TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADMINISTRAÇÃO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO EMPRESARIAL ADMINISTRAÇÃO EMPRESARIAL

Por:   •  31/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  5.777 Palavras (24 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 24

 

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

 CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIOECONÔMICAS E DA ADMINISTRAÇÃO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO EMPRESARIAL ADMINISTRAÇÃO EMPRESARIAL

4º TERMO VESPERTINO

 

 

 

 

 

 

Trabalho de Contabilidade Geral: Análise Contábil-Financeira da Empresa Arezzo Indústria e Comércio S.A.

 

 

 

Ana Paula Camargo Claro

Giovana Maria Piconi

Lara Berns Pereira

 

FLORIANÓPOLIS

2019  

ANA PAULA CAMARGO CLARO

GIOVANA MARIA PICONI

LARA BERNS PEREIRA

 

 

 

 

 

TRABALHO DE CONTABILIDADE GERAL: ANÁLISE CONTÁBIL-FINANCEIRA DA EMPRESA AREZZO INDÚSTRIA E COMÉRCIO S.A.

 

 

Trabalho de campo, apresentado ao Curso de Administração Empresarial da Universidade do Estado de Santa Catarina, como requisito parcial para aprovação na disciplina de Finanças Empresariais.

 

Disciplina:  Finanças Empresariais

Prof. Orientador: Rafael Tadeu Vieira

 

FLORIANÓPOLIS

2019

SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO

Com o intuito de aplicar os conteúdos abordados na disciplina de Finanças Empresariais, referentes à quarta fase do curso de Administração Empresarial vespertino do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (ESAG), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), este trabalho foi desenvolvido com base nos dados referentes à empresa Arezzo Indústria e Comércio S.A, com a finalidade de analisar suas demonstrações contábeis, além de estimular o senso crítico e o trabalho em equipe entre os alunos.

1.1 EXPOSIÇÃO DO ASSUNTO

Este trabalho acadêmico tem como objetivo aplicar os conteúdos abordados em sala de aula, como a análise das demonstrações contábeis (BP, DRE, DFC, DMPL, NE, relatório da  administração, formulário de referência), as análises vertical e horizontal, e o cálculo dos índices de avaliação da situação financeira, de endividamento e situação econômica da empresa Arezzo&Co.

Por se tratar de uma sociedade anônima de capital aberto, a Arezzo&Co negocia suas ações na BM&FBOVESPA S.A (bolsa de valores oficial do Brasil), portanto, seus dados são divulgados publicamente. Sendo assim, tivemos acesso às informações mencionadas anteriormente, o que nos possibilitou realizar esse trabalho.

1.2 OBJETIVO GERAL

O presente trabalho tem como objetivo a aplicação dos conhecimentos teóricos lecionados pelo professor durante o semestre, de forma a articular, interpretar e analisar os resultados das demonstrações contábeis da empresa Arezzo Indústria e Comércio S.A., listada na B3.

1.3 TÉCNICAS DE COLETA E TRATAMENTO DOS DADOS

O principal meio de coleta de dados realizado no trabalho foram as referências bibliográficas encontradas e as informações disponíveis nos sites da própria Ibovespa e da marca Arezzo.

Nossa pesquisa mostra-se em partes exploratória, onde identificamos o campo de atuação da empresa. A pesquisa exploratória, segundo Andrade (2009, p. 114) é o primeiro passo de todo trabalho científico, pois “busca-se conhecer com profundidade o assunto, de modo a torná-lo mais claro ou construir questões importantes para a condução da pesquisa” (RAUPP; BEUREN, 2003 p. 80) e em outra parte, pesquisa explicativa, onde foi realizada análise dos índices contábeis e comparação entre os anos.

2. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

A  Arezzo Indústria e Comércio S.A é caracterizada como uma sociedade anônima de capital aberto, o que significa que a empresa possui o capital dividido em ações e a responsabilidade dos sócios ou acionistas é limitada ao preço da emissão das ações subscritas ou adquiridas (XV MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL, 2015).

As sociedades anônimas de capital aberto podem “oferecer oportunidade para outros investidores contribuírem financeiramente através da compra de ações que a própria empresa poderá vender na bolsa de valores” (DENARDI, 2012). No caso da Arezzo, as ações são “negociadas no segmento do Novo Mercado da BM&FBOVESPA S.A. - Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros sob o código ARZZ3 desde 02 de fevereiro de 2011” (PRICEWATERHOUSECOOPERS, 2019).

A Arezzo Indústria e Comércio S.A em conjunto com suas controladas, têm como atividades preponderantes a fabricação, o desenvolvimento, a modelagem e o comércio de calçados, bolsas, acessórios e itens de vestuário para o mercado feminino (PRICEWATERHOUSECOOPERS, 2019).

De acordo com o § 2º do Art. 243 da Lei das Sociedades Anonimas de 1976 - Lei 6404/76:

considera-se controlada a sociedade na qual a controladora, diretamente ou através de outras controladas, é titular de direitos de sócio que lhe assegurem, de modo permanente, preponderância nas deliberações sociais e o poder de eleger a maioria dos administradores.

 As empresas controladas pela Arezzo são: ZZAB Comércio de Calçados Ltda., ZZSAP Indústria e Comércio de Calçados Ltda., ZZEXP Comercial Exportadora S/A, ARZZ International Inc., ARZZ LLC, Schutz 655 LLC Schutz Cali LLC e Showroom Itália , abrangendo as marcas Arezzo, Schutz, Anacapri, Alexandre Birman, Fiever e Owme. Todas as controladas são inseridas nas demonstrações financeiras consolidadas (PRICEWATERHOUSECOOPERS, 2019).

A respeito do número de lojas da Arezzo, em dezembro de 2018, a companhia contava com 634 franquias nacionais e internacionais e 51 lojas próprias, sendo 6 nos EUA, além de estarem presentes em cerca de 2.493 clientes multimarcas no Brasil, e possuírem um canal de vendas online. (AREZZO&CO, 2019). Vale ressaltar que o complexo de franquias é controlado pela própria Companhia e as lojas próprias fazem parte das controladas. (PRICEWATERHOUSECOOPERS, 2019).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.3 Kb)   pdf (617.3 Kb)   docx (866.1 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com