TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística: seus conceitos, funções, atividades, objetivos e ciclos.

Por:   •  18/4/2016  •  Seminário  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 3

Logística

  1. Logística: seus conceitos, funções, atividades, objetivos e ciclos.

A logística é toda a cadeia de um processo onde é subdividida em etapas até chegar ao seu resultado positivo final, com o objetivo de atender as necessidades dos clientes. Planeja e controla os fluxos. É uma ferramenta importante para o relacionamento com os clientes e fornecedores. Envolve atividades básicas que podem variar de acordo com a estrutura de cada empresa, como aquisição, movimentação, suprimentos, armazenagem e entrega. A sua função é garantir que os fluxos dos materiais, de informação e financeiros ocorram, portanto é a gestão dos fluxos em todas as áreas. Sempre que existir um fluxo físico vai ter um fluxo de informação. Então a logística faz a gestão dos fluxos através de atividades que são feitas pelas pessoas dentro das empresas. Tem como objetivo dar uma resposta rápida as necessidades dos clientes. Tem também o objetivo de garantir que os recursos saiam do seu ponto de origem e chegue até o seu ponto de consumo na velocidade certa, na quantidade certa, no custo certo, e tempo certo. Seus ciclos são internos, externos, diretos ou reversos.

2. O papel da logística como função da cadeia de suprimentos.

A logística está inserida na cadeia de suprimentos e faz a gestão da cadeia de suprimentos. É uma cadeia porque está entrelaçada e porque eu dependo de um fornecedor, que vai depender de um fornecedor e de outro fornecedor até o ponto de origem. Muitas vezes a empresa não atinge diretamente o consumidor final, dependendo muitas vezes de um vendedor.

Os principais elementos da cadeia de suprimentos são os membros em que passam os suprimentos, ou seja, os fornecedores, empresa focal e os clientes. Podemos ter vários níveis de fornecedores e clientes que chamamos de nível 1, nível 2, nível 3... .

Então compreende desde os fornecedores até o consumidor final, sendo esta cadeia de suma importância para o bom funcionamento da logística.

Cadeia de suprimentos é o grupo de fornecedores que busca suprir as necessidades da empresa não produção de seus produtos,

Planeja, implementa e controla eficientemente a aquisição, estocagem a movimentação e as informações desde as necessidades do cliente até o atendimento final dessas necessidades.

O que se espera é que haja a redução dos custos, aumento da eficiência, aumentar os lucros e manter um menor estoque possível.

[pic 1]

3. A cadeia de valor e criação de valor compartilhado.

Se eu criar valor compartilhado de acordo com a minha cadeia eu vou estar diminuindo os meus custos. Porque eu vou ter mais qualidade, vou ser mais competitivo no mercado, pois eu deixo de competir individualmente e passo a competir em grupo. A minha competitividade se soma a do meu fornecedor e se soma a do meu cliente. Isso é criar valor de forma compartilhada.

A logística é responsável por colocar o estoque ao longo do processo, e quando eu paro de pensar em estoque como um recurso só meu e passo a pensar nele como um recurso da cadeia. Então quando o recurso chega na hora certa, na quantidade certa na velocidade certa no meu fornecedor esta gerando valor, quando chega pra mim esta gerando valor. A idéia de criar valor compartilhado é compartilhar estendendo e parando de pensar individualmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (119 Kb)   docx (111.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com