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A Gestão de Pessoas

Por:   •  11/5/2019  •  Artigo  •  3.981 Palavras (16 Páginas)  •  8 Visualizações

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CARLOS FRANCISCO DA COSTA - 8041379

Licenciatura em Matemática

POTENCIALIDADES E POSSIBILIDADES DO USO DO JOGO DE XADREZ NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Orientadora: Profa. Ms. Juliana Brassolatti Gonçalves

GUARATINGUETÁ - SP

2018


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POTENCIALIDADES E POSSIBILIDADES DO USO DO JOGO DE XADREZ

NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Carlos Francisco da Costa

Resumo: Vários estudos apontam que o jogo de Xadrez promove o desenvolvimento da memória, do pensamento lógico, da imaginação e da criatividade, da capacidade de predizer e prever as consequências das ações, de entender o que é o respeito ao diferente, melhora a concentração, ensina a independência, inspira a automotivação, mostra a importância do trabalho árduo, entre outros. No que tange ao ensino de Matemática, especificamente, esta pesquisa justifica-se pela contribuição que o jogo pode aportar a professores no ensino de aritmética, álgebra e geometria. Como o questionamento central desta pesquisa temos: por que não ter um tabuleiro de xadrez nos LEMs uma vez que se trata de um esporte, uma arte e uma ciência que utiliza várias estratégias e envolve versatilidade e multiplicidade? Diante do exposto, este artigo, de cunho exploratório e bibliográfico, tem por objetivo principal realizar um estudo teórico sobre as possibilidades e potencialidades do uso do jogo de xadrez no ensino de Matemática no ensino fundamental e no ensino médio. Como objetivo secundário, pretende-se elencar algumas sugestões de atividades com o jogo de Xadrez para o ensino de Matemática de modo a contribuir para os professores em formação e em atuação.

Palavras-chave: Xadrez; Educação Matemática; Ensino fundamental; Ensino Médio.

Introdução

O Xadrez é algo mais do que um jogo; é uma diversão intelectual que tem um pouco de Arte e muito de Ciência. É, além disso, um meio de aproximação social e intelectual.

(GM J. R. Capablanca, ex-campeão Mundial)

Atualmente, muito se discute sobre a gamificação ou uso de jogos como ferramentas de ensino e aprendizagem, o que torna a aprendizagem, não só mais prazerosa como também mais significativa para os alunos. Neste contexto, o jogo de Xadrez, foco deste trabalho, tem sido utilizado há anos em situações diversas de ensino e aprendizagem com resultados muito interessantes e consistentes.


Tamanha pode ser a contribuição do jogo no desenvolvimento dos alunos que a UNESCO, em 1995, recomendou oficialmente a todos seus países membros a incorporação do Xadrez como matéria educativa tanto na educação primária como na secundária. Dentre as inúmeras disciplinas do currículo escolar nas quais o Jogo de Xadrez pode ser utilizado como ferramenta de ensino e aprendizagem, destaca-se a Matemática, pois o jogo “contribui para o desenvolvimento de várias habilidades, dentre

as


quais:


atenção,


concentração,


raciocínio


lógico-matemático,


julgamento,

planejamento, imaginação, antecipação, autocontrole, perseverança e espírito de decisão ” (PARTOS; GRAND, 1978 apud SILVA, 2012, p. 171). A este respeito o e- book denominado Ajedrez – Valores y Virtudes: Ajedrez para la Educación Dominicana, publicado pela AEDUCARD, 2012 ressalta que “estudos têm revelado que o aprendizado do Xadrez tem influência positiva no desenvolvimento das atitudes numéricas e verbais de quem o pratica ” (AEDUCARD, 2012, p. 26).

Devido ao fator motivacional intrínseco envolvido no ato de jogar, a adoção do Xadrez como ferramenta didática favorece o desempenho em muitas matérias escolares, em especial na Educação Matemática. Para Dextreit e Engel (1981 apud SILVA, 2012, p.171, grifo nosso ), o jogo pode auxiliar

[...] na compreensão e no rendimento em: ARITMÉTICA (operações básicas, tais como adição e subtração, são exercitadas por meio do cálculo das eventuais trocas de peças), ÁLGEBRA (um sistema de equações com “n” incógnitas torna-se mais assimilável graças ao cálculo do rating dos jogadores) e GEOMETRIA (noções de direção vertical, horizontal e diagonal são ilustradas com o movimento das peças no tabuleiro).

Para ilustrar as potencialidades e possibilidades do uso do jogo no ensino de Matemática, pode-se trabalhar com o capítulo XVI do livro O homem que calculava, de Malba Tahan, no qual se conta uma das famosas lendas sobre a origem do jogo de xadrez e dos grãos de trigo, que exemplifica imediatamente o poder de uma progressão geométrica, também chamado de crescimento exponencial, como realizado em uma experiência pedagógica relatada abaixo.

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