TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Título da Produção: Plano de aula sobre o tema “Perfumes”

Por:   •  21/11/2016  •  Seminário  •  822 Palavras (4 Páginas)  •  1.382 Visualizações

Página 1 de 4

PROGRAD

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DEINICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

[pic 1]

Código:

PLNAL_QUIPRS031

Área:

Química

Tipo de Produção:

Planos de Aula

Data:

15/11/2016

Nome(s) do(s) bolsista(s): Marlon Duarte Moreira, Ingrid Gerdi Oppe e Márcia Maria Pinto Coelho

Nome(s) do(s) supervisor(s): Márcia Maria Pinto Coelho

Nome da Escola: Escola Estadual Duarte de Abreu

Título da Produção: Plano de aula sobre o tema “Perfumes”

Resumo: (de 100 a 150 palavras)

Essa aula foi elaborada para que os alunos possam ter maior entendimento que a química orgânica está ao nosso redor, até mesmo nas coisas mais simples e singelas como um perfume, palavra derivada das palavras latinas per (que significa origem de) e fumare (fumaça). Para iniciar a presente aula, passamos seis amostras informais para que os alunos identificassem somente pelo olfato as substancias presentes nos tubos de ensaio, sendo elas água, álcool, vinagre, essência de cravo, perfume masculino e perfume feminino, com o objetivo de explicar como sentimentos o cheiro e como foi possível identificar as substâncias.

Iniciando com levantamentos de perguntas sobre o tema “Perfume”, abordamos o seu histórico desde o Egito até os dias atuais, principais formas de extração das essências tais como destilação simples e enfloragem utilizando vídeos com trechos do filme “Perfume – a história de um assassino”, e apresentação das estruturas orgânicas moleculares como a água, álcool, ácido acético e cravo.

[pic 2]

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

[pic 3]

PLANO DE AULA

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

INSTITUIÇÃO: Escola Estadual Duarte de Abreu

LOCAL: Sala de aula        

SÉRIE/TURMA: 3º ano do ensino médio (turma 302)

PROFESSOR: Marlon e Ingrid Gerdi Oppe

DATA: 2º bimestre de 2016

DISCIPLINA: Química Orgânica

DURAÇÃO: 50 minutos

INTRODUÇÃO

Sabe-se que os perfumes movimentam um mercado bilionário, já que há consumidores por boas fragrâncias por todo o mundo. Mas afinal, de onde e como surgiram os primeiros perfumes? De onde vem o cheiro deles e como são produzidos? Como sentimos o cheiro e sabemos que ele é bom ou ruim? Foi para responder a estas perguntas que essa aula foi planejada, para que os alunos compreendam que a importância da química orgânica que está presente no nosso dia a dia, até mesmo nos perfumes.

Inicialmente foram passadas seis amostras informais dentro de tubos de ensaio para que os alunos somente pelo olfato identificassem as substâncias presentes, que eram elas: água, álcool, vinagre, essência de cravo, perfume masculino e perfume feminino.

Logo após discutimos como sentimos o cheiro, devido às moléculas gasosas que vão em direção à mucosa olfativa, onde cílios localizados nas extremidades das células olfativas captam as moléculas que levam o odor. As moléculas alteram o comportamento elétrico da célula, criando um estimulo que vai até o bulbo olfativo por meio de uma fibra nervosa. Do bulbo, o impulso segue para outras regiões do cérebro, onde o cheiro será processado. Com isso nosso cérebro armazena todos os cheiros que já sentimos, e é através da nossa memória olfativa que dizemos se um cheiro é bom ou ruim. Isso foi importante dizer para que os alunos compreendessem que foi possível identificar as substâncias presentes nos tubos de ensaio, pois tais cheiros já foram armazenados na memória.

Iniciamos a contar um pouco da história dos perfumes, palavra derivada das palavras latinas per (que significa origem de) e fumare (fumaça), provavelmente surgindo há mais ou menos 800 mil anos, quando o homem descobriu o fogo. Contamos como os deuses eram homenageados com oferenda de fumaça proveniente da queima de madeira, folhas secas e animais, até o uso dos aromas em pessoas, provavelmente acontecendo entre os egípcios.

Para mostrar as principais técnicas de produção das essências dos perfumes, que são a destilação simples e enfloragem, foram explicados teoricamente esses processos e utilizamos trechos do filme “Perfume – a história de um assassino”, trechos esses que mostram um processo de destilação simples da essência de rosas e um processo de enfloragem, onde se “mergulha” as flores em gordura para que esta absorva todo o odor.

Hoje, praticamente, quase todas as essências são sintetizadas em laboratório especializado. Comentamos sobre a composição básica de um perfume, fixadores, diluentes, notas de fundo, do meio e superior.

Para finalizar pedimos para os alunos escrevessem em uma folha o que, a partir dessa aula, passaram a entender sobre a química orgânica no cotidiano. Obtivemos resultados positivos e durante toda a aula os alunos prestaram bastante atenção, mostrando-se interessados a todo o momento.

   

OBJETIVOS:

- Dos alunos:

Compreender sobre perfumes, seu histórico, composição básica e processos de fabricação.

Ter conhecimento da química orgânica no nosso cotidiano.

Entregar uma redação sobre o tema, explicando o que entendeu sobre o assunto de forma clara e concisa.

- Do professor: 

Ajudar os alunos compreender a química orgânica envolvida nos perfumes.

Avaliar texto final produzido pelos alunos, verificando se o objetivo foi alcançado.

RECURSOS DIDÁTICOS:

- Vídeo, Data show e quadro branco.

METODOLOGIA:

- Levantamento de questões iniciais sobre o tema.

- Apresentação teórica do tema.

- Demonstração através de vídeos.

AVALIAÇÃO

- Abordagem do tema durante a apresentação.

- Postura e participação dos estudantes.

- Coesão e coerência do texto escrito.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://www.pibid.ufsj.edu.br/quimica/enviados/Perfumes.pdf

http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc04/quimsoc.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (186.3 Kb)   docx (72.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com