TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Estagio Supervisionado

Por:   •  25/5/2015  •  Tese  •  2.202 Palavras (9 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 9

                             UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP[pic 1]

             CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO SENHOR DO BONFIM

Everton Felisberto Souza da Silva

RA: 366918

Estagio supervisionado

Senhor do Bonfim- BA

12-05-2014

                         UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP[pic 2]

        CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO SENHOR DO BONFIM

Estagio Supervisionando

Atividade apresentada a Universidade Anhanguera - Polo Senhor do Bonfim, como requisito parcial da disciplina Estagio Supervisionado, do Curso de Administração.

                      Senhor do Bonfim-BA

                             12-05-2014

Relatório de Estágio

Supervisionado

IDENTIFICAÇÃODOESTAGIÁRIO

Nome: Everton Felisberto Souza Da Silva

RA: 366918

Polo: Senhor do Bonfim – BA

PeríododoEstágio:01/    0    4 /2014a 300    4   /2014

Ano Letivo: 2014

IDENTIFICAÇÃODAEMPRESA

Nome da Empresa: Rodrigues Atuo Peças e Serviço LTDA

Nome Fantasia da Empresa: Auto Peças Rodrigues

Endereço: Rodovia Lomanto Junior, Km 104 A BR 407.

Bairro: Rodovia – Senhor do Bonfim- BA.
CNPJ: 09.351.737/0001-23.

Insct. Est. 76.401.770-PP CNPJ: 48970000

Setor de vendas e Administrativo

INFORMAÇÕESSOBREAEMPRESA:

  Rodrigues Auto Peças e Serviço LTDA e uma empresa ainda jovem, fundada por dois irmãos no mês de janeiro de 2008.
Idealizada e formada por profissionais capacitados, a Rodrigues Auto Peças e Serviços LTDA, assume agora os desafios de manter, atualizar e ampliar a sua capacidade de atendimento na região, através de um trabalho em conjunto com funcionários e colaboradores, distribuidores e parceiros.
Além de se posicionar como uma empresa Automotiva e prestadora de serviços, a Rodrigues Auto Peças e Serviços LTDA, conta com o apoio tecnológico e comercial de renomados parceiros nacionais para a prática de produtos com a tecnologia e a maior segurança para seus clientes.

   Ao longo do tempo foi vendido o direito de um dos sócios, passado assim a empresa para as mãos de apenas um membro, que já tinha experiência no ramo, pois exercia essa função em outra empresa, estabelecendo seu ramo de autopeças. Pelo fato do proprietário estar na cidade há mais de trinta anos e a empresa ter seis anos de existência, a postura é de confiança e credibilidade com a clientela, isso não o livra da inadimplência, pois além de possuir esse empreendimento, o proprietário possui mais dois ramos de investimentos, alimentício e agropecuário na região sendo assim um empresário bem-sucedido.
Os clientes apresentam uma relação de amizade e confiança, o mesmo acontece com colaboradores e fornecedores.

  Rodrigues Auto Peças e Serviços LTDA, trabalham com itens voltados para o setor de automóveis, oferecendo muitas opções de produtos de excelente qualidade para seus clientes além de fornecer um atendimento que agrada ambas as partes, tanto funcionários como clientes.
Nas datas festivas a empresa oferece promoções e sorteio de brindes, além de confraternização com funcionários em datas comemorativas.
O empreendimento possui ética e respeito com seus clientes e fornecedores, além de proporcionar capacitações a seus funcionários.

  De modo geral, a empresa é especializada na prestação de serviços mecânica, chaparia, escapamentos, soldas, pintura de carro e além de apresentar um profissional responsável pela parte eletrônica dos automóveis.

  A empresa é pequena, no entanto pode crescer, tem dois funcionários, dispõe um carro para ajudar na locomoção de clientes e nas entregas de mercadorias, facilitando ainda mais o trabalho, conquistando cada vez mais o mercado. A estrutura física é satisfatória para a comodidade dos consumidores, além de está em um local estratégico e bem localizado.

  A empresa espera ser reconhecida pela excelência em prestação de serviços, utilizando, tecnologia de ponta, buscando o aperfeiçoamento contínuo das atividades realizadas pelos funcionários, de forma a identificar e antecipar tendências e oportunidades.

