TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADAPTAÇÃO DAS EMPRESAS, ÀS OSCILAÇÕES DO MERCADO

Por:   •  8/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.249 Palavras (5 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 5

ADAPTAÇÃO DAS EMPRESAS, ÀS OSCILAÇÕES DO MERCADO.

-INOVAÇÃO E GESTÃO DAS DIVERSIDADES.

Renato Macedo Maciel

Orientadora: Prof. Me. Jediane Teixeira de Souza.

RESUMO

Desenvolver uma linha de pesquisa que envolva as problemáticas das mudanças do mercado para as empresas, é um desafio que envolve muita experiência com as dificuldades que as mesmas enfrentam diariamente. Regiões em que existem épocas de baixas produções ou procura de serviços, como por exemplo, regiões turísticas, que sofrem a necessidade de fortalecer a administração do negócio, para poder manter sua estrutura ou adaptar rapidamente para as modificações sazonais. As mudanças de tecnologias e serviços podem se basear na adequação da indústria 4.0. fortalecendo assim, o entendimento e a estratégia que as empresas devem tomar para alcançar a eficiência e eficácia que as tornam grandes e, ou estáveis.  Adequar-se e transformar-se em uma empresa que muda rapidamente e que não tem somente um foco produtivo ou de serviço, é o desafio que será detalhado nesta pesquisa.

Palavras-chave: Inovação, estratégia e mudanças Tecnológicas.

ABSTRACT

Developing a line of research involving the problems of market changes for companies, is a challenge that involves a lot of experience with the difficulties that they face daily. Regions where there are times of low productions or demand for services, for example, tourist regions, which suffer the need to strengthen business administration, so as to be able to maintain its structure or adapt quickly to the seasonal modifications . Changes in technologies and services can be based on the adequacy of the 4.0 industry. Thus strengthening the understanding and strategy that companies must take to achieve the efficiency and effectiveness that make them large and, or stable. Adapting and transforming into a rapidly changing company that does not only have a productive or service focus is the challenge that will be detailed in this research.

KEYWORDS: Innovation, strategy and technological changes.

INTRODUÇÃO

O objetivo deste Projeto é adaptar a capacidade das empresas para as épocas de baixa produtividade ou procura. Exemplificando. Estruturar comércios de regiões turísticas, que precisam lucrar ou manter-se nas épocas de baixo movimento. Os riscos que uma empresa corre, devem ser avaliados para mapear as alternativas que não fortaleça nenhum dos tais problemas, minimizando assim, as consequências negativas, desenvolvendo experiências práticas e ágeis para os momentos de baixa produtiva ou de demanda, conforme a região de atuação. Os riscos estarão no micro e macroambiente, por isto, precisa planejar e gerenciar as alternativas adequadas, seguindo um mapa pré-estabelecido. Adaptar a estrutura ou a cadeia de produção geram muitas dúvidas e precisa de uma avaliação cuidadosa. Não dá para uma empresa que produz alimentos, adaptar sua estrutura para um petshop nas épocas de baixa demanda, por exemplo. Mas se souber adaptar pode sim desenvolver lucro e eficácia por todo o ano evitando as fases de baixa produtividade.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O Trabalho apresentado é um estudo para a realização de uma inovação nas estruturas estratégicas e de planejamento das empresas que sofrem com as mudanças constantes.

Portanto é importante ressaltar que se trata de um estudo que precisa esmiuçar os procedimentos das empresas estudadas e estabelecer uma condição de adaptação conforme região e área de atuação. Criando uma estrutura financeira, cultural e produtiva que mantem as empresas na época de escassez.      

METODOLOGIA

Procedimentos metodológicos empregados para desenvolver a pesquisa e tipo de pesquisa (vide manual do TCC da Fatec São Bernardo do Campo)   

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

        Para desenvolver as mudanças e adaptações que fortalecerão a empresa, é preciso primeiro entender o funcionamento nas altas e baixas estações de produtividade. Este entendimento dará a diretriz que é necessária para o planejamento e as adaptações necessárias. Não existe uma receita infalível para lidar com a sazonalidade dos negócios, mas é consenso entre especialistas que o planejamento é o primeiro passo para qualquer empresa se manter viável nesse cenário (LIMA, Samuel).

        Em seguida, alinhar as condições financeiras e produtivas com as possíveis condições do macroambiente e do microambiente. Negócios sazonais devem traçar  suas receitas e despesas ao longo do ano inteiro e aderir a seu orçamento (SOUZA, Alexandre). Desenvolvendo procedimentos que abrangem as empresas 4.0 que é a nova era das empresas. Assim, a empresa consegue modificar sua estrutura e adaptar seu corpo produtivo a intercalação das mudanças e adaptações, sem sofrer prejuízos ou fortes impactos nas mudanças.

        Por fim, como referenciou Aplicar as alterações e controlar as diferenças do planejado. Efetuando assim, a mudança cultural e estrutural necessária para garantir a eficiência, eficácia e a perpetuação da empresa.

Exemplificando.

Uma empresa que atua em no litoral, ela trabalha com itens de praia, que nas épocas de chuva e inverno, não consegue desenvolver uma produtividade. Esta empresa será avaliada em suas condições de modificação de produtos para a época de baixa, utilizando o espaço, para um comércio que é mais procurado nestas épocas. A lógica é inserir produtos que os moradores da região consomem independente da época.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (129.6 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com