TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um breve resumo sobre processo produtivo

Por:   •  4/9/2017  •  Resenha  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 3

UFBA - Universidade Federal da Bahia

Augusto Cesar Mamona Alves

Que papel deve desempenhar um líder de forma a motivar sua equipe de trabalho

Para um líder ser considerado eficiente, ele deve conseguir resultados positivos a partir do desempenho da equipe que ele lidera, logo ele deve conseguir incentivar de maneira harmônica o grupo de trabalho de modo a conseguir chegar a suas metas e dessa forma alcançar o crescimento do grupo como equipe.

Um líder deve servir de exemplo personificando as qualidades esperadas em seu grupo de trabalho. Assim, por exemplo, para trabalhar na área de criação de uma agência de marketing deve-se ser uma pessoa comunicativa, com boa visão de mercado e criativa. Logo, o líder da equipe de criação deve possuir, dentre outras qualidades, as exigidas para todos os outros funcionários da área, só que em um nível exemplar. O líder deve se esforçar para ser reflexo de um bom profissional, comprometido com suas responsabilidades e com seu papel na organização, uma vez que muitos podem se espelhar em suas atitudes e postura devido ao cargo ocupado. Segundo Leonardo de Campos, diretor da Simbiose, “É importante destacar que ele é um exemplo para toda a equipe. O líder deve estar atento à coerência entre o seu discurso e as suas atitudes, além de sempre se preocupar em ser atencioso com os demais colaboradores. Para ocupar uma posição de liderança, é preciso entender a importância que esse papel tem para a equipe”..

Um bom líder deve conseguir estimular, através da humanização dos integrantes de sua equipe, proporcionar um bem estar entre a equipe e suas tarefas de modo a otimizar o desempenho da mesma, e como consequência, gerar bons resultados para a empresa que estes fazem parte, logo, o líder tem como papel fundamental, o gerenciamento do equipe, ou seja, o gerenciamento humano, de forma a gerar um bom desempenho profissional do todo.

Ainda segundo Leonardo de Campos o líder deve alinhar os objetivos da sua equipe e conhecer um pouco sobre cada um de seus subordinados para que o resultado final seja concretizado com sucesso e atenda as necessidades da organização. “Eu comparo o papel de um líder ao de um maestro regendo sua orquestra. Ele precisa conhecer seus músicos, o virtuosismo e o potencial de cada um, precisa dar o tom, coordenar e sincronizar todos os instrumentos, motivar e inspirar os músicos para darem o melhor de si e trabalharem em equipe para conquistar o melhor resultado possível: uma linda sinfonia”.

Desta forma, foram estudadas maneiras a notar e avaliar possíveis lideres natos, a partir de pesquisas e dinâmicas em equipe, e então foram notadas certas qualidades necessárias para que uma pessoa seja considerada um líder natural, são elas: a capacidade de enxergar cada integrante da equipe como uma pessoa singular e única quando posta em um ambiente de trabalho, isso seria, notar as suas características, ambições, expectativas, necessidades e desejos, podendo dessa forma, estimular os indivíduos de forma correta a eles responderem da melhor forma e com o maior rendimento possível. Outra característica, que talvez possa até ser considerada uma consequência da citada anteriormente, é o pensamento de que cada individuo vai necessitar de um tipo de liderança diferente, ou seja, terá que ser estimulado de forma diferente, de maneira a responder de forma positiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (52.8 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com