TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da administração de Sistemas nas empresas.

Por:   •  17/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.005 Palavras (5 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 5

Matriz de atividade individual*

Módulo:1

Atividade:Atividade Individual

Título: A importância da administração de Sistemas nas empresas.

Aluno:Orlando Bolzan Neto

Disciplina:Administração de Sistemas de Informação

Turma:Abril 2015 SP-Q

Introdução

Os sistemas de informação são utilizados em quase todas as profissões imagináveis.

Os empreendedores e os proprietários de pequenos negócios utilizam os sistemas de informação para alcançar os clientes ao redor do mundo.

Representantes de vendas usam os sistemas de informação para anunciar produtos,comunicar-se com os clientes e analisar os vetores das vendas.

Os diretores usam o Sistema da Informação para analisar e tomar decisões importantes sobre como realocar os lucros da Fábrica,montar uma segunda planta ou não.

Desde um pequeno negócio a multinacionais não poderiam sobreviver sem os sistemas de informação,para realizar as operações financeiras,contabilidade,comercial e etc.

Significado da palavra sistema

Segundo a Apostila de Administração de Sistemas da Informação,a palavra SISTEMA é derivada do grego,significa cominação,ajuste,formação de um conjunto.

Sistema é um conjunto de elementos integrados,com um propósito definido,na condição de que quando muda um elemento,todos os outros sofrem alterações.

Sistema da Informação ou melhor (SI) é um conjunto de elementos ou componentes inter-relacionados que coleta(entrada),manipula(processo),armazena e dissemina dados(saída)e informações,e fornece uma reação corretiva(mecanismo de realimentação).

Função do sistema de informação de uma organização

A função do sistema de informação em uma organização é de poder ajudar o gestor administrador a tomar as decisões corretas.

Sistemas de informação,atualizados e usados da forma adequada são a alma das corporações e empresas seja o tamanho dela qual for.
Para que um negócio tenha seu devido sucesso em qualquer âmbito,mas como exemplo usarei o âmbito global,no caso a empresa precisa fornecer a informação para a pessoa certa na organização,no tempo certo,mesmo que essas pessoas estejam localizadas do outro lado do mundo.

Isso significa que cada vez mais os gestores tomadores de decisão podem ter um acesso atualizado de cada aspecto do negócio da empresa em tempo real.

Por exemplo,um executivo em Paris,pode utilizar um sistema de informação para verificar que um produto da empresa foi adquirido por um varejista em San Francisco,USA,há 3 minutos.

Se o sistema de informação de uma empresa não for eficiente e eficaz,ela perderá sua participação no mercado para um concorrente,que tenha um melhor sistema de informação.
Para a compreensão mais profunda de como os sistemas de informação são usados em negócios,usarei o CASE da Fóssil.

Nós provavelmente estamos familiarizados com a marca Fóssil,famosa por seus relógios,bolsas,jóias e acessórios de moda,vendidos em numerosas lojas de varejo e de departamentos ao redor do mundo.

A Fóssil foi fundada em 1984,quando transformou a distribuição de seus produtos de atacado para as lojas de departamentos na América do Norte,na Ásia e Europa.

A empresa cresceu rapidamente e começou a fabricar produtos para outras marcas,como por exemplo Burberry,Diesel,DKNY,Empório Armani.

Conforme crescia as informações que ela gerenciava se expandiam a ponto de ameaçar tornarem –se inadministráveis,de maneira que a Fóssil investiu em um sistema de informação para toda a corporação,desenvolvido pela SAP Corp. E projetado para empresas de atacado.

O sistema de informação da SAP armazenava e organizava eficientemente todas as informações de negócios da Fóssil,que auxiliava a administração da empresa nas importantes decisões de negócios que ela precisava tomar.

A capacidade de um sistema de organizar as informações afim de fornecer o combustível para a tomada de decisões inteligentes de negócio constitui o real valor dos sistemas de informação com base em computador.SAP,IBM,Oracle e outros desenvolvedores de sistemas de informação com base em computação fazem muito mais do que oferecer sistemas de Hardware e bancos de dados.

Os sistemas que eles instalam são geridos por softwares que implantam as melhores práticas de negócios.

Esses sistemas assessoram os gerentes a projetar as melhores soluções de negócios.

Por isso,selecionar o melhor sistema de informação com base em computação é crucial para o sucesso da empresa.

Utilizando o sistema de informação da SAP para administrar seu negócio,a Fóssil continuou a prosperar.

A empresa conectou seu sistema de informação aos sistema dos seu clientes,como a Wall- Mart a Macys para automatizar a tarefa de preencher os pedidos.

A fóssil foi uma das primeiras empresas a lançar uma loja online na WEB,e administrou sua evolução de um negócio atacadista para um negócio varejista.

Outro sistema de informação foi desenvolvido para as vendas pela WEB que funciona com o centro do sistema de informação da SAP de toda a corporação

Os sistemas de informação da Fóssil são todos integrados,ligados a um banco de dados central.Utilizando esses sistemas de informação,a empresapode reagir rapidamente as demandas do mercado.

Por exemplo,se a Fóssil vir que um estilo particular de relógio está vendendo bem em sua loja de varejo em Londres,pode despachar rapidamente mais relógios daquele estilo para as lojas de departamentos da mesma área.

A Fóssil credita aos sistemas de informação a simplificação da infraestrutura do seu negócio e o apoio consistente as melhores práticas na realização dos seu negócios globais em expansão .

Características de um sistema de informação competente

Segundo a apostila de Administração de Sistemas de Informação ao desenhar um sistema de informações e detectar seus pontos fracos e fortes por meio da análise FOFA:Força,Oportunidade,Fraquezas e Ameaças.

Pois independente do tamanho de uma empresa,um sistema de informação competente apresenta as seguir essas características.

Força-Manutenção dos dados,disponibilidade  das informações e acesso a elas.

Oportunidade-Possibildade de crescimento dos negócios,por meio do sistema integrado,na hipótese de visão dos gestores de utilizar,estrategicamente as informações disponibilizadas.

Ameaça e Fraqueza-O risco da não atualização das informações e de contingências que,porventura,não possam ser corrigidas em tempo hábil,impedindo o acesso á informação.

Conclusão

Hoje em dia com a concorrência acirrada,não podemos imaginar uma empresa competir pelo seu mercado e sobreviver, se ela não tiver um bom Sistemas de Informação.

A Administração de sistemas de informação vem para ajudar gestores a tomar as decisões importantes da melhor forma.

Organizações de todos os tipos utilizam os sistemas de informação para reduzir custos e aumentar os lucros.

Não importa qual a carreira que a pessoa irá seguir,mas certamente ela terá contato com computadores e sistemas de informação para ajudar a empresa a se tornar mais eficiente,eficaz,produtiva e competitiva em seu setor.

Referências bibliográficas

Apostila-Administração de sistemas de Informação.

Texto-Idéias básicas da teoria de sistemas aplicadas a administração

Texto-Teoria geral dos Sistemas.

Livro-Princípios de sistemas de informação.Ralph M. Stair.

*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocínio: lógico-argumentativa ou lógico-matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (126 Kb)   docx (53.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com