TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio 2ª Semestre UNOPAR ADM 2015

Por:   •  18/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.249 Palavras (9 Páginas)  •  1.280 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO[pic 14]

1  INTRODUÇÃO        

        [pic 15]

2 DESENVOLVIMENTO .............................................................................................5

2.1 FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL ................................................5

2.2 COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM .........................................................................6

2.3 HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE ....................................................................7

2.4 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL ............................................................8

3 CONLUSÃO............................................................................................................11

REFERÊNCIAS..........................................................................................................12


1 INTRODUÇÃO

O tema apresentado neste artigo descreve a importância relacionada as disciplinas estudadas até momento.

No primeiro semestre do curso de administração da UNOPAR, tive a oportunidade de conhecer as disciplinas de Fundamentos e Teoria Organizacional, Comunicação e Linguagem, e Homem, Cultura e Sociedade.

Durante o estudo da disciplina de Fundamentos e Teoria Organizacional, conclui que o objetivo dessa disciplina foi apresentar ao aluno as maneiras de se administrar e se comportar dentro das organizações. Em Comunicação e Linguagem, o objetivo apresentado foi propor ao administrador a forma correta de se comunicar no seu ambiente de trabalho e na sua vida pessoal. No decorrer do aprendizado da disciplina de Homem, Cultura e Sociedade, nos foi instruída a parte filosófica e sociológica da administração, aprendemos como lidar melhor com as pessoas, sem menosprezar a sua cultura, e sua vida social.

No decorrer do trabalho vamos aprofundar o conhecimento das disciplinas ponderadas nesse semestre e analisar quais os seus objetivos na nossa vida pessoal.


2 DESENVOLVIMENTO

O artigo em questão mostra a maneira Fordista de se executar as ações dentro do seu ambiente de trabalho, seja ela em uma indústria ou em uma empresa informal, sendo assim praticado o Fordismo formal e o “Fordismo” informal. Retrata também a maneira que o Taylorismo agia dentro da empresa.

Entre os principais ícones dessa modernidade, estava a fábrica fordista, que reduzia as atividades humanas a movimentos simples, rotineiros e predeterminados, destinados a serem obediente, e mecanicamente seguidos, sem envolver as faculdades mentais e excluindo toda a espontaneidade e iniciativa individual.  (Bauman, 2001: 33/349).

2.1 FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL

Assim, é importante definir que os três princípios de Ford ainda estão sendo utilizadas pelas empresas até hoje, princípios esses que são: Princípio de intensificação, princípio de economicidade e princípio de produtividade. O princípio de intensificação consiste em diminuir o tempo de fabricação do produto na sua fabrica, e colocar o produto o mais rápido possível no mercado. O segundo princípio consiste que as fabricas da Ford nunca deixavam estoque, ou seja, sempre que fabricava um carro, outro já tinha sido vendido, e com o lucro do carro vendido, já tinha efetuado o pagamento dos funcionários e das obras primas.

O princípio da produtividade consiste em aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período por meio da especialização da linha de montagem. Assim o empresário ganharia mais produção e o operário mais dinheiro. No mundo de hoje vimos esses princípios em várias empresas formais e informais, a Mc Donald’s citada no artigo, por exemplo, utiliza esses princípios, atendendo a um pedido em um minuto e trabalha com funcionários contratados para exercerem só aquela função. As empresas informais também utilizam os princípios de Ford como os flanelinhas dos semáforos e os vendedores de gomas de mascar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (175.9 Kb)   docx (56.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com