TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO PARCIAL DE ESTÁGIO - OBSERVAÇÃO EMPRESARIAL

Por:   •  11/10/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.239 Palavras (5 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 5

RELATÓRIO PARCIAL DE ESTÁGIO - OBSERVAÇÃO EMPRESARIAL

SEMESTRE 2020 . 3

Aluno (a): Fernanda de Lima Santos

Matrícula: 2017.070.37884

Empresa: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial- DR/SE

Endereço da empresa: Av. Dr. Carlos Rodrigues, S/N – Capucho – Aracaju - SE

Telefone da empresa: (79) 3226-7437

Site/e-mail da empresa: www.se.senai.br

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) iniciou sua história em Sergipe em 1945, inaugurando seu primeiro centro de formação profissional, contribuindo decisivamente para a formação profissional de várias gerações e para a industrialização no estado e desde então vem ampliando ao longo dos anos sua atuação na área de educação profissional, tecnológica  e  de inovação, desenvolvendo um trabalho com comprometimento e tendo o objetivo de ofertar aprendizagem industrial, contribuindo assim para a formação dos trabalhadores da indústria. Suas iniciativas buscam o aperfeiçoamento e especialização para trabalhadores industriários, elaborando programas educacionais e ações para o desenvolvimento de pesquisas tecnológicas sob o interesse da indústria. Sendo uma entidade de direito privado, organizada e dirigida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o SENAI é o maior complexo de Educação Profissional da América Latina, oferecendo serviços de qualidade, contribuindo para o desenvolvimento pleno e sustentável do país. Presente em todos os estados, a instituição possui papel relevante na elevação da produtividade e competitividade da indústria brasileira. Através de suas práticas de melhoria contínua, a entidade vem expandido sua atuação, atendendo a diversos segmentos do mercado industrial com aplicação dos melhores métodos de educação, tecnologia e inovação voltados para o futuro do trabalho. Em constante desenvolvimento, alinhado ao planejamento e ações estratégicas, a instituição busca atender às novas demandas do estado inaugurando novas unidades operacionais no interior e investindo em unidades móveis. Sua cadeia produtiva entrega valor à sociedade e indústria local alinhados aos princípios da transparência, economicidade e governança institucional. É fiscalizado pelo Tribunal de Contas da União – TCU e vinculado ao Ministério da Economia.

A) PROCESSO DE TRABALHO – DADOS RELATIVOS AO LOCAL DE ESTÁGIO

  • Função exercida: Auxiliar Administrativo
  • Descrever o processo de trabalho indicando as atividades desempenhadas: 

Atendimento pessoal, telefônico ou por e-mail aos clientes; emissão de relatórios e declarações diversas; inadimplência; conferência de documentação; controle de arquivo; medição; lançamento de nota fiscal; negociação; entre outras rotinas administrativas julgadas relevantes pela gerência.

  • Apresentar fluxo ou mapeamento das atividades desenvolvidas:

Atendimento Pessoal, telefônico ou por E-mail: Esclarecendo as dúvidas dos clientes da instituição.

Emissão de Relatórios: Os documentos são emitidos para acompanhamento dos índices de inadimplência.

Declarações Diversas: De acordo com a demanda dos clientes.

Inadimplência: Realizar o acompanhamento da inadimplência referente a pessoa jurídica, através de emissão de relatórios semanais, atualização de planilhas, efetuar ações de cobrança através de e-mail, ligação e envio de notificação extrajudicial para os clientes devedores.

Conferência de Documentação: Conferir os documentos fornecidos pela área de atendimento para a montagem das pastas de clientes inadimplentes.

Controle de Arquivo: realizar a organização do arquivo, utilizando o método alfabético para arquivar as pastas dos clientes inadimplentes.

Medição: acompanhar e inserir no sistema o processo de pagamento via medição, com a finalidade de medir a realização de um serviço prestado para que seja efetuado posteriormente o pagamento, deduzindo o valor do saldo liberado, e encaminhar para aprovação do gestor.

Lançamento de nota: lançar no sistema as notas fiscais para pagamento, montar o processo, encaminhar para aprovação do gestor e entregar ao setor de contas a pagar.

Negociação: De acordo com a demanda é efetuado acordo de negociação para clientes devedores.

  • Período que desenvolveu ou desenvolve a atividade: Desde 04 de dezembro de 2017, até o presente momento.

B) CORRELACIONAR AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM OS OBJETIVOS FINAIS DA ORGANIZAÇÃO

      Missão da empresa: Contribuir para o Desenvolvimento Industrial do   Estado de Sergipe e para elevar a competitividade da indústria brasileira, através da Educação Profissional, Serviços de Tecnologia e Inovação, promovendo a adequação e a difusão de novas metodologias e tecnologia.

  • Contribuição das atividades desenvolvidas por você para o alcance dos objetivos organizacionais:

As atividades que desenvolvo dentro do âmbito operacional financeiro da empresa contribuem para o alcance do objetivo da mesma, pois atuo com a responsabilidade de que as minhas atribuições são de suma importância para que a empresa continue no mercado ofertando educação profissional, serviços de tecnologia e inovação a indústria do estado. Acreditando na excelência da qualidade que a empresa possui, procuro aprimorar cada vez mais meus conhecimentos para contribuir de forma que os meus esforços juntamente com o de todos os colaboradores que fazem parte da instituição continuem contribuindo para o crescimento continuo da empresa.

C) RELACIONAR AS ORIENTAÇÕES E TREINAMENTOS RECEBIDOS E APRENDIZAGEM DECORRENTE

  • Tipos de treinamentos e orientações: A empresa proporciona aos seus funcionários treinamento padronizado, continuo através da equipe de trabalho, capacitação através do sistema unidústria que funciona como uma plataforma de ensino com cursos EAD para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das competências técnicas, o qual fica  disponível para todos os funcionários e estagiários, também ofertar cursos fora do trabalho direcionados para área especifica de atuação de cada colaborador.

D) RECURSOS UTILIZADOS NAS ATIVIDADES – MANUAIS E EQUIPAMENTOS

Equipamentos básicos de escritório, tais como: computador, teclado, mouse, telefone, impressora.

E) RESULTADOS ESPERADOS EM RELAÇÃO AS SUAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA EMPRESA:

Ética, comprometimento e compromisso com as atividades desenvolvidas no âmbito operacional da empresa, as quais devem ser realizadas de acordo com os procedimentos padrões estabelecidos, visando a qualidade e o alcance dos resultados desejados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (89 Kb)   docx (300 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com