TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANO DE RECUPERAÇÃO ECONOMICA PÓS PANDEMIA DO COVID-19

Por:   •  29/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.894 Palavras (16 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

FACULDADE ESTACIO EUROPANAMERICANA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIA

ANA PAULA AUGUSTO BARROS

FABIANA MARIA DOS SANTOS

KAREN RIBEIRO DE JESUS

KAROLLAYNE LUANA DA SILVA

SANDRA REGINA DE LIMA MORAIS

THAIS DE OLIVEIRA TERRA LORUSSO

PLANO DE RECUPERAÇÃO ECONOMICA PÓS PANDEMIA DO COVID-19

COTIA

2020

ANA PAULA AUGUSTO BARROS

FABIANA MARIA DOS SANTOS

KAREN RIBEIRO DE JESUS

KAROLLAYNE LUANA DA SILVA

SANDRA REGINA DE LIMA MORAIS

TAIS DE OLIVEIRA TERRA LORUSSO

PLANO DE RECUPERAÇÃO ECONOMICA PÓS PANDEMIA DO COVID-19

Trabalho do módulo de Economia Empresarial apresentado a Faculdade Estácio Europanamericana de Humanidades e Tecnologia, como trabalho final do modulo, sob orientação da Professora Marcia Oliveira

COTIA

2020


Sumário

Introdução        4

QUAL SITUAÇÃO ECONOMICA ATUAL DO BRASIL DIANTE PANDEMIA E O ISOLAMENTO SOCIAL?        5

Sobre o impacto na economia        6

Planos para recuperar a economia.        9

Mundo pós pandemia        13

Conclusão        15

Referencias Bibliograficas        16

Introdução

A crise econômica causada pela Pandemia do Covid-19 será fim da economia mundial?

Devido ao cenário atual, o mundo sofre com a propagação do vírus Covid-19, um vírus que faz sentir seus efeitos recessivos sobre a economia mundial, com uma repercussão global gigantesca, causando o fechamento de mercado externos e interno nos países, em decorrência do isolamento social em tentativa de diminuir a curva de infecções no mundo causado pelo Covid-19. Vemos que a economia do mundo sofre uma perda significativa, e não sabemos até quando isso pode durar. Está acontecendo um grande choque de demanda global, os países deixam de importar e exportar e as pessoas deixam de consumir no país. Ao contrário de recessões que se originam de problemas financeiros ou políticos nacionais que interferem nos fundamentos da economia, com movimentos de quedas de investimentos, seguidos de redução do consumo, com a falta de emprego e da renda, a recessão causada pela pandemia resulta diretamente sobre a produção de bens, com efeitos secundários em cadeia.

Enquanto os governos mundiais dedicam esforços em evitar um colapso no sistema de saúde, o sistema econômico está entrando em colapso. Será que os governos só irão perceber o quanto a economia está sendo prejudicada, quando for tarde demais?

Como estamos vendo no Brasil, onde os governo estaduais estão se preocupando com a curva de infecções e deixando a economia de lado, causando uma grande crise financeiras nas pequenas ,médias e grandes empresas, onde muitas destas empresas, por não possuírem uma reserva financeira, não aguentam o impacto financeiro causado em decorrência do isolamento social imposto, causando demissões em massa, levando pequenos, micro empresários e trabalhadores informais a paralisarem suas operações, com isso uma redução na disponibilidades de serviços e uma redução comercio de mercadorias e produtos.

Desta forma, trataremos de alguns pontos que podem ser uma saída desta crise econômica atual, onde serão apontadas particularidades de cada ponto culminando numa possível resposta a este momento da economia nacional.

Qual Situação Econômica Atual do Brasil Diante da Pandemia e o Isolamento Social?

A situação do Brasil neste momento é que seus principais consumidores externos estão todos com os mercados fechados, devido a essa pandemia. E como exemplo podemos citar a China.

Porque a China?

A China exporta grande partes dos produtos brasileiros, ela é o maior exportador do Brasil, consumindo por exemplo minérios, grãos, carnes, etc. Quando surgiu o grande surto da Covid-19, esta passou a procurar menos pelos nossos produtos porque o país fechou suas fronteiras seus mercados internos e externos. Isso gerou o grande choque de demanda, ou seja, a diminuição nas compras externas e internas.

Fazendo com que houvesse um significativo prejuízo nas exportações do país, por consequência da paralização dos mercados externos, levando a uma menor movimentação, na entrada, de Dólar em nossa economia, fazendo então que o câmbio, seja depreciado.

Como vemos trata-se de uma crise mundial e, existe a tendência dos investidores, investirem no dólar que há no mercado interno, ou seja, vão comprando e nossa economia vai ficando sem a moeda estrangeira. É por isso que acontece a depreciação cambial, a nossa moeda é desvalorizada, fazendo que os estrangeiros paguem menos pela nossa.

Além do choque demanda, há também o choque de oferta, ou seja, a diminuição nas vendas externas e internas.

A China é um pais que faz parte de uma cadeia global, pois fornece boa parte das matérias primas para as maiores empresas mundiais.

Ela parou durante esse tempo de crise, e como sendo uma cadeia global, prejudicou cadeias de suplementos e segmentos econômicos, como por exemplo, segmentos de carro, autopeças, farmacêutica, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, enfim entre outros. Os países que comprava insumos, matérias primas e bens intermediários, produzidos neste país, para ser montado em seus próprios territórios, acabou que sendo prejudicado, pelo choque de oferta.

E isso não acontece só com a China, vem acontecendo onde a doença está afetando, ou seja, no mundo inteiro.

Sobre o impacto na economia

 

Segundo o economista Roberto Dumas, a economia precisa de 4 motores para girar, sendo eles o consumo, o investimento das empresas privadas, os gastos com o governo e as exportações liquidas.

Como a China é o maior exportador do Brasil, conforme as pesquisas não deve crescer mais que 2,00% em 2020.

Como o mundo passa por esta crise econômica, logo iremos sentir por um período de tempo maior os efeitos desta recessão, levando a uma retomada mais lenta de nossa economia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)   pdf (319.8 Kb)   docx (304 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com