TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Novos desafios da Gestão de Pessoas

Por:   •  22/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.957 Palavras (8 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 8

ANHANGUERA EDUCACIONAL

Atividades Práticas Supervisionada de Administração de Recursos Humanos

Guarulhos

2014

ANHANGUERA EDUCACIONAL

        

Disciplina: Administração de Recursos Humanos

Atividades Práticas Supervisionada de Administração de Recursos Humanos

Trabalho apresentado como critério de avaliação da disciplina de Administração de Recursos Humanos do Curso de Administração da Anhanguera Educacional, sob orientação.

Guarulhos

2014

Sumário

1.        Introdução        

2.        Os novos desafios da Gestão de Pessoas.        

2.1. _        Relatório, retratando um paralelo entre o filme “Tempos Modernos” e o texto “A Moderna Gestão de Pessoas”................................................        

3.        Agregando e Aplicando Pessoas.        

3.1. _        Questionário.        

3.2. Relatório, a partir de todas as informações, com um breve levantamento do histórico da empresa.        

4.        Conclusão        

  1. Introdução

Nesta ATPS, tem com objetivo geral apresentar as mudanças ocorridas dentro das organizações em relação a Gestão de Pessoas, um paralelo entre o filme “ Tempos Modernos” e o texto “ A moderna Gestão de Pessoas”, onde foi identificado a evolução da Gestão de Pessoas de 1930 até os dias atuais, também consta um questionário sobre o modelo de Gestão de Pessoas utilizadas na empresa AçoTubo, desde o recrutamento e seleção até a avaliação de desempenho.

Foi avaliado, e analisado cada procedimento que as empresas utilizam para gerir seus colaboradores.

        

  1. Os novos desafios da Gestão de Pessoas.

Essa atividade é importante para desenvolver a habilidade do trabalho em equipe e o entendimento teórico-prático sobre as mudanças ocorridas dentro das organizações e os modelos de Gestão de Pessoas.

2.1.         Relatório, retratando um paralelo entre o filme “Tempos Modernos” e o texto “A Moderna Gestão de Pessoas”.

No texto “A moderna Gestão de Pessoas” nos mostra um pouco sobre a realidade que vivemos hoje.  

Fisher e Fleury (1998) definem a Gestão de Pessoas da seguinte forma: “Conjunto de políticas e práticas definidas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho”.

Na gestão de pessoas moderna tem a missão de investir nos funcionários, gerando uma vantagem competitiva dentro da empresa, ou seja, com o colaborador feliz, dará a motivação certa para que o mesmo realize suas tarefas diárias de forma eficiente e eficaz, impactando na satisfação do cliente.

Como sabemos o funcionário passa em torno de 9 horas do seu dia na empresa, pois existe uma troca de benefícios muito importante para ambas as partes, da empresa para o funcionário afim de proporcionar uma vida financeiramente melhor e do funcionário para a empresa criando, produzindo, bens e serviços para empresa gerando a lucratividade para a organização, e é pelos 3 aspectos da gestão de pessoas moderna que podemos  entender como ela enxerga os colaboradores:

  • Como pessoas, respeitando sua personalidade, cultura e história
  • Como capital intelectual, novos talentos, pessoas com idéias criativas e etc.
  • Como parceiros, pessoas comprometidas com a empresa, que investem seu conhecimento e habilidade na empresa.

Com todos esses aspectos, gera dentro da empresa a competitividade à organização, colaboradores treinados e motivados, administrar mudanças entre outros benefícios, fazendo com que esses sejam os objetivos da gestão.

Mas nem sempre foi assim, como retrata o filme “Tempos Modernos” de Charlin Chaplin, onde mostra a época da revolução industrial nos Estados Unidos nos anos de 1930, os trabalhadores não eram tratados como pessoas e sim como maquinas o empregador só conseguia enxergar a lucratividade, no filme podemos ver esse tipo de visão o tempo todo, existe uma cena da hora do almoço onde a empresa queria que os funcionários almoçassem no mesmo tempo que trabalhava, pois a hora do almoço era visto como prejuízo, também é retratado no filme a grande carga horária de trabalho. Tudo isso para retratar como eram as empresas naquela época, onde a ambição era grande, ao ponto de esquecer totalmente da vida dos funcionários.

Podemos concluir que na gestão de pessoas, houve uma evolução muito grande, e até hoje esta em constante atualização, a fim de unir o útil (bons funcionários, expertise na produção, colaboradores qualificados e motivados) ao agradável (lucratividade, satisfação do cliente, credibilidade).

  1. Agregando e Aplicando Pessoas.

Essa atividade é importante para ter um contato com uma organização e conseguir alinhar teoria à prática dentro do mercado de trabalho.

3.1.         Questionário diretivo e aplicar ao Gestor a fim de identificar qual é o modelo de Gestão que é utilizada na organização, desde a forma de recrutamento e seleção até a avaliação de desempenho dos colaboradores.

  1. Qual é o papel do RH na Organização?

R: Atualmente o Rh vem desempenhando um papel mais amplo. Nos últimos anos, após corrigir uma série de erros operacionais recorrentes, começou a ganhar mais espaço na empresa. Hoje o RH participa de diversos projetos junto à diretoria e desenvolve ações internas para atingir os objetivos da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (199.1 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com