TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANÁLISE DA ARMAZENAGEM, DA MOVIMENTAÇÃO, E DOS TRANSPORTES DE PRODUTOS E SERVIÇOS LOGÍSTICOS

Por:   •  9/11/2020  •  Artigo  •  2.283 Palavras (10 Páginas)  •  2.343 Visualizações

Página 1 de 10

ANÁLISE DA ARMAZENAGEM, DA MOVIMENTAÇÃO, E DOS TRANSPORTES DE PRODUTOS E SERVIÇOS LOGÍSTICOS

Adonias Santos Costa¹

        

RESUMO

É sabido que o fluxo logístico é composto por vários processos, dentre os quais estão a armazenagem, movimentação e transporte de produtos e serviços. O cenário atual de competitividade no mercado exige das empresas uma atenção maior voltada aos processos logísticos, principalmente os de maior importância e que estão ligados diretamente ao produto que é entregue ao cliente. Uma armazenagem eficaz auxilia na movimentação do produto, que por sua vez contribui para a eficácia do transporte. E são vários os resultados alcançados do sucesso nas respectivas etapas, dentre os quais destacam-se a redução dos custos logísticos e a satisfação do cliente. Desse modo, o presente trabalho tem o escopo de analisar os referidos processos que integram o fluxo da logística, a fim de verificar a contribuição e importância de cada um. Para o alcance dos objetivos prepostos, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o tema, a fim de orientar e direcionar o estudo. Logo após o levantamento, tornou-se possível verificar que são áreas diretamente relacionadas, que auxiliam umas às outras, contribuindo efetivamente para redução de custos logísticos e satisfação do cliente final.  

Palavras-chave: Armazenagem. Movimentação. Transporte. Logística. Empresas.

1. INTRODUÇÃO

Nos dias atuais, as organizações empresariais visam diferentes formas de se colocar perante o mercado de modo competitivo, mas também pensando no ingresso que seja menos custoso aos seus cofres. Pensando nessa economia, faz-se necessário um planejamento eficaz em todas as etapas da organização. Para isso, a armazenagem, a movimentação e o transporte de produtos e serviços logísticos, quando bem realizados, podem contribuir de forma significativa.

A movimentação e a armazenagem são etapas fundamentais do processo logístico, ou seja, são facilitadores da preparação, colocação e posicionamento dos produtos ou serviços. De acordo com o que pensa Fontes (2013), uma armazenagem realizada de forma eficaz precisa garantir que, enquanto o material estiver estocado, ou seja, armazenado em algum local propício para tal, a gestão responsável tem o dever de garantir sua integridade física. Dessa forma, o armazenamento realizado de forma incorreta pode comprometer a vida útil do produto. Dentre os fatores que tornam um armazenamento inadequado, destacam-se a guarda do material sem o devido cuidado; superlotação e manuseio inapropriado das ferramentas específicas para a atividade.

Nesse contexto, pensando em um armazenamento adequado, tem-se a movimentação dos materiais estocados, que é dada pela utilização de aparelhos e ferramentas propícias. A movimentação dos materiais é de suma importância, pois, é através dela que o produto atinge o seu destino para real utilização. Quando realizada de maneira eficiente, economizam tempo, o que no ramo empresarial significa a redução de custos e maior eficiência no resultado. O transporte, diretamente ligado a movimentação, é outro fator importante que pode ser o diferencial de uma empresa inserida no cenário de alta competitividade.

Assim, o presente trabalho apresenta como objetivo analisar o processo logístico com enfoque na armazenagem, movimentação e transporte dos materiais que lhe fazem parte, a fim de compreender sua interferência direta nos custos logísticos e no sucesso do resultado final almejado pela empresa no que concerne à satisfação do cliente. De início, a fundamentação teórica apresenta os três processos, de forma isolada, para depois analisá-los de forma conjunta e integrada, para melhor compreensão do fluxo logístico. Após o embasamento teórico, são trazidos os materiais e métodos utilizados na realização do presente estudo, bem como as discussões e resultados decorrente do mesmo. Por fim, as considerações finais acerca da temática abordada, verificando o êxito no alcance dos objetivos estabelecidos no início do trabalho.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A concepção de armazenamento e movimentação surge nos primórdios da sociedade, a partir da necessidade de conservação de alimentos ao longo do ano. De acordo com o ensinado por Reinaldo Moura (1997), em um período próximo aos 1.800 a.c., o Rei do Egito começou a estocar parte da colheita de cada ano em armazéns construídos pelos servos em cada cidade integrante do país. Através dessa medida de prevenção, o Egito conseguiu se manter em boas condições nos períodos de escassez de alimentos. Conforme lecionado pelo referido autor, a o entendimento de armazenagem similar ao que temos atualmente aparece somente em 1970, com as grandes empresas americanas se preocupando com o controle de material.  

Essa necessidade de armazenagem, nas empresas americanas, surge dos primeiros entendimentos da importância da logística e de sua característica de integração de vários processos. Consoante demonstrado por Pozo (2010), dentro do processo de logística, a armazenagem é compreendida como uma das atividades de apoio que presta suporte ao desenvolvimento das atividades primárias, como forma de conquistar o cliente com total atendimento da demanda. Nas palavras de Gasnier e Banzato (2001)

A armazenagem é tida como uma importante função para atender com efetividade a gestão da cadeia de suprimento. Sua importância reside no fato de ser um sistema de abastecimento em relação ao fluxo logístico, que serve de base para sua uniformidade e continuidade, assegurando um adequado nível de serviço e agregando valor ao produto.

Entretanto, o manuseio dos materiais que integram a logística, logicamente, não se limitam ao armazenamento. Faz-se necessário que haja a movimentação e transporte desses materiais para devida utilização. De acordo com o que dispõe Moura (1997), a armazenagem possui como objetivos prover o estoque de materiais na quantidade correta, para o lugar correto, no tempo predeterminado e pelo mínimo de custo possível. Infere-se, portanto, que a armazenagem e o manuseio dos materiais são partes essenciais integrantes do conjunto de atividades logísticas. Conforme dados trazidos por Pozo (2010), quando bem realizados, podem absorver de 10% (dez por cento) a 40% (quarenta por cento) dos custos logísticos. Assim, importante e necessária a compreensão dos processos de armazenagem e movimentação como forma de evitar custos desnecessários para a empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (135 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com