TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas/Gestão empresarial/Estratégia empresarial

Por:   •  27/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.987 Palavras (8 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 8

GESTÃO DE PESSOAS

  1. O conceito de gestão de pessoas ou administração de recursos humanos é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações. Ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de funcionários de uma empresa, e a área tem a função de humanizar as empresas. 

Sobre a gestão de pessoas, é correto afirmar que:

  1. A gestão de pessoas não é confundida com o setor de Recursos Humanos
  2. O setor de gestão de pessoas possui uma grande responsabilidade na formação dos profissionais, e tem o objetivo de desenvolver e colaborar para o crescimento da instituição e do próprio profissional.
  3. Gestão de pessoas não faz parte da área de administração
  4. Os responsáveis pela gestão de pessoas no setor público não sabem motivar os funcionários, pois não querem estes sintam que são uma peça importante na empresa.
  5. Nenhuma das respostas acima.

R: A resposta correta é a letra ‘B’, onde podemos identificar que há a afirmação de que o setor de gestão de pessoas, é quase que em sua totalidade, responsável na formação dos profissionais da empresa, pois como diz no enunciado: ocorre na participação, capacitação dos funcionários, principalmente no seu envolvimento e desenvolvimento na empresa.

  1. Diante de um mercado competitivo e muito mais acessível ao empreendedor, o que irá diferenciar a sua empresa de todas as outras são as pessoas que nela trabalham e podem ou não prestar um serviço com excelência e qualidade. Gestão de pessoas é o trabalho que irá proporcionar que todos, dentro da sua empresa, falem a mesma língua e dediquem o potencial que você viu neles para a realização do trabalho que você vislumbra. Com isso, podemos destacar os pontos abaixo.

I - Gestão das Pessoas é este trabalho de unir várias pessoas (isto inclui não só sua competência técnica e racional, mas, principalmente, suas emoções e atitudes) em prol de um mesmo objetivo.

II - Gestão é administrar todos os recursos de modo que todos eles sejam utilizados com o único fim da organização = gerar lucro

III - Quando a gestão deve ser das Pessoas, estamos falando de algo que não é tangível e é 100% previsível.

IV - O primeiro passo para desenvolver um processo de Gestão de Pessoas é a empresa apresentar um posicionamento estratégico claro sobre o que faz, onde deseja chegar e como deseja chegar

É(São) correta(s) APENAS a(s) afirmação(ões):

  1. I, II e IV
  2. I e II
  3. I e IV
  4. III e IV

R: A reposta correta é a letra ‘A’, pois no item III nos diz que a gestão de pessoas é algo 100% previsível, e isso não é verdade, pois várias abordagens podem ser feitas, para que a empresa chega aonde deseja.

  1. As primeiras ideias acerca da gestão de pessoas fomentaram a divisão do trabalho nas organizações, visto que enfatizavam a especialização dos funcionários em tarefas específicas

PORQUE

As crenças, valores e atitudes que compõem a cultura organizacional influenciam nos comportamentos dos funcionários na empresa.

Analisando as afirmações acima, conclui-se que:

  1. As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
  2. As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
  3. A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
  4. A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
  5. As duas afirmações são falsas.

R: a resposta correta é a letra ‘B’, pois são afirmações corretas em relação à Gestão de Pessoas, mas que não se justificam. São abordagens de assuntos diferentes dentro da GP.

  1. O planejamento de Recursos Humanos tem como um de seus objetivos identificar o que deve ser feito para admitir os colaboradores necessários à efetivação dos objetivos da empresa

                                        PORQUE

Caso esse planejamento não seja feito da forma correta, a empresa terá em sua organização colaboradores que estarão apenas fazendo número e não somando junto à empresa, consequentemente, poderá trazer prejuízos.

Analisando as afirmações acima, conclui-se que:

  1. As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
  2. As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
  3. A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
  4. A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
  5. As duas afirmações são falsas.

R: a resposta correta é a letra ‘A’, pois em toda contratação, a pessoa responsável pelo recrutamento, treinamento, precisa tentar conhecer ao máximo os colaboradores, para que dessa forma possa colocar dentro da empresa, pessoas que tenham vontade de crescer, de se empenhar e conseguir alcançar os objetivos da organização.

GESTÃO DE SERVIÇOS

 05) A operação de serviços puros, sem o envolvimento de bens tangíveis, possui características específicas e distintas em seus processos de manufatura. Com relação a esse tipo de prestação de serviço, analise as afirmações abaixo.

I – Os serviços têm como base o relacionamento entre pessoas e, como consequência, a imprevisibilidade e a heterogeneidade.

II – A simultaneidade entre a operação e o consumo do cliente existe na prestação de um serviço.

III – Os consumidores participam do processo operacional, tornando a gestão da qualidade mais complexa, pois envolve simultaneamente o serviço e o processo operacional de forma conjunta.

IV – O limite de ‘estocabilidade’ é limitado na prestação do serviço, forçando as empresas a trabalharem com certo grau de ociosidade operacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (117.9 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com