TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estratégia Competitiva

Por:   •  13/5/2019  •  Resenha  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

Aluno: Allan Alves da Cruz

Matrícula n°: 190830/2019

Turma: T37

Análise Crítica: Estratégia Competitiva - Michael Porter

Michael Porter acredita que existem três conceitos básicos que os gestores precisam analisar para obterem respostas concretas para seus questionamentos críticos relacionados à estratégia, que são: as cinco forças competitivas, as estratégias competitivas genéricas e a cadeia de valor.

O primeiro conceito de Porter apresenta cinco forças competitivas, onde é possível determinar com elas a intensidade da competição de um setor, e a partir desta constatação encontrar uma posição de defesa no setor contra as referidas forças, ou mesmo trabalhá-las a seu favor. As cinco forças competitivas são: Ameaça de novos concorrentes, pressão de produtos substitutos, poder de barganha dos compradores, poder de barganha dos fornecedores e por último rivalidade entre os concorrentes. Cada uma destas forças são facilmente exemplificadas em um cenário de negócios, e devem ser analisadas de acordo com as características do setor.

O segundo conceito é baseado nas estratégias competitivas genéricas, que segundo Porter podem ser descritas como atitudes ofensivas ou defensivas com o intuito de criar uma posição defensável em um setor, e ter condições de lidar com as cinco forças competitivas e conseguir ter um retorno positivo sobre o investimento. As referidas estratégias são: Liderança geral de custos, diferenciação e enfoque, que Porter identifica como as três estratégias bem sucedidas para ter um desempenho maior do que a de outras empresas.

No terceiro e último conceito de Porter denominado de a cadeia de valor, é sugerido uma análise na cadeia de atividades realizadas pela empresa para oferecer valor aos seus clientes, e com essa avaliação estratégica detalhada determinar as vantagens das estratégias de custo e diferenciação e ter condições para escolher a melhor para o cenário trabalhado. Porter apresenta cinco atividades primárias e quatro atividades que compõem a cadeia de valor de toda empresa, onde as primárias são: Logística de entrada, operações, logística externa, marketing & vendas e serviços. E as quatro atividades secundárias são: Aquisição, desenvolvimento da tecnologia, gestão de recursos humanos e infraestrutura da empresa.

Com os conceitos apresentados, resta aos gestores analisar ponto a ponto e calcular os custos do seu negócio, e logo depois fazer a mesma análise para os seus concorrentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com