TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS NORMA DA ISSO 9001

Por:   •  24/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.358 Palavras (10 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 10

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

3º SEMESTRE ADMINISTRAÇÃO

ALUNOS: ALINE SOUZA SILVA

ALIVIA DOS SANTOS CARDOSO

AYUMMY YANG DE SOUZA DINIZ

BRENDA PEREIRA DA SILVA

CARLOS ALEXANDRE DA COSTA DA SILVA

AMARILDO DA CUNHA COSTA

ISLENE AZEVEDO SANTOS

ISRAEL SANTOS DE SANTANA

KAROLAINE FALK

VERLANDE DE SOUZA PIMENTEL

TRABALHO DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS

TRABALHO DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS

NORMA DA ISSO 9001

Trabalho apresentado a disciplina de Processos Organizacionais 3º Semestre de Administração da Universidade UNIP para obtenção de nota Bimestral.

Prof. (a).: Jessik Custodio Pereira


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO: NORMAS ISO 9001        4

2.        DESENVOLVIMENTO        5

3.        Como funciona O ISO 9001?        5

4.        Os princípios individualmente podem ser descritos como:        5

4.1.        Foco no Cliente:        6

4.2.        Liderança:        6

4.3.        Envolvimento das Pessoas:        7

4.4.        Abordagem por Processo:        7

4.5.        Abordagem sistêmica da gestão:        8

4.6.        Melhoria Contínua:        8

4.7.        Abordagem factual para tomada de decisões:        9

4.8.        Relações mutuamente benéficas com fornecedores:        9

CONCLUSÃO        10

REFERÊNCIAS        11

  1. INTRODUÇÃO: NORMAS ISO 9001

A ISO 9001 foi elaborada pelo Comitê Técnico Quality Mangement and Quality Assurance (ISO/TC 176), este documento resulta da revisão publicada pela ABNT, a versão brasileira da norma é a ABNT NBR ISO 9001, de 2008. Ela é a norma que certifica os Sistemas de Gestão da Qualidade e define os requisitos para a implantação do sistema. Este documento possui ferramentas de padronização, é um modelo seguro para a implantação da Gestão da Qualidade.

O objetivo da norma, é trazer confiança ao cliente de que os produtos e serviços da empresa serão criados de modo repetitivo e consistente, afim de que adquira uma qualidade, de acordo com aquilo que foi definido pela empresa. Qualquer empresa pública ou privada pode obter essa certificação com base na ISO 9001, independente do seu setor, produto/serviço oferecido. Esse documento é um recurso valioso para a gestão da empresa, pois agrupa um conjunto de práticas de gestão de empresas do mundo todo. Quando a empresa se certifica nesta norma, terá competência para utilizar uma famosa ferramenta da qualidade: o Ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Action) que significa planejar, fazer, checar e agir.

A ISO 9001 é um conjunto de requisitos que tem como objetivo orientar as empresas no sistema de gestão da qualidade, com o objetivo de satisfazer os clientes, buscar a melhoria contínua e assegurar a competitividade da empresa. Esta norma pode ser aplicada a qualquer tipo e porte de organização ISO é a sigla da Organização Internacional de Normalização (International Organization for Standardization), com sede em Genebra, Suíça e que cuida da normalização (ou normatização) em nível mundial. A ISO cria normas nos mais diferentes segmentos, variando de normas e especificações de produtos, matérias-primas, em todas as áreas.

A ISO ficou popularizada pela série 9000, ou seja, as normas que tratam de Sistemas para Gestão e Garantia da Qualidade nas empresas; A ISO (International Organization for Standardization) é uma organização fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suíça. Seu propósito é desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas por todos os países do mundo. Cerca de 111 países integram esta importante organização internacional especializada em padronização. O Brasil é representado pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (123.4 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com