TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE FÍSICA E QUÍMICA

Por:   •  31/1/2017  •  Relatório de pesquisa  •  3.119 Palavras (13 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS

REGIONAL CATALÃO

UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE FÍSICA E QUÍMICA

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

RELATÓRIO INDIVIDUAL DE ESTAGIO 01

Conhecendo a escola

Aluno: Wallace Henrique C. Peres

Matrícula: 201506309

PERIODO: 4º

 

2º SEMESTRE 2016


RESUMO GERAL

                

        Este relatório apresenta as atividades desenvolvidas durante a disciplina de estagio supervisionado 1. O estágio foi realizado na escola Instituto de Educação Matilde Margon Vaz, foram assistidas duas aulas em cada ano do ensino médio, duas no primeiro, duas no segundo e duas no terceiro, totalizando seis aulas assistidas. Além das aulas, foi observado também o ambiente da escola, tanto dentro como fora das salas e a gestão escolar.  

        Aqui são apresentados diversos resumos de vídeos assistidos, os vídeos têm como tema em comum a educação. O objetivo dos mesmos é proporcionar ao discente um conhecimento teórico do funcionamento da escola e da educação em geral.

        O relatório também contém diversas atividades propostas pela disciplina de estágio supervisionado 1, entre elas: os relatos a respeito da escola, feitos pelo discente; dois resumos de artigos escolhidos pelo discente; críticas construtivas a respeito da disciplina abordada; o Projeto Político Pedagógico da escola (PPP), dentre outros.         

         

OBJETIVO GERAL DO ESTÁGIO

  • Preparar o futuro professor para a realização de atividades nas escolas.
  • Conhecer a escola, por dentro e por fora
  • Conhecer a administração
  •  Observar como a escola funciona na prática e como os professores gerenciam e trabalham com as dificuldades pertinentes ao dia-a-dia da escola
  • Vivenciar a aproximação da teoria/observação acadêmica com a realidade da sala de aula.

Introdução:

RESUMO SOBRE OS VIDEOS

Vídeo 01- O projeto político-pedagógico e a gestão democrática - Vasco Moretto

O projeto político pedagógico consiste em um conjunto de orientações que vão dizer, por exemplo, em que direção á escola vai caminha, que tipo de cidadão que a escola vai forma e quais são os projetos que a escola vai formular em cima disso tudo. Para que isso aconteça e funcione este projeto é sustentado por 4 pilares de ensino, esses pilares serão a base de todo o projeto.

Estes pilares de ensino ajudam tanto na formação do aluno e os professores, como eles devem trabalhar para que a formação do aluno seja. É baseado nele o que a escola pretende formar, ele auxilia os professores com métodos para que eles mostrem que a várias formas deles fazerem uma interação entre aluno e professor durante a disciplina, dessa forma o aluno passa a gosta daquela determinada matéria, mas claro, todo professor tem que entender que cada disciplina tem seus métodos próprios de ensino.

Mas para que tudo isso aconteça, o trabalho tanto do coordenador do projeto, quanto do professor e dos alunos precisa ser em uma sincronia impecável, pois assim o projeto funcionará, caso contrário o projeto acabará perdendo a sua essência e a sua natureza, e o que era para ajuda a escola passa a ser apenas um obstáculo. Sendo assim, o PPP tem que ser muito bem elaborado, pensando e realizado.

Vídeo 02: Projeto Político Pedagógico

O Projeto Político Pedagógico refere-se na identidade da escola, o significado deste nome é: “Projeto” representa a direção para melhorias para escola, “politico “porque expressa o compromisso que a escola vai ter no tipo de cidadão que ela irá formar e “pedagógico” são os programas educacionais que serão elaborados para que tudo isso ocorra.

E preciso um roteiro com as informações básicas da escola, tais como: nome, endereço, característica, historia da escola, se esta localizada na zona rural ou urbana, após essa avaliação, tem que se definir qual tipo de aluno frequenta a escola, se é de baixa ou alta renda, isso julga muito no modo de trabalhar com esses alunos, e claro também é necessário definir a estrutura do espaço físico da escola, possíveis melhorias no espaço também são abordadas, todos esses itens influenciam a forma de trabalhar com o projeto político pedagógico.

         O Projeto Político Pedagógico somente irá ter eficácia na escola se a mesma trabalhar como um conjunto, é necessário que os professores entendam que á um modo diferente de ensino para cada matéria, e esse modo é definido de acordo com o nível de dificuldade do aluno. O método utilizado para transmitir o conhecimento ao aluno é o que define também a relação aluno-professor, se essa relação será boa ou não, isso depende apenas de ambas partes envolvidas

Vídeo 03: Relação Escola e Família: Uma Proposta de Parceria

Este vídeo demonstra bem a importância da interação com a escola, pois a família tem o papel de forma o aspecto sócio afetivo do cidadão desde o primeiro ano de vida.  Esse aspecto acompanha o aluno para a formação do cidadão, já escola tem o papel de forma o intelectual do cidadão, mas para que isso aconteça de forma eficaz a família precisa acompanha de perto a vida escolar do aluno.

 A instituição proporciona toda a base necessária para que este aluno seja inserido na sociedade de forma direita, mas para que esse trabalho seja realmente concretizado a família precisa ser o suporte desta base, pois é a família que vai acompanhar a vida do aluno fora da escola, portanto a família deve acompanhar de perto o aluno dentro e fora da escola para que assim ele se torne um cidadão de bem.

Nesse contexto, a escola deveria ser um complemento do que o aluno aprende em casa, só que na verdade isso não acontece, pois, muitos pais infelizmente acham que a escola tem por obrigação cuidar de toda parte educacional moral e intelectual do aluno. Esse fato não pode acontecer, porque como foi dito anteriormente, a escola é a base e a família o suporte desta base, portanto se a escola não tiver esse suporte ela não poderá fazer o papel dela, que é formar um cidadão de bem e correto. Infelizmente através do vídeo é possível perceber que muitos pais não tem o pensamento de que a escola é apenas um complemento da educação que ele recebe em casa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (225.4 Kb)   docx (29.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com