 Sendo assim, o objetivo da empresa é oferecer serviços de qualidade para satisfazer os consumidores, além de comercializar e distribuir produtos automotivos, fornecer inovação em serviços, produtos e atendimento, preservando a ética e a transparência nas negociações.

 PLANO DE AÇÃO:

Pontos Positivos:

  • Facilidade de organização de mercadorias
  • Disponibilidade de vendas por pedido especial para clientes
  • Empresa e tem uma localização boa
  • Da oportunidade os funcionários
  • Tem suas funções dependendo de cada serviço oferecido
  • Postura Ética e Transparência nas Ações
  • Participação de todos e empenhos em cada função
  • Trabalho em Equipe e Comprometimento com as Metas Estabelecidas
  • Qualidade e Simplicidade

Pontos negativos:

  • A empresa não e subdividida
  • Quase todos os funcionários exercem todas as funções (tirando a parte administrativa)
  • Deixa há desejar um pouco na parte de divulgação.
  • Não desmobiliza muito material de trabalho
  • Sua formatação tem como característica o Antigo  empreendedor 

Organograma:

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9]

[pic 10][pic 11]

[pic 12][pic 13]

[pic 14][pic 15]

[pic 16]

[pic 17][pic 18]

[pic 19]

[pic 20]

[pic 21]

CRONOGRAMADASATIVIDADESDESENVOLVIDAS:

    Março Declaração/ Visita

     Abril

Começo de estagio

    Abril

Atribuições dentro da empresa

   Abril

Conclusão da frequência

    Maio

Montagem do relatório

   Maio

Conclusão do relatório

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

 22

 23

 24

 25

 26

 27

 28

 29

        

 30

CONSIDERAÇÕES:

Relatório:

  O estágio foi realizado na empresa Rodrigues autopeças e serviço LTDA, tendo como objetivo para aprendizagem, conhecer sobre o funcionamento da empresa de modo geral, em todos os campos, desde vendedor ao setor administrativo.

  Assim obtive as vivências necessárias para um estágio de observação do aprendizado oferecido pela empresa, pude tratar com o cliente frente a frete, tendo como função satisfazer ambas as partes, além de proporciona um ambiente seguro para acomodar todos os clientes. Neste setor tive como experiência a consciência de que cada situação necessita de desenvoltura do funcionário, podendo entender as necessidades do cliente, mostrando o que é solicitado pelo consumidor, atendendo suas demandas. Outra função da empresa, muito semelhante a função anterior é o atendimento ao cliente por telefone, onde temos que observa o que se pede com mais atenção, por não está em uma negociação frente a frente, sendo assim, além de dificultar a vendo, temos que passar confiança aos clientes em relação a qualidade dos produtos, para que eles possam perceber que a loja é o melhor lugar para realizar suas compras.

  Outra função que pude realizar foi a compra de mercadorias, onde temos a missão de melhorar o estoque a partir da compra de itens que estão em falta na  empresa, é realizado também a venda antecipada através de pedidos previamente solicitados pelos clientes, e assim temos que pesquisar qual fornecedor tem o melhor preço e as melhores formas de entrega para facilitar a venda e a entrega aos nossos destinos finais. Neste quesito têm ótimo fornecedor que trabalha com a empresa há algum tempo, facilitando e prestando um serviço de qualidade, além de garantir a troca da mercadoria caso ocorra algum defeito      ou se antes do tempo descrito pelo fabricante ela tenha desgaste, assim se pode mostrando ao cliente que a empresa presta um serviço de qualidade com finalidade de atender às necessidades dos clientes.

  Uma das medidas adotada pela empresa no recebimento da mercadoria é a conferência dos produtos um por um, pois assim localiza o produto em perfeito estado, se ele apresenta alguma alteração após sair do distribuidor ou se sofreu algum dano no trajeto. Outra medida é a codificação e armazenagem do produto, pois cada produto tem sua localização certa nas prateleiras, pois facilita para o funcionário na hora de vender para o cliente, diminuindo o tempo de espera, além de conter um depósito de mercadorias onde acomoda o mesmo sistema de separação. Outra maneira de facilitar a venda são as codificações feitas pela empresa, onde coloca o código do produto original e o da empresa para facilitar na hora de mapear os produtos em seus devidos lugares, proporcionando comodidade no cadastramento dos códigos no programa da loja onde, é realizado a conferência de estoque e localização dos preços que são facilmente encontrados e passados aos consumidores.

