TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Uma Nota sobre o Processo de Equipe

Por:   •  18/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  606 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo de Caso:

Gestão de Pessoas

Uma Nota sobre o Processo de Equipe

REFERÊNCIA: Harvard Business School, 2011.

O texto em estudo apresenta estratégias para realizar trabalhos em equipes e mais produtivos. Ainda de acordo com ele, quando as tarefas se tornam mais complexas, será exigida uma imensidão de habilidades que combinam a especialização e a experiência de várias pessoas.

O autor cita quatro aspectos muito importantes da tomada de decisão que exercem forte influência no processo de equipe. São elas:

1. Identificar e explorar o problema

Muitas das vezes as equipes pensam que conhecem seus problemas, olhando apenas superficialmente. Mas é necessário conhecer o problema e explorar todos os pontos. A equipe precisa gastar tempo analisando o problema e o seu estado.

2. Gerar soluções possíveis

Depois de identificado o problema e a sua importância, todos da equipe deve sentir-se à vontade para sugerir ideias possíveis para a resolução do problema.

3. Aprimorar e criticar as soluções

Após todos terem compartilhado suas ideias, chegou a hora de alinhar e chegar a um acordo. O conflito é inevitável, mas precisam ser construtivos

4. Implementar a solução

Todos deram suas opiniões e cada uma foi analisada. Chegaram a um acordo de qual solução implementar, então é necessário um comprometimento de cada membro da equipe para aplicar a solução.

Participação

Observar a desigualdade nos níveis de participação, pois grandes diferenças geralmente indicam que o processo não é eficaz. Membros podem agir como se fossem donos da verdade.

Influência

A influência normalmente é uma questão da situação, da experiência, da competência e do estilo pessoal. Uma forma de verificar a influência relativa é observar a reações dos outros membros do grupo e fazer intervenções para discutir melhor uma ideia e ampliar a discussão.

Conflito

O membro deve aceitar diferenças individuais e ao mesmo tempo celebrar a identidade coletiva da equipe e suas metas, criando um ambiente seguro. Uma discussão sobre diferentes pontos de vista dos membros da equipe e um questionamento franco dos primeiros fatos, ou seja, da raiz do problema, resultam em decisões mais criativas.

Desenvolvimento da equipe

Durante seu ciclo de vida as equipes enfrentam três etapas de desafio: começar, realizar e monitorar o trabalho.

1. Começar

As reuniões iniciais são decisivas para definir padrões e normas. A eficácia de uma equipe sofre o impacto da capacidade e motivação de seus membros. Devemos avaliar competências técnicas, conceituais e interpessoais. Outro fator é gerar comprometimento. Se as pessoas não se identificam e não sentem que constituem uma equipe, não se sentirão coletivamente responsáveis pela equipe e por seus objetivos.

2. Realização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (45.1 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com