TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Individual Semestre

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.938 Palavras (20 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 20
  1. INTRODUÇÃO

Esta atividade se fundamenta numa pesquisa bibliográfica sobre os assuntos tratados nas disciplinas estudadas no sétimo semestre, buscando uma melhor compreensão de conhecimentos em Gestão de Projeto, Empreendedorismo e Plano de Negócios e Administração de Produção e Logística. Similarmente, está relacionada à estratégia empresarial, tomada de decisões, intervenção em negócio e uso de um sistema de inteligência de mercado, tendo o texto “Empreendedores investem em iogurtes feitos sem pressa” como base norteadora dos questionamentos e desafios apresentados em cada disciplina.

Igualmente, serão discutidos assuntos como: planejamento e controle de qualidade, análise de mercado e gestão de projetos, como o empreendedor e intraempreendedor deve adotar ações para gerar oportunidade de negócio, como analisar o mercado e o plano de negócio para um provável desenvolvimento da empresa e de seu projeto, a importância do gestor e suas jurisdições e o conhecimento das nove áreas de gestão, apontando porque essa ferramenta atenua os riscos e os custos no gerenciamento e efetivação de uma obra. Também, administração da produção e aplicabilidade da logística nas empresas modernas, bem como as ferramentas utilizadas para uma gestão coerente, na busca de melhorias de processos e redução de custos, de forma a garantir lucratividade, qualidade e agilidade na produção, entrega e satisfação dos clientes.

Assim, o planejamento e controle de produção é a atividade de definir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, o cumprimento do que foi esperado. O planejamento nas empresas dá a base para todas as atividades gerenciais futuras ao buscar ações empreendedoras na qual se estabelecem linhas de ação que devem ser seguidas para satisfazer objetivos determinados.

  1. GESTÃO DE PROJETOS

      A chamada “Bíblia” do gerenciamento de projetos, o PMBOK (Project Management Body of Knowledge), é um guia desenvolvido pela instituição mais renomada do mundo na área, o PMI (Project Management Institute). Nesse guia, a palavra projeto está definida do seguinte modo: “Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único e exclusivo”.

        Um projeto pode ser a construção de uma casa, o desenvolvimento de um software, a criação de um móvel sob medida, a implantação de uma nova linha de produção na fábrica, escrever um livro, realização de uma viagem, entre outros. Assim, projetos têm prazo definido de começo e fim, é temporário; deve ser planejado, executado e controlado; entrega produtos, serviços ou resultados exclusivos. Também é desenvolvido por etapas e tem evolução progressiva; envolve uma equipe de profissionais e tem recursos limitados.

        Dessa forma, uma empresa se constrói todos os dias por meio da realização dos processos, do relacionamento com fornecedores e clientes, da administração de compras, da administração de pessoas, da resolução de problemas; e, também, do gerenciamento de conflitos. Igualmente, de aplicação de técnicas, conhecimento e habilidades para garantir que um projeto tenha sucesso.

        Gerenciar, administrar, coordenar ou gerir projetos envolve todas as etapas do início ao fim, com planejamento, execução e controle das atividades. Projetos viabilizam mudanças positivas nas empresas. O ambiente de negócios é altamente competitivo. Quem quer se destacar da concorrência precisa inovar. Lançar novos produtos, criar novos processos, entender as necessidades de seus públicos. Como se organizar, minimizar riscos, otimizar recursos e satisfazer clientes.

Os principais aspectos envolvidos em um projeto e no seu gerenciamento envolvem diversas áreas de competência, como: Riscos, Escopo, Fornecedores e Partes Interessadas.

Segundo PMBOK, a área de risco descreve os processos relativos à realização do gerenciamento de riscos em um projeto. Temos cinco processos de planejamento e um de controle. Os processos dessa área de conhecimento tem como objetivo determinar como os riscos serão identificados, analisados e como as respostas serão planejadas e como risco será planejado. Criam uma lista de riscos identificados no projeto com diversas técnicas que ajudam a gerar essa lista de riscos, buscam priorizar os riscos com base no grau de criticidade, permitem atribuir probabilidade numérica aos riscos, definem estratégias e ações para lidar com os riscos negativos e positivos, monitoram os risco com novos risco sendo identificados, revisão das análises de riscos, definição de outras prioridades de riscos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32 Kb)   pdf (189.8 Kb)   docx (29.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com