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com