TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFOLIO 3 SEMESTRE UNOPAR ADM

Por:   •  17/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.012 Palavras (9 Páginas)  •  1.382 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 RESUMO.................. 3

2 INTRODUÇÃO 4

3 DESENVOLVIMENTO 5

CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................................9

REFERÊNCIAS........................................................................................................11

RESUMO

Este estudo tem como objetivo, analisar a importância do Marketing, da Pesquisa de mercado e a negociação num contexto atual, perpassando por diversos fatos ocorridos ao longo da história que contribuíram significativamente para que pudéssemos compreender a atual crise pela qual as empresas brasileiras atravessam. Crises trazem indubitavelmente momentos de dificuldades, mas representa também momentos únicos para “virar o jogo”.

Ficou claro que a aplicação de estratégias de Marketing, negociação e pesquisa de mercado quando aplicadas de forma inovadora e com bastante criatividade, promovem impacto direto em resultados positivos, comprovando assim o papel decisivo do marketing no sucesso empresarial. Podem ser várias as estratégias aplicadas, não havendo uma fórmula mágica, o sucesso vai depender da aplicabilidade à realidade de cada empresa.

Perante esta situação de crise econômica financeira, impõe-se a necessidade de haver uma maior reflexão sobre todas as áreas e fatores que, direta ou indiretamente podem promover a recuperação econômica, e serem facilitadoras da estabilidade econômica social do país. As principais intervenções nesse sentido deverão incidir sobre as empresas, pois são estes os grandes motores do desenvolvimento econômico social de um país.

Palavra-chave: Marketing, estratégias de marketing, superação, crise econômica.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho busca apresentar os desafios vivenciados no cotidiano das empresas frente aos constantes desafios e incertezas nos dias atuais.

Partindo dos conteúdos abordados nas disciplinas de Marketing, Pesquisa de Mercado Metodologia Científica e Negociação, buscaremos de forma interdisciplinar apresentar um quadro de possíveis soluções, além das etapas que compõem esta gama de processos visando compreender a importância destas ferramentas propulsoras do progresso e do êxito nas organizações. Em meio ao ambiente turbulento e cheio de incertezas do qual as empresas brasileiras tem vivenciado desde a quebra do Banco Helman Brotheres em 2008 causada por diversos motivos que combinados deflagraram que se considera o pior cenário econômico desde a grande depressão da década de 30.

O Brasil tem apresentado certa solidez econômica e um mercado consumidor forte crescente e dinâmico, porém, por estar inserido no contexto econômico globalizado dentro de um cenário que permite a aproximação de mercados está sujeito as intempéries e as contaminações externas decorrentes da estagnação nos mercados mundiais.

DESENVOLVIMENTO

Os efeitos da crise financeira internacional tem potencial para atingir os países emergentes com enorme rapidez, considerando a natureza das relações de mercado entre as nações. Dessa forma, os efeitos colaterais dessas turbulências podem perfeitamente ser transportados a todo cômputo global, com variações de intensidade entre as economias, sejam elas deficitárias, emergentes ou avançadas. O Brasil, naturalmente, também sente os impactos das crises econômicas no mundo desenvolvido.

Entre 1980 e 1983, sentimos os impactos da crise do petróleo de 1979 e da crise de liquidez na América Latina. Entre 1987 e 1989, sofremos com a inflação galopante, com o congelamento de preços e com as crises de liquidez, chegando, inclusive a decretar moratória. A década de 80 ficou conhecida como a década perdida. Entre 1990 e 1992, o Brasil sentiu os impactos do congelamento dos ativos financeiros no Plano Collor, e da recessão mundial ocasionada pela crise monetária da Europa, pelo aperto das condições monetárias do FED e pela guerra do Iraque. Entre 1997 e 1998 a redução do fluxo de capitais para os países emergentes, ocasionada pelas crises da Ásia e da Rússia, impactou negativamente a economia Brasileira. Entre 2001 e 2002, atravessamos dificuldades em função da bolha da internet do Onze de Setembro e das incertezas em relação ás eleições presidenciais brasileiras de 2002.

Com a quebra do Lehman Brothers em Setembro de 2008, ocasionou pânico nos operadores financeiros e redução drástica do financiamento internacional, não só para bancos, mas também para outras empresas a despeito do tamanho, origem ou qualidade. Este acontecimento constitui o ponto mais agudo da crise, mais não foram apenas os bancos de investimentos que sentiram o impacto da crise, instituições financeiras não bancárias, fundos de investimento, seguradoras e bancos universais apresentam também prejuízos avultados. Deste modo, a crise de crédito hipotecário provocou uma crise de confiança geral no sistema financeiro e falta de liquidez bancária.

Partindo para a realidade vivida no âmbito das empresas brasileiras que de forma direta estão inseridas também dentro deste contexto apresentado, buscaremos possíveis soluções de marketing, como uma ferramenta de grande potencial frente ás demandas e inconstâncias que vivem as organizações brasileiras.

Para KOTLER, marketing é um processo social por meio do qual, pessoas e grupos de pessoas obtém aquilo de que necessita e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor.

Segundo Góis (2000), o marketing é a arte de fazer o cliente comprar o que ele não quer com o dinheiro que ele não tem e na hora em que ele não pode. Pode-se dizer que o marketing é a alma do negócio e sem ele não há empresa que vá adiante. Para que esse processo ocorra de forma eficiente, é necessário conhecer as variáveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (102.2 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com