  No desenvolvimento do estágio ocorreu uma devolução de mercadoria, onde o gerente mostrou como tomar as providências para que ambas as partes saiam satisfeita, para não comprometer a loja e nem a fidelidade do cliente. Neste procedimento foi passado o produto que apresento mau funcionamento a avaliação da empresa, depois ao seu fornecedor onde foi detectado o defeito, assim o fornecedor mandou outro produto para supre o estoque e imediatamente a loja repassa o produto ao cliente.

  Foi mostrado no decorre do estágio como funcionava o cadastramento dos clientes e dos produtos, salientando que os clientes que procuraram a empresa no período do estágio, em sua totalidade, já eram cadastrados, sendo assim não tive como cadastra nem um, mesmo assim foi orientado pelo gerente como seria o cadastramento. Em relação aos produtos foram cadastrados, organizados e separados por necessidade, demanda e posição onde cada um tem sua forma de cadastro e seu dado fica registrado no programa, pois a empresa tira nota eletrônica (DANFE) e nota de serviço onde e prestado o serviço mecânico que é entregue ao consumidor.

  Na parte dos fundos da empresa funciona a parte de mecânica, chaparia, pintura e soldas em geral. Lá foi constatado que a empresa tem um bom espaço, todas as funções oferecidas têm seu local adequado e bem arejado, concedendo ao profissional um local de trabalho adequado para suas necessidades, outra coisa importante é que o cliente pode confiar no serviço prestado, pois é realizado um  relatório do veículo ao entra no setor da oficina, onde é anotado a placa, o modelo e o que será feito a partir do histórico do carro, assim quando o automóvel sair om proprietário saberá o que foi realizado e que material foi utilizado no serviço.

  Observei também que a empresa possui um contador que proporciona todo aparato e soluciona, ou tenta solucionar qualquer problema que ocorra na parte financeira, proporcionando segurança ao empreendedor, além disso, apresenta  também um administrador que auxilia a empresa a alcançar os objetivos previamente definidos, além de perceber novidades que se assemelhem ao perfil da empresa para serem trazidas ao local de trabalho proporcionando aprendizado a equipe. Ele tem como característica não só de gerenciar a empresa, mas também a finalidade de sempre procura as melhores formas de asseguras suas vendas, desta forma ele procura levar os funcionários palestra, cursos de capacitação e sempre faz uma reciclagem, permitindo que a empresa não fique na mesmice. Uma alternativa que ele apresenta esta voltada no preço dos concorrentes, pois a melhor forma de ter uma loja com investimento em seus funcionários é a partir da vendo de produtos com qualidade e com os preços acessíveis a seus clientes, para isso, atualiza seus funcionários com cursos e palestras sobre os produtos vendidos.

  Fui apresentado ao desenvolvimento do caixa, onde foi mostrado como inicia o dia e seu fechamento, analisando o que saiu no dia além de ter um controle pelo sistema de vendas e anotado cada item vendido no dia de forma organizada, facilitando o vendedor a passar corretamente o que foi vendido ao gerente, assim o fluxo de caixa é sempre conferido ao final de cada expediente. Fui também apresentado ao relatório onde é feito o balanço do mês, nele contém o controle do que foi lançado ao final de cada mês, para ser levado ao final para o contador.  Visualizei à folha de pagamento de cada funcionário onde é passado as normas do INSS, mostrando o que é descontado de cada funcionário e como funciona o pagamento.

 Conclusões:

A importância do estágio na formação do acadêmico é possibilitar contato profissional com as diversas realidades organizacionais em que vai trabalhar aproximar-se dos possíveis empregadores,
exercitar a capacidade administrativa em razão do acesso aos reais problemas empresariais.
Na realização do estágio foi encontrada algumas dificuldades devido à empresa não ter uma separação de departamentos, e a administração são realizada de forma agrupada, sendo a maioria das áreas da empresa desenvolvida no mesmo setor, com exceção apenas do setor técnico e atendimento ao cliente.  Essas dificuldades serão solucionadas mediante algumas recomendações feitas:
estas foram comunicadas ao gerente administrativo onde, ele poderá melhorar no desempenho da subdivisão da empresa e na forma de divulgação, onde pode ser utilizada a internet como um meio de aumentar a publicidade. Outra finalidade é separar os funcionários para suas respectivas funções, proporcionando maior desemprenho para o funcionário, mantendo o trabalho em equipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (225.9 Kb)   docx (770.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com