TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DA TECNOLOGIA NA TRANSPARÊNCIA DOS PROCESSOS LICITATÓRIOS NOS MUNICÍPIOS

Por:   •  5/5/2018  •  Artigo  •  3.612 Palavras (15 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 15

O PAPEL DA TECNOLOGIA NA TRANSPARÊNCIA DOS PROCESSOS LICITÁTORIOS NOS MUNICIPIOS

RESUMO

Neste estudo buscou-se analisar como se dá a eficiência da adoção da modalidade de licitação pregão em sua forma eletrônica, utilizando o sistema Licitações-e que o ambiente da negociação é na Internet. Trata-se de uma pesquisa sobre a inovação organizacional, utilizada na descoberta de novos produtos ou serviços que possam contribuir na manutenção ou na busca de novos clientes para a empresa, objetivando a sobrevivência no mercado por intermédio de seu crescimento e diferenciação perante a concorrência. Quanto aos métodos e as técnicas utilizadas, trata-se de uma pesquisa exploratória e pesquisa bibliográfica. Conclui-se, portanto, que a utilização da modalidade pregão eletrônico contribuiu positivamente para a eficiência nos procedimentos e processos licitatórios, bem como para a economicidade gerada pela modalidade da Licitação-e para uma melhor transparência para os municípios quando realizarem seus processos licitatórios.

Palavras-chave:Licitação-e;Transparencia;PregãoEletrônico;Administração Pública. Tecnologia de Informação.

1.INTRODUÇÃO

Com a modernização e a informatização dos meios de comunicação vislumbrou-se a necessidade de novas soluções para otimizar os procedimentos e as relações entre administradores e administrados. A Administração Pública, por sua vez, inovou utilizando a modalidade de licitação pregão privilegiando a forma eletrônica, pois a sua rapidez de acesso via internet torna célere e transparente o processo de compras pelos órgãos públicos.

Logo, é um método que amplia a disputa licitatória, permitindo a participação de um número maior de empresas de diversos Estados na modalidade em que dispensa a presença de fornecedores no espaço físico dos órgãos ou entidades realizadoras do pregão eletrônico.

Portanto neste artigo iremos analisar como se dá a eficiência da adoção da modalidade de licitação pregão em sua forma eletrônica, utilizando o sistema Licitações-e que é o ambiente da negociação na Internet. Identificando características ou traços relevantes da organização que facilitaram o trabalho de desenvolvimento e implementação do novo serviço, de maneira que possa ser útil na formatação de sites com uma base sólida e com maiores condições de competir num mercado que vive em constante transformação.

Para tanto, toma-se como ponto de partida a premissa de que existem expectativas, capacidade empreendedora e a detecção de oportunidades, por parte das equipes do Banco do Brasil. O entendimento desses fatores possibilita entender a decisão estratégica dos gestores da Organização, visando atender as novas demandas do setor público, em termos de compras eletrônicas.

Segundo ALBERTIN (1999: 49), cita que: “O ambiente empresarial, tanto em nível mundial como nacional, tem passado por profundas mudanças nos últimos anos, as quais têm sido consideradas diretamente relacionadas com as Tecnologias de informações Esta relação engloba desde o surgimento de novas tecnologias ou aplicações, para atender as necessidades do novo ambiente, até o aparecimento de oportunidades empresariais criadas pela TI.

Sabemos que o comércio eletrônico abre possibilidades de negócios que seriam impensáveis anteriormente. Imaginar que o comércio eletrônico se restringe unicamente à venda direta de informações, serviços e produtos estreita a visão do impacto potencial sobre os negócios que a utilização comercial da Internet pode oferecer a uma organização.

Portanto esta investigação justifica-se por propiciar uma oportunidade para se conhecer a forma pela qual os municípios realizam suas licitações e se o acesso atribuído à informação indicará se realmente há transparência.

Assim, considerando-se a necessidade do setor público em modernizar e desburocratizar suas aquisições de bens e serviços, a possibilidade de parceria na implementação de um sistema para a realização das aquisições públicas e tendo em vista as oportunidades surgidas com os negócios realizados via Internet.

Diante do exposto temos como questão norteadora: qual a importância e o papel das novas tecnologias nos processos licitatórios nos municípios através da utilização do portal Licitações-e?

A metodologia aplicada na pesquisa é bibliográfica e exploratória. A pesquisa exploratória foi realizada em artigos, livros, teses, dissertações e sites relacionados ao tema. E a bibliográfica foi baseado em autores como: ALBERTIN (2001), (NIEBUHR, 2005), Gasparini

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (75.3 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com