TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA DE TAYLOR

Por:   •  29/10/2020  •  Relatório de pesquisa  •  867 Palavras (4 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 4

FATEC IPIRANGA

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

LISLEY GABRIELE BRANDÃO SILVA

ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA DE TAYLOR

SÃO PAULO

2020


Administração Científica

Administração científica é uma teoria que buscava aplicar métodos científicos na administração do trabalho, tinha como objetivo a melhoria da eficiência do trabalhador, ênfase nas tarefas, eliminar desperdício, reduzir custos e garantir o melhor custo/ benefício aos sistemas produtivos. Essa teoria foi criada no final do século XIX e início do século XX pelo americano Frederick Winslow Taylor.

Frederick W. Taylor nasceu em 20 de março de 1856 em Germantown, Filadélfia, Pensilvânia; estudou na França e na Alemanha por dois anos. Posteriormente, ele viajou para a Europa por 18 meses. Em 1872, ele ingressou no Phillips Exeter College em New Hampshire. Após a Grande Depressão em 1873, ele se tornou um aprendiz industrial em uma fábrica de bombas na Filadélfia. Em 1878, ele ingressou na Midvale Steel Works como trabalhador. Foi promovido a líder de equipe e posteriormente a supervisor. Em 1883, ele concluiu o curso de engenharia mecânica no Instituto de Tecnologia Stevens e foi promovido a engenheiro-chefe.

Em 1890, Frederick Taylor atuou como gerente geral e consultor administrativo da Investment Manufacturing Company, da Filadélfia, que operava grandes fábricas de papel no Maine e Wisconsin. Em 1893, ele abriu sua própria empresa de consultoria, especializada em gestão de fábricas e custos de produção.

Após observar o trabalho dos operários, percebeu falhas nas organizações, com base nos seus estudos, Taylor publicou o livro: "Workshop Management" (1903), que formulou recomendações para a racionalização do trabalho por meio do estudo do tempo e do movimento, com o objetivo de definir um critério que todos os trabalhadores deveriam seguir, que estabelece a padronização de métodos e ferramentas para eliminar desperdícios, e seu outro livro: "The Principles of Scientific Management”(1911) que define os cinco princípios fundamentais da gestão científica: princípios de planejamento, princípios de preparação dos trabalhadores, princípios de controle e princípios de execução.

Frederick Taylor faleceu na Filadélfia, Pensilvânia, Estados Unidos, no dia 21 de março de 1915. Assim Taylor ficou considerado como o "pai da administração científica" por seus pensamentos e teorias sobre o uso de métodos científicos na gestão empresarial.


Organização Racional do trabalho

A organização racional do trabalho é caracterizada logo após da publicação do livro "Workshop Management" (1903) de Taylor, por meio de estudos do tempo e movimento ele propôs a racionalização do trabalho pois observava algumas falhas nas organizações.

Taylor analisou que cada funcionário realizava suas tarefas através da observação de seu companheiro vizinho, fazendo com que cada operário tivesse um modo de execução. Também percebeu que se o operário mais produtivo percebesse que recebia a mesma renumeração que seu colega menos produtivo, perdia o interesse e passava a ficar desmotivado, deixando de produzir sua capacidade total. E identificou que perdia tempo com movimentos inúteis pois os funcionários precisavam sair de seu local para buscar ferramentas.

A partir desse estudo ele sugeriu alguns métodos como, uma padronização do trabalho; uma condição melhor de pagamentos com base na produtividade de seus trabalhadores; divisão de tarefas; evitar movimentações inúteis, economizando energia e tempo; condições de trabalho como, a adequação de instrumentos, a melhoria do ambiente físico, e entre outros que ajudava na melhoria da produção do trabalhador.

Esses métodos foram desenvolvidos para aumentar a produtividade e evitar custos de maneia eficiente e eficaz.


Princípios da Administração cientifica de Taylor

O princípio da administração é caracterizado pelo segundo período da administração cientifica com a publicação do livro “The Principles of Scientific Management” (1911) de Taylor, na qual aprimora os métodos de trabalhos introduzindo uma estruturação geral para tornar coerente a aplicação dos seus princípios fundamentais, com finalidade garantir o melhor custo/ benefício aos sistemas produtivos. São eles:

Planejamento, substituir o método de improvisação e o empirismo por procedimentos científicos, sendo assim o trabalho deve ser planejado e atestados a fim de reduzir e racionalizar sua execução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (89.1 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com