TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADMINISTRAÇÃO DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

Por:   •  19/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.730 Palavras (15 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO - ICSC

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

[pic 1]

INTRODUÇÃO

A discussão acerca do Relacionamento com o Cliente é assunto relevante e bastante discutido no meio acadêmico e nas organizações, devido à grande concorrência ser um caso de estudo para alavancar o desenvolvimento das organizações e neste sentido lançam-se a entender quem é o cliente e o que ele espera da organização.

O mundo contemporâneo passa por constantes processos de mudanças nas esferas políticas, econômicas, social e humana. E nesse novo contexto de mudanças, inovações tecnológicas, instabilidade econômica e a insegurança fazem parte do contexto das organizações. Portanto, em tempo de indefinições as empresas ou organizações estão dispostas a motivar seus funcionários a desempenhar suas funções com competência e consigam alcançar os objetivos das organizações.

Neste sentido compreender a dinâmica do relacionamento entre as organizações e clientes, no que tange as motivações de compra, não são puramente técnicas, envolvem motivações pessoais e insatisfeita do próprio indivíduo.

Devido a isto a sociedade conta com inúmeras organizações voltadas para o atendimento das múltiplas necessidades, desejos e expectativas das pessoas. E é esta a razão ou objetivo da existência das unidades produtoras alcançarem com êxito, o desenvolvimento de produtos capaz de atender os desejos e as necessidades dos clientes.

Objetivo do trabalho acadêmico visa apresentar o Diagnóstico Organizacional da empresa C.R DISTRIBUIDORA DE LUBRIFICANTES, através de observação, análise e descrição dos diferentes aspectos que constituem o sistema organizacional da empresa com seus clientes.

 A natureza do trabalho a ser realizado visa coletar informações durante o primeiro semestre na empresa a ser diagnosticada, onde deve abranger as seguintes etapas: apresentação da empresa, onde deverão ser mencionados suas características jurídicas, razão social, endereço e o objetivo do negócio, ressaltando ainda seu histórico organizacional, dando ênfase a sua força de trabalho, equipamentos e principais processos, produtos e clientes.

1. DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

A organização é uma unidade social coordenada, consciente, composta por duas ou mais pessoas, que trabalham com relativa constância de propósito para alcançar uma meta ou um conjunto de objetivos comuns. As pessoas que monitoram as atividades das organizações, e que são responsáveis pelas organizações para alcançar esses objetivos são os seus gestores/administradores (embora às vezes chamados de gerentes).

Então, visto que uma organização é um sistema projetado para atingir metas e objetivos, temos também de explicar que estes sistemas podem, por sua vez, ser compostos de subsistemas que desempenham funções específicas relacionadas com o cumprimento desses propósitos.

Em outras palavras, uma organização é um grupo social formado por pessoas, tarefas e administração, que interagem no contexto de uma estrutura sistemática para atender seus objetivos.

Assim como acontece com as formas naturais de vida, as empresas também têm ciclos de vida. Este fenômeno, que está previsto nas teorias de administração de empresas já há algumas décadas é inevitável, mas, as empresas não precisam necessariamente morrer. Uma empresa pode se perpetuar. Uma empresa grande e decadente pode renascer e se tornar jovem novamente pela força da renovação.

Todas as empresas que não se renovam estão destinadas há morrer um dia, não importa o tamanho e nem o poder que tenham nos dias de hoje. Quando esta morte corporativa acontece ou a empresa entra em falência/concordata ou então acaba sendo comprada por outra empresa mais jovem e vigorosa.

Quando falamos de renovação, falamos de renovação profunda, segundo a teoria da administração de empresas, quanto mais perto da morte corporativa uma empresa estiver, mais profunda e radical deve ser esta renovação.

 Se a partir desse momento, a empresa não pensar em renovação, não houver um movimento interno nesse sentido, a enorme burocracia e a prepotência vão acabar sepultando a companhia. A partir desta fase da empresa só existem dois caminhos: renovar para recomeçar ou então morrer.

Segundo a teoria da administração de empresas, não há nada pior para uma empresa que insistir em oferecer um produto ou serviço que ninguém mais quer, é uma sentença de morte. Uma empresa passa por varias fases, tais como nascimento da empresa (Microempresa), esta fase da empresa, em geral a fase de maior entusiasmo, adolescência da empresa (Pequena Empresa) quando a empresa atinge a adolescência, os produtos ou serviços já estão disponíveis e os negócios parecem bem promissores, na idade adulta da empresa (Empresa Média), as funções dentro da companhia já estão bem definidas, já na velhice da empresa (Grande Empresa), pode-se dizer que quando a empresa atravessa a idade adulta e chega à chamada “velhice” ela já está com um tamanho considerável e sua marca é bem forte.

De acordo com Chiavenato (2002), “para que uma organização possa existir deve atender aos seguintes pré-requisitos: existirem pessoas aptas a se comunicarem; atuarem de forma conjunta; e atingirem um objetivo comum”.

De acordo com Chiavenato (2005, p.24) "uma organização é um conjunto de pessoas que atuam juntas em uma criteriosa divisão de trabalho para alcançar um propósito comum." Ou seja, as organizações são instrumentos sociais nos quais muitas pessoas combinam esforços e trabalham juntas para atingir objetivos que jamais poderiam fazê-los isoladamente.

Tipos de cliente enquanto destinatário de um produto

Em linhas gerais pode-se admitir como cliente aquele pelo qual será destinatário de um ou mais produtos, por outro lado entende-se como produto o resultado de um processo e por fim processo é um conjunto de atividades que transformam entradas e saídas. Portanto um produto pode ser relacionado a uma mercadoria ou a um serviço.

Clientes finais e clientes intermediários  

Pesquisas apontam que em muitos casos os produtos passam por vários clientes intermediários antes de chegarem ao seu destino final. Neste sentido, identificar quem são seus clientes intermediários e os clientes finais dos produtos é de suma importância para as organizações ou empresas que desejam identificar seus clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)   pdf (124 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com