TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA E GESTÃO DE NEGÓCIOS

Por:   •  21/5/2015  •  Artigo  •  2.112 Palavras (9 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho apresenta uma produção textual conforme orientações dos professores do oitavo semestre, onde foi proposta a realização da explanação e entendimento das áreas de Gestão de Negócios, Administração Estratégica e Administração de Sistema de Informações podendo observar os pontos altos que fizeram destes conhecimentos, chave importante para um bom entendimento e visão de como planejar estratégias na área dos negócios e como é de suma importância a utilização das informações nas tomadas de decisões.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA E GESTÃO DE NEGÓCIOS

As informações são de grande importância nas empresas para que torne as mesmas competitivas. E um dos meios para se possuir hoje as informações para proporcionar a vantagem nos negócios é a utilização de sistemas de informações. Sistema esse que passa a fornecer informações que são registradas no banco de dados do sistema. Quando as empresas possuem essas informações, elas passam a ter um controle exato e podem planejar quando será necessário tomar uma ação, tanto relacionado a estoque A empresa possui um ativo diversificado, imóveis, equipamentos modernos, que são formas de capitalização barata.

Localização privilegiada: a empresa está situada bem no centro da cidade, o que favorece as estratégias de marketing no local.

Relacionamentos estratégicos, a empresa possui uma carteira de clientes fidelizados, os quais não tem histórico de inadimplências nos seus crediários, o que possibilita um nível de segurança neste público.

Modelo de cobrança: Preços mais competitivos ou economias no estoque, abrangendo a carteira fidelizada no crediário, bem como os clientes que compram a vista ou em cartões de crédito, onde não há o risco de inadimplência.

Estoque amplo e diverso, destacando-se pela gama de opções, o que tem atraído clientes até mesmo de cidades circunvizinhas; diversidade de cores e texturas, em todos os tipos de tecidos.

O preço é competitivo, está dentro da margem apresentada pelos concorrentes da cidade, tendo como vantagem competitiva a sua diversificação e variedade nas mercadorias, o que atrai maior quantidade de clientes.

Os donos da empresa estão presentes na loja, o que traz uma confiabilidade perante os clientes, tanto na negociação, quanto no conhecimento das mercadorias.

II) Fraquezas:

As fraquezas são elementos internos que atrapalham o negócio. De modo complementar às forças, são aquelas características dentro do seu controle, mas que não ajudam na realização da missão. Alguns exemplos são:

Equipe pouco qualificada: vendedores sem a devida habilidade para vendas, e sem o conhecimento específico dos tecidos e processos da empresa.

Vendedores têm carência de cursos de capacitação/qualificação, nas áreas de vendas, atendimento ao público e rotinas administrativas.

Tecnologia ultrapassada: a empresa ainda de utiliza de fichário para controle de estoques e de compras e vendas.

Processo de entrega lento: Por não conhecerem bem o produto, os vendedores são lentos para fechar as vendas diretas ao cliente.

Por não terem habilidade para lidar com o cliente, acabam por perdê-lo para a concorrência.

Não trabalham com metas; deixa o vendedor sem norteamento para atingir os resultados esperados.

III) Oportunidades:

As oportunidades são as situações externas à empresa que podem acontecer e afetar positivamente no negócio. Estes fenômenos normalmente estão fora do controle da empresa, mas existe uma chance deles acontecerem. Alguns exemplos são:

Pode surgir um novo curso: Planejar para os funcionários terem acesso a esta oportunidade de capacitação/qualificação; o SEBRAE oferece cursos na cidade.

Minha concorrente precisa de ajuda: Fusão ou aquisição, ou até mesmo o trabalho em parceria com empresas do mesmo segmento, ou de segmentos complementares (calçados, por exemplo).

Ter acesso a uma nova tecnologia: Planejar uma nova linha de produtos e a implantação de um sistema para gerenciamento da empresa, rotinas administrativas e controle dos estoques.

IV) Ameaças:

Por fim, as ameaças são situações externas à empresa que podem atrapalhar o negócio. Assim como as oportunidades, estão fora do controle da empresa, mas sabe-se que existe uma chance de acontecerem. Alguns exemplos são:

Escassez de mão de obra: Desenvolver um curso de capacitação próprio ou em parcerias, para qualificar seus funcionários, visando atender melhor seus clientes.

A concorrência: a facilidade de acesso a produtos prontos, o que diminui o interesse na compra dos tecidos; é muito mais fácil comprar a roupa já pronta e devidamente adequada ao gosto e necessidades dos clientes, que comprar um tecido e ainda se submeter ao processo de costura.

Diagnóstico: Anexo

Planejamento estratégico:

É um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada.

Planejamento estratégico é basicamente o esforço que a empresa faz com seus recursos (capital, funcionários, produtos) para alcançar um determinado objetivo. Os objetivos estratégicos variam de empresa para empresa, mas na maioria são eles:

Lançar novos produtos, no caso da À Econômica Tecidos, colocar a venda tecidos finos e sofisticados.

Aproveitar oportunidades de mercado, que são as oportunidades de fusão ou aquisições, as inovações tecnológicas e a oportunidade de qualificar sua equipe, controle de vendas.

Vender mais: estratégia de vendas, expandir e fidelizar a carteira de clientes e estipular metas.

Criar uma barreira de entrada para entrada de concorrentes no mercado: satisfazer ao máximo seu público, para que este não migre para a concorrência. Tornar o público fiel.

Melhorar imagem da empresa na mídia: estratégias de marketing, bem como excelência no atendimento, o tornarão referência perante os clientes e a mídia.

Evitar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (62 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com