TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Da Armazenagem, Da Movimentação, E Dos Transportes De Produtos E Serviços Logísticos

Por:   •  14/6/2023  •  Seminário  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 2

  Análise da armazenagem, da movimentação, e dos transportes de produtos e serviços logísticos .

Kevin Mazzo Portela

Luciano Delphino

1. INTRODUÇÃO

A logística é uma das áreas mais importantes para garantir a competitividade das empresas. Ela envolve a gestão dos fluxos de materiais, produtos e informações, desde a origem até o destino final. Nesse contexto, a análise da armazenagem, da movimentação e dos transportes de produtos e serviços logísticos é fundamental para a eficiência das operações.

2.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Segundo Bowersox e Closs (2011), a armazenagem é uma das principais funções da logística e é responsável por garantir a disponibilidade de produtos aos clientes. Ela envolve a gestão dos estoques, a escolha dos locais de armazenagem e a definição dos sistemas de armazenagem mais adequados para cada tipo de produto. Ainda de acordo com os autores, a análise da armazenagem deve levar em consideração fatores como a capacidade de armazenamento, a localização dos depósitos, o tipo de produto e o sistema de gestão de estoques.

Já a movimentação de produtos é responsável por garantir que os produtos sejam transportados de forma segura e eficiente dentro da empresa, até a sua saída para o transporte externo. De acordo com Ballou (2017), a movimentação pode ser realizada de diversas formas, como por exemplo, através de equipamentos de movimentação como empilhadeiras, carrinhos e esteiras. Além disso, a movimentação também envolve a gestão dos espaços físicos, garantindo que o fluxo de produtos seja realizado de forma eficiente.

Por fim, a análise dos transportes de produtos e serviços logísticos é essencial para garantir que os produtos cheguem ao destino final no prazo e condições adequados. Segundo Pires (2014), a escolha do modal de transporte mais adequado deve considerar diversos fatores, como a distância a ser percorrida, o tipo de produto, o custo do frete e o prazo de entrega. Além disso, a análise dos transportes também deve levar em consideração a gestão dos processos de transporte, como a programação de cargas, o rastreamento de veículos e a gestão de transportadoras.

Dessa forma, a análise da armazenagem, da movimentação e dos transportes de produtos e serviços logísticos é essencial para garantir a eficiência das operações logísticas. Ela deve levar em consideração fatores como a capacidade de armazenamento, a gestão dos espaços físicos, a escolha dos modais de transporte e a gestão dos processos logísticos como um todo.

3.REFERÊNCIAS

BOWERSOX, D.J.; CLOSS, D.J. Logística Empresarial: O Processo de Integração da Cadeia de Suprimento. São Paulo: Atlas, 2011.

BALLOU, R.H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos/Logística Empresarial. Porto Alegre: Bookman, 2017.

PIRES, S.R.I. Gestão da Cadeia de Suprimentos: Conceitos, Estratégias, Práticas e Casos. São Paulo: Atlas, 2014.

Aluno:Kevin Mazzo Portela

Tutor: Luciano Delphino

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI – Logística (LOD ) – Paper Análise de transportes. 13 /06/2023

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (70.9 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com