TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE EDUCAÇÃO-FAE CURSO DE PEDAGOGIA

Por:   •  7/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 3

 [pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

REGIONAL CATALÃO

UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE EDUCAÇÃO-FAE

CURSO DE PEDAGOGIA

Alunas Estagiárias: Miriã Sara Pacheco Silva

Geralúcia Sousa Campos        

Profª: Maria Marta    

Dados da escola: Creche Municipal Irmã Yolanda Vaz

                               Jardim II – Matutino

        Prof.ª   Preceptora de Estágio: Camila

Tema: Aprendendo matemática com receita

Data de execução: 9 de agosto de 2016

Duração: 7h às 11h

 

I. Justificativa

O mundo no qual vivemos está em constante transformação. O   aprendizado faz   parte dessa evolução, e as habilidades matemáticas adquiridas serão fundamentais para o desenvolvimento das crianças.

A matemática desenvolve o raciocínio lógico dando a criança uma linguagem quantitativa, na qual ela tem a capacidade de pensar e se expressar matematicamente, interpretando dados e criando estratégias.

Pensando assim propomos no planejamento que as crianças possam abstrair os conceitos de números através da compras e vendas fazendo assim um trabalho onde elas irão através dos conhecimentos prévios aprender, socializar-se e principalmente o trabalho em equipe.

 .

A escola é um espaço de socialização dos conhecimentos historicamente acumulados e a construção de novos saberes. Ao propormos em nosso plano de aula a elaboração de receita de doces e a compra e venda dos mesmo estimularemos o raciocínio e quantificação percebendo que a compra e venda está inserida em seu meio social.

Segundo Vygotsky (1984)

O ser humano é um ser social, para ele a aprendizagem dos conceitos deveria ter origens nas práticas sociais, pois através da socialização e do contato com o objeto de conhecimento possibilitara a formação da zonal proximal do desenvolvimento.

II. Objetivos

2.1 Objetivo Geral

Instigar a criança a perceber a matemática como parte fundamental do seu aprendizado sendo de suma importância para desenvolvimento além sala de aula.

Proporcionando a interação das crianças de forma a desenvolver habilidades pertinentes a construção dos conceitos matemáticos.

2.2 Objetivos Específicos

  • Propiciar a construção de conceitos matemáticos através da compra e venda de doces.
  • Trabalhar a quantificação e raciocínio
  • Desenvolver trabalho em equipe e respeito mútuo no preparo da receitas.

III. Desenvolvimento Metodológico

Desenvolveremos um trabalho com as crianças ensinando como é importante a matemática e que através da confecções de doces de brigadeiros e doce de leite ninho iram aprender compras e vendas e também valorizando a sua autoestima pois as mesma ajudaram na preparação dos doces.

Na compra e venda dos doces trabalharemos a linguagem oral e os conceitos matemático, sempre enfatizando que a compra e venda estão fazendo parte do seu cotidiano quando vão ao supermercado a padaria ou em uma loja. Percebendo a matemática como sendo de suma importância para o desenvolvimento do raciocínio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (116.8 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com