TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADMINISTRAÇÃO MERCADOLOGICA

Por:   •  19/9/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.367 Palavras (6 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 6

ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA.[pic 1]

Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra[pic 2]

Curso de Graduação em Administração – 8º B Noturno

Maria José Dantas Almeida – RA: 4211803731

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISONADA

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLOGICA

Professora: Jaqueline Leocadio

Taboão da Serra – S. P.

2015

ETAPA 1 – Recursos materiais e patrimoniais

Passo 3 – Resumo: Administração dos Recursos Materiais e Patrimoniais

A administração de materiais consiste em gerir e executar as tarefas de suprimento, transporte e manutenção do material e/ou estoque de uma empresa, através de vários processos como: levantamento de demanda, identificação e seleção de fornecedores, encaminhamento e acompanhamento de pedidos de compras junto aos fornecedores, recebimento dos materiais, inspeção das características técnicas e se estão em conformidade, armazenamento e distribuição.

A administração do material é uma parte da administração geral de uma empresa, que trata da área específica dos materiais, sendo responsável pelo planejamento, organização, direção, coordenação e controle de todas as tarefas necessárias à definição de qualidade, aquisição, guarda, controle e aplicação dos materiais destinados às atividades operacionais de uma organização, seja de natureza militar, industrial, comercial ou de serviços.

Os objetivos da administração de material são:

  • Preços baixos: mínimo de custos para a empresa;
  • Alto giro de estoques: pois estoque parado no depósito se torna um custo;
  • Baixo custo de aquisição e posses;
  • Continuidade de suprimento;
  • Consistência de qualidade;
  • Pouca despesa com pessoal: redução de custos com funcionários;
  • Relações favoráveis com os fornecedores: para garantir o baixo custo;
  • Aperfeiçoamento do pessoal: treinamento constante para excelência nos serviços;
  • Bons registros.

Os materiais podem ser classificados em equipamentos, materiais de consumo, matérias primas e insumos. As regras estabelecidas sobre os materiais de cada empresa variam conforme estão classificados os seus materiais e conforme o segmento de atuação da empresa

Existem técnicas básicas da política de materiais como a padronização dos materiais em utilização, aplicando especificações técnicas e pela existência de um programa que auxilia no controle dos materiais em geral. Outra técnica básica é o acompanhamento do ciclo dos materiais que visa preparar e programar a introdução dos materiais na organização evitando gasto excessivo de recursos, paralisação da empresa pela falta do referido material, além da eliminação de estoques mortos e sucatas excessivas ao fim da vida útil do material.

O administrador de materiais deve-se atentar ao transporte, armazenagem e com os estoques dos materiais para poder exercer sua função com eficiência, além de ter que dar uma especial atenção ao processo de procura e obtenção dos materiais junto aos fornecedores, procurando sempre viabilizar o custo e o benefício.

A administração dos recursos materiais e patrimoniais tem suma importância em toda organização que utiliza este tipo de serviço, pois é uma forma de controlar todo o estoque, reduzir custos e principalmente mover os processos da organização em si.

ETAPA 2 – Gestão de Estoques e Compras

Passo 3 – Resumo: Sistema de Logística Integrada e Gestão de Estoque e Compras.

Logística integrada é processo de planejar, executar as atividades, programar e controlar o fluxo de produtos – da origem ao ponto de consumo de maneira eficiente, atendendo as necessidades dos clientes. A logística é responsável por estudar desde a aquisição da matéria-prima, a armazenagem, a triagem das embalagens e a maneira como o produto chegará ao consumidor. O conceito de logística integrada, denominado de Supply Chain Management – SCM passa a integrar os processos em toda a cadeia de suprimentos em direção ao cliente, objetivando maximizar o serviço ao cliente ao mesmo tempo em que se procura minimizar os custos relacionados. O conceito de SCM define que todo tipo de processo deve ser desencadeado a partir do consumidor final. Desse modo infere-se que todos os integrantes do canal devam atender aos requisitos dos consumidores.

O processo logístico tem início ao tomar uma decisão correta e na formação de parcerias de longo prazo com os integrantes de uma cadeia produtiva, de forma que o canal de distribuição esteja preparado para atender as necessidades e expectativas do cliente final. No cenário atual, diversas empresas vêm organizando redes integradas e realizam o fluxo de materiais de forma eficaz, desde o contato com fornecedores até a distribuição aos consumidores finais, em sincronia com o fluxo de informações.

As empresas que possuem um sistema de logística integrada, avaliando todo o processo desde o fornecimento da matéria-prima até a certeza de que o cliente teve suas necessidades e expectativas atendidas pelo produto ou serviço entregue, geralmente superam os desafios e atingem um melhor posicionamento no mercado.

A administração da logística integrada deve conter pontos importantes para ter um bom desenvolvimento:

  • Visão integrada e sistêmica de todos os processos da empresa, evitando que cada departamento da empresa pense e trabalhe de forma isolada.
  • Fazer com que materiais e informações se movimentem o mais rápido possível, conseguindo assim otimizar os investimentos em ativos (estoques).
  • Enxergar os fornecedores, clientes, funcionários, sociedade, em fim, toda sua cadeia de suprimentos como parte interliga e importante do seu processo. Por isso, sempre avaliar se as necessidades e expectativas deles estão sendo plenamente atendidas.
  • Fazer planejamentos a nível estratégico, tático e operacional e avaliações de desempenho constantes, por meio de indicadores.

Estoque é um conjunto de bens armazenados, com características próprias, que atendem aos objetivos e necessidades da empresa.  Desta maneira, quaisquer itens armazenados em depósitos, almoxarifados, prateleiras, gavetas ou armários para serem usados pela organização em seus processos – produtivos ou administrativos – são considerados itens do estoque da empresa. O estoque pode ser classificado conforme sua origem, por exemplo: administrativo (lápis, caneta, papéis, clipes, etc.); manutenção ou reposição (ferramentas, parafusos, óleos, etc.); matérias-primas (ferro, madeira, borracha, farinha, etc.).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (164 Kb)   docx (67.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com