TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANALISE DE GESTÃO E CADEIA DE SUPRIMENTO

Por:   •  11/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.058 Palavras (5 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Danilo Sena¹

Fabrício Santos

Itala Marques

Uanderson Bulhões

Márcio Damasceno²

        

RESUMO

[pic 2]

        

[pic 3]

Palavras-chave: 

1. INTRODUÇÃO

[pic 4]

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

        

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

3. MATERIAIS E MÉTODOS

         [pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS 

 A gestão da cadeia de suprimentos, conhecida em inglês como Supply chain management (SCM), é nada mais que o gerenciamento de uma rede de negócios que envolve a provisão final de pacotes produto e serviço solicitados por clientes finais (Harland, 1996). Ela abrange toda movimentação e armazena a matéria prima, inventários e produtos de ponto de origem até o de consumo. Com a ferramenta Supply chain management (SCM), é possível gerenciar a eficácia e eficiência da cadeia de suprimentos.

Definida como um processo enérgico, a cadeia de suprimentos possui um fluxo constante de recursos e informações em várias áreas, observando desde as matérias-primas até a entrega do produto acabado ao cliente final (JAIN et al., 2009). Administrar essa cadeia de suprimentos é bastante complexo, pois abrange vários fatores. Dentro de uma empresa e nas organizações, consiste em serviços e sistemas que facilitam o fluxo direto no alcance da satisfação do cliente (ASHBY et al., 2012).

O gerenciamento dessas atividades, necessita de coordenação dentro da cia executando tarefas para o desenvolvimento do produto.

Os temas relacionados à cadeia de suprimentos englobam atividades da empresa, desde o planejado e até o operacional. O planejado inclui deliberações que a cada trimestre, são atualizadas, incluindo também políticas de estoque e avaliação do desempenho de metas para ao alcance dos resultados previstos. Já o operacional, trata da tomada de decisões como prazo de entrega e programação. Este nível precisa de dados para avaliar os resultados dados precisos e avalia os resultados das medidas dos gestores de baixo nível. Cada empresa possui seus clientes diretos, e a cadeia de suprimentos ajuda influenciando seus clientes a utilizar seus produtos, acumulando valor no que será fornecido. Sendo assim, o objetivo é aumentar a gestão da cadeia de suprimentos com a ligação de todas as partes para atender de maneira eficiente, o cliente final. Focando sempre na satisfação do cliente final e impondo desafios integrados com coordenação e clareza entre todas as empresas (MAIA, 2005). Uma extensão do conceito de gestão da cadeia de suprimentos é o acréscimo de termos como sustentabilidade e gestão verde, que resumidamente acrescenta aspectos ambientais e sociais na definição anterior (WITTSTRUCK; TEUTEBERG, 2011). Ou seja, é o grau em que um fabricante estrategicamente colabora com seus parceiros da cadeia de suprimentos e de forma colaborativa gerencia processos intra organização e interorganização para a sustentabilidade (WOLF, 2011).

A gestão da cadeia de suprimentos deve ser auxiliada pela utilização de ferramentas de tecnologia de informação, que está associada à abrangência de utilização de softwares e demais tecnologias de apoio para a tomada de decisão (WANKE, 2004). Borella e Borella (2012) constataram em seu estudo que atitudes inovadoras de âmbito da Tecnologia da Informação na gestão da cadeia de suprimentos revelam-se uma alternativa eficiente, que contribui para a integração funcional de processos e para a competitividade da empresa.

METODOLOGIA

 Um levantamento bibliográfico foi realizado sobre o objeto de estudo, com o desejo de convergir a pesquisa a partir da análise literárias propícias ao tema proposto.  Nesta etapa, foi possível obter conhecimentos para a construção e contextualização teórica, o que facilitou na compreensão de como funcionam a gestão da cadeia de suprimentos e quais os métodos portuários utilizados em uma organização. Nesse contexto, é discutido todo processo que compõem a cadeia de suprimentos nas organizações e a utilização dos portos, mostrando os aspectos que dão origem e fim ao ciclo produtivo no país.

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Neste campo, faça o relato de suas observações após a análise dos elementos elencados na Fundamentação Teórica descrita anteriormente neste documento. Utilize a teoria abordada na Introdução e Fundamentação Teórica para justificar os seus achados e descreva de que maneira os dados encontrados contribuem para ampliar o conhecimento obtido nos materiais consultados.

[pic 14]

resultados

A

responsabilidade do profissional e diagnosticar o que é preciso fazer daqui por diante. É nosso dever

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (474.6 Kb)   docx (27.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com