TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho interdisciplinar 1º semestre superior tecnico em processos gerenciais

Por:   •  12/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.505 Palavras (11 Páginas)  •  754 Visualizações

Página 1 de 11

UNOPAR

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais

Emilton Alexandre de Alencar Tenório

GESTÃO ORGANIZACIONAL

Maceió

 Agosto de 2017

Emilton Alexandre de Alencar Tenório

GESTÃO ORGANIZACIONAL

        Trabalho apresentado no curso

        Superior de Tecnologia em

        Processos Gerênciais da

        Universidade Norte do Paraná

        Maceió - AL

Maceió – Al

Agosto de 2017

Processos Gerenciais - Trabalho Interdisciplinar

Gestão Organizacional PRÁTICAS DE GESTÃO DA EMPRESA Fika Frio Portfólio individual – 1º semestre de 2017.

         Trabalho Interdisciplinar individual do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais I – UNOPAR – Maceió – AL Emilton Alexandre de Alencar Tenório

Analisar as Práticas de Gestão em uma empresa do ramo de alimentação, identificando e sugerindo proposta de intervenções (consultoria). OBJETIVO DA ATIVIDADE. Visando a preservação da imagem e identidade da empresa pesquisada, utilizaram-se nomes fictícios

CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA PESQUISADA Instituição formal; Fundação: Ano de 1980; Razão Social: Fika Frio – FF Sorvetes ltda - EPP; Nome Fantasia: Fika Frio; Localização: Município de Maceió, Estado d Alagoas; Atuação: Ramo de Comércio e indústria de alimentos; Produtospolpas de frutas, sorvetes, sorvetes de iorgute e picolés; Clientes: distribuidores, consumidores finais, supermercados e instituições; Mercado: Estado de Alagoas e outros estados do nordeste; Força de trabalho: aproximadamente 200 funcionários.

ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE Sabe-se que o código de ética empresarial é um instrumento que serve para demonstrar os princípios, a visão e a missão de uma empresa. Através deste documento conhece-se a postura social da instituição diante do público com quem interage. Conforme constatado através do material de estudo da disciplina Ética, Política e Sociedade, o Código de Ética pode se referir a conduta social da empresa, explicitando sua contribuição para a comunidade e com o governo. Essas ações podem dar a ideia do posicionamento da empresa, fator de identificação com funcionários e clientes.

Verificou-se que a empresa entrevistada: possui um código de ética documentado onde tem como sua principal preocupação em levar o melhor priduto para seus clientes de forma limpa segura e adequada. O Gestor entrevistado ao ser questionado sobre a Missão, Visão e Valores que a Empresa empregava, demonstrou segurança, tendo como missão produzir alegria com alimentos saborosos e saudáveis, visão: ser uma companhia referência no nordeste e no Brasil, criar e manter marcas de alimentos saudáveis e confiavéis, ser refência de boas práticas de gestão com foco em valores, seguir sendo uma empresa feliz, saudável que transforma a realidade das pessoas e da comunidade onde está inserida, criar produtos serviços empregos e relações diferênciadas; valores: confiança, respeito, união, simplicidade e trabalho.

MODELO DE GESTÃO DA FIKA FRIO, Natureza familiar; onde boa parte dos cargos de gesão destá empresa é dos familiares onde já está na 2º e 3º geração, tendo apenas em alguns cargos de gerencia profissionáis que vieram promovidos da própria industria e outros contratados para melhor o nivel de sua gestão de equipes.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL: Recomenda-se a Fica Frio: Buscar a profissionalização da gestão, com práticas administrativas mais racionais e modernas.  É percebida a centralização das decisões no nível de Diretoria, especificamente as assumidas pelo Diretor Administrativo Flavio que é filho do fundador, que acumula funções tanto do nível estratégico quanto do tático, se envolvendo de modo geral nas atividades da Empresa. Segundo Ferreira (2006, p.19) “gerir significa organizar e modelar, por meio de instrumentos e técnicas adequadas [...]”.

NÍVEIS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA FICA FRIO Níveis Hierarquia Funções Estratégico Diretoria Planejamento, Organização, Direção e Controle. Provisão de recursos financeiros, Definição de Estratégias e Objetivos Organizacionais. Tático Gerência e Supervisão Planejamento, Organização, Direção e Controle Efetividade das operações, liderança de equipes, Qualidade técnica dos produtos Operacional Assistentes, Auxiliares, Vendedores, Motoristas, Representantes, Eletricista, Soldador, Mecânico etc. Execução das atividades Administração é um processo de tomar decisões e realizar ações que compreendem quatro processos principais e interligados: planejamento, organização, direcionamento e controle (MAXIMIANO, 2003).

Implantação na fábrica do PCP (Planejamento e controle da produção): Responsável pelo planejamento, organização, direção e controle da produção;  Foco: aspectos técnicos, administrativos e operacionais. Operacionalização do PCP na Fika Frio: Planejamento: Atendimento ao estoque de produto acabado, alinhado a demanda do comercial (vendas); Diretoria e Líderes / meios e recursos / objetivos e metas Organização: Divisão das tarefas para os setores / funções pertinentes; Execução das tarefas pelos níveis operacionais; Direção: Comando e coordenação pelos líderes; Ambiente favorável e motivação da equipe Comunicação e resolução de conflitos; Controle: Monitoramento; Relatórios de perdas, horas trabalhada, produção, consumo de matérias-primas etc. Analisados pela Diretoria e Responsáveis, durante e ao final do processo produtivo. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA FIKA FRIO.

SISTEMA ORGANIZACIONAL: O conceito de “organização como sistema”, ou seja, um organismo vivo formado de vários subsistemas interligados e interagindo entre si em função de um todo maior, que por sua vez inter-relaciona-se com o meio externo, caracteriza um sistema aberto. Karl Ludwig Von Bertalanffy (1909-1972) propôs uma nova estrutura integrada e útil, para organizar e interpretar o conhecimento administrativo (SILVA, 2013, p. 114).

SISTEMA ORGANIZACIONAL DA EMPRESA FIKA FRIO.

Conforme Chiavenato (2000, p. 88), há três tipos básicos de habilidades necessárias ao administrador: Técnica; Humana; Conceitual. HABILIDADES NA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (127 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com